Desempenho amortizado e gráficos de média corrida

Livro de Sedgewick e Wayne: sec.1.2, p.94.  Website do livro: resumo sec.1.2.

Resumo:

Pré-requisitos:

Gráficos de média corrida

Exercícios 1

  1. Escreva um programa que receba uma sequência de inteiros pela entrada padrão e faça um gráfico da média corrente dos números. Use uma fila e uma variante de Visual​Accumulator com janela de tamanho diferente de 1000 por 500 pixels. (É claro que antes de desenhar o gráfico você deve examinar os números todos para calcular a escala do eixo x e a escala do eixo y.)  Use os arquivos randBints10K.txt, randGauss5K.txt, randExp5K.txt, randPoisson5K.txt, randGeom5K.txt, randLogA5K.txt, randLogB5K.txt, randLogC5K.txt. (Todos foram gerados com auxílio da classe StdRandom do livro.)

Desempenho amortizado

Exercícios 2

  1. Considere a implementação StackRA de uma pilha em um vetor com redimensionamento. Faça um gráfico do custo amortizado da operação push().  (Sugestão: acrescente à classe StackRA uma variável de instância para contar o número de acessos ao vetor; acrescente um método para consultar essa variável; escreva um programa cliente que faça uma sequência de pushes na pilha assim aparelhada).
  2. Considere a implementação StackRA de uma pilha em um vetor com redimensionamento. Verifique, com lápis e papel, que o custo total de N pushes não passa de 5N.  Portanto, o custo amortizado de um push não passa de 5.