TDC São Paulo 2022 - Interação entre times de plataforma e desenvolvedores: como deve ser?

🇬🇧 🇧🇷

Nesta semana tive a honra e prazer de dar uma palestra sobre times de plataforma na trilha de DevOps do The Developer Conference (TDC) São Paulo 2022, o maior evento sobre desenvolvimento de software do Brasil. Muito agradecido pelo acolhimento da Fabricia Dora e de toda a coordenação, assim como pelo suporte de toda a equipe. Foi fantástico! Em especial, conseguimos realizar uma sessão altamente interativa, em que o público compartilhou suas experiências com times de plataforma.


Painel de fotos do TDC com Leonardo palestrando, Leonardo ao lado de outros participantes e público assistindo a palestra.


Painel de fotos do TDC com Leonardo ao lado de outros participantes.


Sinopse da palestra:

Times de plataforma têm sido um caminho para lidar com os dilemas da divisão do trabalho entre os grupos de infraestrutura e de desenvolvimento, resultando na aceleração da entrega contínua. Nesse paradigma, desenvolvedores usam a plataforma de forma autônoma para implantar e operar seus serviços. Assim, eles não precisam interagir com a equipe da plataforma diariamente. Porém, ainda assim, não adianta ter a plataforma sem que haja certos padrões de colaboração entre o time de plataforma e os desenvolvedores. São esses padrões de colaboração, apresentados nesta palestra baseada em minha pesquisa de doutorado na USP, que tornam o paradigma de times de plataforma saudável e sustentável.


Slides aqui


Logo do TDC

Vídeo