Nossa teoria sobre estruturas organizacionais de equipes de software acaba de ser publicada!

🇬🇧 🇧🇷

Temos o prazer de anunciar que nosso artigo The Organization of Software Teams in the Quest for Continuous Delivery: A Grounded Theory Approach foi publicado na Information and Software Technology, uma revista muito conceituada em nosso campo de pesquisa (Qualis A1).

Screenshot do site ScienceDirect com a publicação oficial

Figura 1 - Nosso artigo publicado pela Elsevier.

Muitas organizações desejam adotar DevOps. No entanto, geralmente, o significado de DevOps é confuso: seria sobre como tornar os desenvolvedores e o pessoal de infraestrutura mais próximos? Seria sobre equipes multifuncionais? Seria sobre a criação de uma equipe DevOps? Bem, nós atacamos essa problemática observando a prática atual da indústria.

Este estudo investiga como diferentes organizações produtoras de software estruturam suas equipes de desenvolvimento e infraestrutura, ou mais precisamente: como é a divisão do trabalho entre esses grupos e como eles interagem. Depois de analisar cuidadosamente os dados coletados em 44 entrevistas com profissionais de software, identificamos quatro estruturas organizacionais comuns: departamentos em silos, DevOps clássico, equipes multifuncionais e times de plataforma.

Diagrama apresentando as quatro estruturas organizacionais; diagrama com caixas e setas.

Figura 2 - Visão de alto nível de nossa taxonomia: estruturas organizacionais descobertas e suas propriedades complementares

A seguir, fornecemos resumidamente para cada estrutura descoberta: (i) a diferenciação entre os grupos de desenvolvimento e infraestrutura em relação às atividades operacionais (implantação, configuração da infraestrutura e operação do serviço em tempo de execução); e (ii) como esses grupos interagem (integração).

Para melhor entender essas estruturas, você também pode conferir o resumo da nossa taxonomia ou ler o artigo completo.


Download do artigo completo (em inglês)


A principal contribuição deste estudo é uma teoria na forma de uma taxonomia que organiza as estruturas encontradas com suas propriedades. Essa teoria pode apoiar pesquisadores e profissionais a pensar sobre como estruturar melhor os profissionais de desenvolvimento e infraestrutura em organizações produtoras de software. A teoria também contribui para melhorar nossa compreensão sobre o fenômeno contemporâneo da produção de software.

* O artigo acaba de ser aceito (junho de 2021), mas a submissão inicial foi há quase um ano (agosto de 2020). Durante esse longo tempo, temos trabalhado para evoluir nossa taxonomia com base em seu uso com profissionais. Esta é a razão pela qual temos duas versões para nomear cada uma de nossas estruturas. Esperamos apresentar a nova versão da taxonomia em uma publicação futura, considerando também o porquê de diferentes organizações adotarem estruturas diferentes.