Desempenho de Entrega

🇬🇧 🇧🇷

O desempenho de entrega é definido por Forsgren et al. [1] como uma combinação de três métricas:

Essa definição procura evitar os problemas das métricas anteriormente usadas para medir desempenho de equipes de software, como linhas de código ou velocidade. Essas métricas anteriores geralmente sofrem de duas desvantagens: foco na produção (outputs) em vez de foco nos resultados (outcomes) e foco nos resultados locais e não nos globais. Por outro lado, Forsgren et al. definem desempenho de entrega de forma a focar nos resultados globais, garantindo que as equipes não sejam jogadas uma contra as outras.

(Para uma melhor distinção entre outputs e outcomes ver esse artigo aqui.)

Com base em uma pesquisa com 27.000 respostas em 2017, Forsgren et al. aplicaram uma análise de cluster nessas métricas e descobriram três grupos: alto, médio e baixo desempenho.

Alto desempenho:

Médio desempenho:

Baixo desempenho:

A pesquisa de Forsgren et al. também descobriu que o nível de desempenho de entrega se correlaciona com o alcance das metas de alto nível das organizações, tanto para fins comerciais quanto para não comerciais.

Em nossa pesquisa, no ccsl / devops, não estamos interessados ​​na distinção médio vs baixo desempenho. Estamos interessados ​​apenas em distinguir as organizações de alto desempenho das que não tem alto desempenho. Mas os clusters acima são problemáticos para o nosso propósito, pois há uma lacuna entre os clusters de alto e médio desempenho.

Contornamos esse problema considerando uma organização como de alto desempenho se i) estiver dentro dos limites do cluster de alto desempenho acima definido ou ii) viola no máximo um limiar de alto desempenho em apenas um ponto no escala adotada para a métrica.

Aqui segue a escala para cada métrica.

Frequência de implantação:

Tempo do commit até a produção:

Tempo médio para recuperação:


[1] Nicole Forsgren, Jez Humble, and Gene Kim. 2018. Measuring Performance. In Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations. IT Revolution Press.