| Temos uma outra versão de manual "on line" do iGeom: 
          clique aqui. 
 Se estiver interessado em ensinar matemática incentivando os alunos 
    a pensar, em aulas em laboratório de micros, no LEM 
    nós oferecemos cursos para professores de matemática com este 
    objetivo.
  Geometria 
    Dinâmica (GD)Podemos dizer que a Geometria Dinâmica (GD) é a Geometria da 
    "régua e compasso" implementada no Computador. Na GD o usuário efetua 
    uma construção (por exemplo a mediatriz de 
    dois pontos - lugar geométrico dos pontos que equidistam de ambos) 
    e depois pode mover os objetos iniciais (os dois pontos) e o programa 
    redesenha "continuamente" sua construção (a todo momento a reta resposta 
    é a mediatriz dos pontos dados).
  Como usarO programa dispõe de uma barra superior de botões (primária) e uma 
      barra abaixo desta (secundária), correspondente às (sub)opções da primária ativada
      (p.e., retas são subdivididas, na secundária, em 
      "reta", "semi-reta", "segmento", "reta perpendicular"...).
 Na parte inferior existe uma caixa de diálogos, que indica a situação 
      do programa: se o usuário passar o "mouse" sobre o ícone primário 
      de ponto aparecerá embaixo "Marcar Ponto". Esta caixa também é utilizada para "dicas", como no exemplo
      a seguir.
 A partir da versão 2.9.0, de 13/02/2004, o iGeom, permite 
        construir exercícios com avaliação automática.
      Para um resumo de como utilizar este recurso, veja esta página.
 
      
      Exemplo:
      O usuário "clicou" em circunferências na barra primária, abrindo o secundário com a primeira opção 
      ativada, neste instante a mensagem na caixa será 
      "Criar circunferência definida por centro e ponto no perímetro". Ao mover o "mouse" para a área de desenho
      aparecerá uma outra mensagem, "Selecione/crie o ponto central da circunferência", indicando que agora deverá 
      ser criado o ponto central da circunferência (ou selecionado algum já existente). Após criar o centro da 
      circunferência, aparecerá a nova mensagem "Selecione/crie o ponto que define o raio da circunferência", 
      funcionando de modo análogo à criação do centro da circunferência. Terminada esta construção, a mensagem
      retorna ao seu "estado inicial".
      
         Atualmente o programa tem opções do tipo "seleção e depois ação" e 
      também "ação e depois seleção". Por exemplo, para criar um ponto, 
      clique no primeiro ícone primário (ação) e depois clique na área de 
      desenho onde deseja colocar o ponto (seleção).
 
      A tabela a seguir resume as opções dos botões para a versão "applet" (roda em navegadores).
      A versão "aplicativo" (que precisa de um interpretador Java) possui várias outras opções, principalmente
      de arquivos (gravar e abrir) e também opções adicionais de incorporar "scripts" do usuário à barra de botões
      (menu "Botões script") e um para "rodá-los" (este último  dentro do menu
      secundário do "script"). 
        |  | 
            |  | criar ponto, se "clicar" na área de desenho (vide imagem acima) criará 
                um ponto solto, se "clicar" sobre um objeto geométrico o ponto ficará 
                "preso" a este |  | criar 
                criar ponto médio, se "clicar" sobre um ponto e depois sobre outro, será
                criado um novo ponto, com iguais distâncias dos dois iniciais |  |  | 
            |  | criar circunferência a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes) |  | criar 
                criar circunferência definida por centro e raio, raio
                representado por segmento |  |  | 
            |  | criar reta a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes) |  | criar 
              semi-reta a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes), 
              o primeiro ponto será a origem |  | criar segmento a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes) |  | criar paralela à reta dada passando por ponto também 
              dado, primeiro clique na reta e depois no ponto (se não existir 
              o ponto, será criado um na posição) |  | criar perpendicular à reta dada passando por ponto 
              dado, primeiro clique na reta original e depois no ponto (se 
              não existir será criado um no local) |  | criar eixos cartesianos, com unidade (ao move a unidade
              todas as distâncias expressas na tela são recalculadas, mantendo a proporção
              original com a unidade); clique no botão para aparecerem ou
              desaparecerem os eixos ao "remover" os eixos todas os contruções que os tiveram como
              origem serão perdidas
 |  | criar reta ortogonal a um dos eixos cartesianos, a
              partir de uma distância (qualquer medida dinâmica) |  |  | criar ponto em interseção, clique no primeiro objeto e depois 
          no segundo (também funciona na forma: marque os dois objetos que deseja interceptar
          e depois "clique" neste botão) |  | 
        |  | esconder 
          objetos marcados, marque todos os objetos que deseja esconder 
          depois clique no ícone esconder |  | mostrar 
          todos os objetos escondidos |  | objetos com rótulo: se o botão rótulo ativado (selecionado), 
             novos objetos aparecerão com rótulos (em caso contrário ficam sem rótulo) troca de rótulos: para trocar rótulo de um objeto já criado, marque o rótulo (com
  ) e depois
             clique no botão rótulo (se tiver mais que um objeto selecionado, o
             primeiro rótulo da lista será considerado, desmarcando os anteriores) |  | cria lugar geométrico ("locus") definido por algum ponto (selecione primeiro ponto sobre objeto
	  que definirá trajetória do "ponto alvo", depois selecione o "ponto alvo", que desenhará o "locus") |  | rastrear 
          um ponto clique no ícone "rastrear" e depois no ponto 
          que deseja rastrear, serve para observar o lugar geométrico 
          em estudo |  | remover 
          todos os tracejados da área de desenho |  | remover 
          algum objeto e seus dependentes, clique no ícone "deletar" 
          e depois no objeto que deseja remover, mas cuidado pois todos 
          os que dependerem deste também serão removidos |  | desfaz a última remoção de objeto (ou recupera todos os objetos
          após um "limpa tudo") |  | remove todos objetos ("limpa tudo")  da área de desenho, cuidado, esta opção
          remove (apaga) todos os objetos (e por enquanto não dispomos 
          de um comando tipo "desfaz") |  |  | marcar/desmarcar 
          objetos, o primeiro clique sobre um objeto marca-o e o segundo desmarca-o
          (se quiser  marcar objetos numa região retangular, "arraste" o mouse definindo um retângulo que
           os "contenha" - isso funciona com qualquer botão ativado) |  | 
          mover objetos: clique em algum ponto móvel (aqueles que originalmente "nascem" na cor verde), 
	     solte o botão do "mouse" e mova-o pela área de desenho, então dê novo clique (para parar de mover o ponto)
          arrastar toda a área de desenho: pressione o botão direito do "mouse", mantendo este botão pressionado, 
	     mova o "mouse", isso vai arrastar toda a área de desenho
               (opção disponível a partir da versão 3.6.0)
           |  | 
            |  | abrir calculadora para efetuar cálculos com medidas
              (arcos, distâncias ou outros cálculos) |  | medir distância entre pontos, com a seta, marque (com  ) os pontos 
              e depois clique no ícone medir distância |  | medir arco (comprimento de arco) determinado por dois pontos numa mesma 
	         circunferência (marque os dois pontos com "marcador"  ) medir ângulo determinado por três pontos, sendo
                 o segundo o centro do mesmo (marque com o "marcador" os 3 pontos)
 |  |  | 
            |  | transladar objetos geométricos (marque primeiro os
              pontos, A e B, que definem a direção de translação e a seguir
	      todos os objetos a serem transladados) |  | refletir objetos geométricos (marque primeiro a reta
              "espelho" e a seguir todos os objetos a serem refletidos) |  | rotacionar objetos geométricos (marque primeiro o arco
              ou ângulo de rotação, depois o centro da rotação e por último todos os objetos a serem rotacionados) |  |  | 
        |  | iniciar/enviar 
          anotação do "script", no primeiro clique inicia-se gravação (abre-se a janela do gravador)
          de todos os passos de construção, no segundo grava (só versão 
          aplicativo) ou envia "script" (applet) para servidor |  | anotar 
          recorrência, durante a gravação de um "script", primeiro 
          marque os objetos de entrada de seu "script" depois clique 
          em recorrência |  | anotar 
          resposta de um exercício, primeiro marque os objetos que deseja resaltar e depos "clique"
          neste botão |  | comentário em "script": anotar passo, em "script", primeiro na janela de comentários 
             do "script" (parte de baixo), digite seu comentário sobre o "script", depois clique no "passo" -
             pronto, durante a aplicação do "script" aparecerá uma caixa de texto com seu comentário 
             (explicativo) executar passo a passo: sem que a janela do gravador esteja aberta, "clique" neste botão
             para que os próximos "scripts" seja interpretados passo a passo (após cada comando geométrico,
             abrirá uma janela para o usuário permitir continuar)
 |  | cancelar 
          anotação do "script", cancela a gravação/envio do "script" |  |   ExemplosVeja alguns exemplos de construções prontas no iGeom:
   | Ponto médio | E é o ponto médio entre A e B mova o ponto A ou B e observe o ponto E (sugestão: marque os ponto A 
      e E e clique em "medir distância", faça o mesmo para B e E - ícone
  ) | Mediatriz | r é a mediatriz dos pontos A e B mova o ponto A ou B e observe a reta r (sugestão: crie qualquer ponto 
      P em r, marque os ponto A e P e clique em "medir distância", faça o 
      mesmo para B e P - ícone
  ) | FracCirc | a partir de uma circunferênica constrói-se seus polos, centrando em 
      cada um uma nova circunferência de raio metade da original | FracAntena | a partir de A e B constrói-se segmento AB e segmentos perpendiculares 
      por A e por B de medida metade de AB | hipérbole e elipse | uma construção geométrica de hipérbole e elipse a partir dos focos |