|   | Programas para uso no Ensino de Matemática
 Nestas 
        páginas disponibilizamos alguns dos sistemas que desenvolvemos (no
        LInE),
        voltados especificamente ao ensino-aprendizagem de Matemática.
        
        Vale destacar que sistemas desenvolvidos pelo
        LInE
        estão na forma de software livre.
        Se você tem interesse em desenvolvimento de software, os códigos de nossos sistemas podem, por exemplo,
        serem encontrados a partir de nosso 
        servidor Git.
 Software livre, dados privados, mantenha os dados de seus alunos no servidor de sua escola!,
 
        Considerando o aspecto didático de seu uso, sugerimos que eles sejam usados como bancada de teste
        para catalizar processos de descoberta a partir da experimentação, desse modo podendo proporcionar
        um aprendizado mais eficaz 
      Destacamos abaixo alguns de nossos sistemas para ensino-aprendizagem:
      
       Se estiver interssado no ensino/aprendizagem de algoritmos/programação, experimente o
        iVProg, que implementa um modelo de
	Programação Visual,
        mas também permite programação usual, de modo Textual.
	Desse modo pode ser usado em atividade sobre pensamento computacional ou servir como ponte para o aprendizado de linguagens de programação tradicional
	(como C, Java ou Python).
        No apontador
        iGeom 
        disponibilizamos um de nossos programas, especifico para Geometria Interativa.
        Já o
        iGraf é dirigido ao
	ensino-aprendizagem de tópicos relativos a funções, incluindo aí ferramentas para
        cálculo diferencial e integral.O
        iHanói 
        é um sistema para que o "aprendiz" tente 
        descobrir a regra de movimentação que resolve o Problema das Torres de Hanói,
	podendo ser utilizado em diferentes séries.
        Para explorar conceitos de algoritmos e programação, por favor, examine uma das versões do sistema
        iVProg: o iVProg2 (versão em Java) ou
        iVProgH5 (versão em HTML5).
	Ambos os sistemas tem avaliadores automáticos e seu código fonte estão disponíveis (apontadores nas respectivas páginas).
        Para explorar jogos de geometria do tipo Tangram integrados a navegadores, pode-se utilizar o sistema
        iTangram. Assim como os demais, o iTangram tem
        um avaliador automático e seu código fonte também está disponível (encontrado a partir
	de seu sítio).
         Vale destacar que todos os sistemas acima dispõe um mecanismo de construção de exercício que
        poderá posteriormente ser automaticamente avaliado pelos mesmo.
        Mais ainda, temos um pacote que estende o Moodle, permitindo integrar
        cada um dos sistemas acima (no caso denominados iMA - Módulo de Aprendizagem interativa).
        Este integrador é o iTarefa (ou iAssign em Inglês).
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