Critical Point


ANO 17 – DEZEMBRO 98
I n f o r m á t i c a
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Critical Point

Software da USP otimiza gestão de Carteiras e torna-seuma ferramenta chave para o mercado de capitais.



O mercado financeiro brasileiro caminha para o novo milênio tendo ao seu dispor as mais modernas tecnologias utilizadas nos principais centros financeiros do mundo. Uma delas é o software Critical Point, uma ferramenta fundamental para auxiliar o administrador na análise de carteiras de investimento e otimizando a distribuição das aplicações, podendo também atuar como uma espécie de sistema de controle de riscos. “A aplicação em bolsas tem que ser administrada com racionalidade, a partir de urna fronteira eficiente de ativos, em que a primeira medida é administrar os riscos”, destaca o professor Julio Stern, Doutor em Programação Matemática pela Universidade de Cornell (EUA), o “pai” do Critical Point, lançado em 1993. Ele partiu do binómio risco-retorno para desenvolver essa ferramenta de análise quantitativa, baseada nas teorias de dois prémios Nobel de Economia, William Sharpe e Harry Markowits, este último autor do conceito de Fronteira Eficiente de Riscos de Ativos. A apresentação prática deste software foi feita por Stern no seminário Otimização de Carteiras de Valores, realizado na ABAMEC-Rio no dia 9 de dezembro, com o apoio da Quántica Administração de Investimentos.


O programa, que levou três anos de maturação, analisa simultaneamente centenas de ativos, em três etapas. Primeiro, avalia estatisticamente o retomo esperado e o risco de cada ativo. Na segunda, o usuúrio define o universo de ativos nos quais deseja investir e as restrições a serem obedecidas, e calcula os portfolios útimos (com base nas características estatísticas dos investimentos, avaliadas na primeira etapa) e nas condições a serem impostas no portfolio final (de acordo com as informações levantadas na etapa dois).


Segundo Julio Stern, o mercado financeiro brasileiro, até o início da década de 90, era extremamente fechado e até mesmo avesso à utilização de técnicas quantitativas. “Com a abertura ocorrida nos últimos anos, o mercado se confrontou com instituições que já utilizavam essas técnicas. E agora todos têm que se aparelhar”. Ele afirma que há um desnível muito grande no mercado doméstico, onde há instituições extremamente defasadas tentando competir com outras que estão equipadas tecnologicamente com ferramentas similares. As utilizadas nos principais centros financeiros do mundo. O Critical Point é um dos softwares de ponta que podem ajudar a diminuir essa disparidade.


“É um instrumental que dê suporte à decisão. Não elimina o papel do administrador, do analista. Na realidade, o Critical Point é uma ferramenta que cria a demanda e otimiza e potencializa o trabalho da análise de mercado”, ressalta Julio Stern. Ele é endossado por Wagner Soares de Andrade, da Quántica Administrão de Investimentos, voltada exclusivamente à administração de recursos de terceiros. “O uso deste software cria demanda não só em volume como também em evolução técnica, obrigando os gestores de carteiras a se reciclarem constantemente. Portanto, é uma ferramenta que potencializa o trabalho do analista, dos administradores, que têm de estar no mesmo timing e nível de conhecimento e de aplicação. E nos baliza, a curto prazo, dentro de parâmetros de administração de carteiras, dando-nos os instrumentos necessários para atingirmos metas determinadas de risco-retorno”.

Segundo ele, em termos estratágicos, a utilização desse sistema na análise quantitativa de suas carteiras fez a Quántica aperfeiçoar seu relacionamento com os clientes graças ao cumprimento daquelas metas.
Segundo Julio Stern, a última versão do programa – que completou cinco anos – traz duas grandes novidades. “A primeira à o fato de ter incorporado a capacidade de otimizar carteiras mistas de ativos fundamentais e de derivativos. A segunda é a possibilidade de uso dessa analise de risco-retorno fora do mercado de capitais: na área de fusões e aquisições e em operações industriais”. Ou seja: a análise quantitativa faz-se cada vez mais necessária nos diversos segmentos da economia.


O programa Critical Point foi desenvolvido no Núcleo de Otimização e Processos Estocásticos Aplicados a Economia e Finançaas (NOPEF-USP), em cooperaçãoo com o Instituto de Matemática e Estatástica e a Faculdade de Economia e Administração da USP. A pesquisa básica, coordenada por Julio Stern, recebeu financiamento da Bolsa Mercantil e Futuros (BM&F), que desde 1991 mantêm um convênio com a USP com o objetivo de desenvolver e produzir tecnologias específicas. A BM&F entrou com recursos da ordem de US$ 100 mil, pedindo como contrapartida a produção de uma versão reduzida do programa para ser utilizada por estudantes da área. Foi sucesso de público e de mercado.

Requirements: Win95/NT, 8M RAM, 3M free hard disk space.

Click here to download the manual

Installation instructions

  1. Create a directory in your hard disk, e.g. c:\download;
  2. Download scripo1.zip and scripo2.zip to your new directory;
  3. Use pkunzip.exe or Winzip.exe to unpack the files scripo1.zip and scripo2.zip;
  4. Run SETUP;
  5. When prompted, click the bottom ; this will install the software and its components;
  6. After installation, delete the directory c:\download and its files.