Critical Point Analisa Otimização de Portfólios

No mercado de capitais ainda há economistas analisando modelos de otimização de portfólios na mão ou com o auxílio de tabelas e uma calculadora financeira. Para tornar mais fáceis todos os cálculos e até a visualização gráfica do resultado esperado, diversas corretoras já escolheram sua ferramenta.

O Critical Point, programa desenvolvido pelo NOPEF-USP (Núcleo de Otimização e Processos Estocásticos Aplicados à Economia e Finanças) em cooperação com o Instituto de Matemática e Estatística e a Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, com apoio da BM&F (Bolsa de Mercadoria e Futuros), visa resolver problemas de otimização baseado no modelo de Markowitz.

O modelo de Markowitz, usado pelo Critical Point, é um modelo para formação de portfólios, compostos por ativos, cada um com taxas de retorno específicas. O portfólio é composto pela quantidade investida em cada um de seus ativos e cada taxa de retorno pode ser considerada como uma variável aleatória.

Para definir um portfólio, são necessários o vetor das taxas de retorno esperadas (para os ativos) e a matriz de covariância dessas taxas que, supostamente, deve ser positiva definida. Com esses dados, Markowitz usa uma função utilidade baseada na média e variância das taxas de retorno para definir um portfólio ótimo, que maximize a função utilidade, aplicando ao portfólio algumas restrições lineares e uma taxa de aversão ao risco do investidor.

As aplicações do programa vão desde análise de carteiras de investimentos até solucionar o problema de onde e como distribuir aplicações. Em bancos pode ser usado também para administração de fundos próprios e portfólios de clientes.

Utilizado geralmente por equipes especializadas, que administram fundos das corretoras e carteiras de grandes clientes, o Critical Point conta hoje com duas versões. A básica, chamada Estudantil, é feita exclusivamente para estudantes universitários e visa automatizar cálculos complicados para estudantes de economia e facilitar a compreensão da essência dos portfólios de investimentos. Segundo o distribuidor, esta versão pode ser obtida por FTP anônimo. A versão Professional tem maior limite de ativos por portfólio e é direcionada a economistas e administradores.

Critical Point é dividido em três módulos: filtro, modelador e otimizador. O filtro avalia, para cada ativo, através de estatísticas pré-configuradas, seu risco e o retorno esperado. O modelador possibilita a definição do universo de ativos, os setores da economia nos quais se deseja investir e permite impor restrições a serem obedecidas pelo portfólio. Finalmente, o otimizador encontra os portfólios de maior utilidade.

Os cálculos são baseados em estatísticas e restrições. As estatísticas são calculadas pelo filtro para os possíveis investimentos, e as restrições são impostas, pelo modelador, no portfólio final.

Para executar o programa não é necessário nenhum sistema avançado. A versão Student necessita de um 386SX, 2MB de RAM, 3MB de espaço em disco, DOS 3.3 e Windows 3.1; já a versão Professional precisa de um 486DX, 4MB de RAM, 4MB de espaço em disco, DOS 3.3 e Windows 3.1.

Considerando as noites em claro calculando o melhor investimento, realmente é melhor ter um programa que faça tudo isso por nós, não é?