MAC-339 : Informação, Comunicação e a Sociedade do Conhecimento

Tema 2: Existirá mesmo uma Revolução de Informação?

Notas de Aula: 23-28-30 / agosto / 2001
Professor: Imre Simon
 

1   Introdução

Este documento contém notas sobre as aulas de 23, 28 e 30 de agosto de 2001 ministrada pelo Professor Imre Simon. Para complementar a aula, foi pesquisado alguns novos apontadores.

2   Revolução da Informação

Uma grande questão foi colocada para discussão: existirá mesmo uma Revolução da Informação? O professor, ao colocar estão questão em pauta, teve como objetivo gerar dúvida entre os alunos para mostrar que esta pergunta não tem resposta, pelo menos por enquanto. No entanto, o que pode ser dito é que há muitas evidências para que isto ocorra. E isto é justamente o que será abordado nestas notas de aulas.

O texto "Informação: Computação e Comunicação" escrito pelo professor Imre Simon, conjuntamente com os professores Arnaldo Mandel e Jorge de Lyra, pode ser um ponto de partida para o entendimento deste revolução.

Contudo, para um melhor entendimento do tema abordado nesta aula há uma necessidade de se conhecer melhor o termo Revolução. A termo Revolução refere-se a um processo vitorioso, no qual ocorrem profundas transformações em aspectos fundamentais de alguma área. Para acrescentar à definição apresentada em aula, duas definições do termo Revolução seguem.

in social and political science, a major, sudden, and hence typically violent alteration in government and in related associations and structures. The term is used by analogy in such expressions as the Industrial Revolution, where it refers to a radical and profound change in economic relationships and technological conditions.

2 a : a sudden, radical, or complete change b : a fundamental change in political organization; especially : the overthrow or renunciation of one government or ruler and the substitution of another by the governed c : activity or movement designed to effect fundamental changes in the socioeconomic situation d : a fundamental change in the way of thinking about or visualizing something : a change of paradigm <the Copernican revolution> e : a changeover in use or preference especially in technology <the computer revolution> <the foreign car revolution>

Um pouco da história dos computadores foi apresentado para mostrar sua evolução e conseqüentemente o desenvolvimento da informação. Para complementar as aulas do professor, foram coletados algumas informações do site http://www.inforap.pt/comput.htm. Segue uma tabela criada a partir dos dados coletados e das notas de aula.

Fios, Rodas e Alavancas
(1890-1946)

O princípio do moderno processamento da informação. Advento dos computadores e da rede de computadores. Primeiro computador digital ENIAC

Válvulas
(1946-1958)

Possibilitava às máquinas efetuar cálculos milhares de vezes mais rapidamente. Primeiros computadores digitais da IBM. Haviam problemas com válvulas, que queimavam e na refrigeração e manutenção. Programação com cartões era cara e complexa.

Armazenamento Magnético
(1952-1964)

Métodos melhores para arquivar e pesquisar dados.O armazenamento eletrostático utilizado inicialmente, usando tubos de raios catódicos era rápido mas dispendioso e problemático. Os cartões perfurados eram pouco dispendiosos mas vagarosos. Primeira linguagem de alto nível, o Fortram.

Transistores
(1957 e Anos 60)

Mais pequenos, mais rápidos e de maior confiança. O invento do transistor nos laboratórios Bell em 1947 iniciaria, dez anos mais tarde, uma nova "geração" de tecnologia de computadores. Gerava menos calor, era de maior confiabilidade e diminuía os custos de produção.

Circuitos Integrados(Anos 70)

Essa tecnologia condensa muitos circuitos em pequeníssimos chips de silício.

Densidades muito altas
(Anos 80)

Maior velocidade e capacidade, melhor funcionamento e eficiência. Memórias de silício e circuitos lógicos estão a ser cada vez mais miniaturizados em todos os tipos de computadores, para microprocessadores.

Apresentaremos abaixo uma tabela com uma pequena descrição do desenvolvimento da informação.

500 anos atrás

  • linguagem escrita em uso;
  • aparecimento do alfabeto (possibilidade de perpetuação de idéias);
  • causou um grande congestionamento;

300 anos atrás (1450)

  • Gutemberg inventa a imprensa;
  • outro congestionamento;

entre 1 e 10 anos atrás

  • populariza-se a internet;
  • outros níveis de expansão;

Foi apresentado uma charge que dizia: "On the Internet, Nobody Knows You're a Dog" e cuja figura pode ser encontrada no site http://www.unc.edu/courses/jomc050/idog.html. Em uma simples análise, a charge tenta mostrar o anonimato que há na internet.

Também foi apresentado uma transparência com a edição da Revista Forbes de 10 de agosto de 1998 cujo título era "Peace, love and Software". O artigo fala sobre o fenômeno do software linux que não existiria se não fosse a internet.

Grandes exageros foram cometidos neste recente período da Revolução da Informação por nomes ilustres da informática. O professor ilustrou com uma declaração de Kenneth Olsen, Presidente da DEC, que certas previsões podem conter grandes absurdos. Abaixo algumas das frases, datas e autores para ilustrar os exageros. Para acrescentar mais algumas declarações, foram coletadas informações do site The International Society for Optical Engineering.

Em aula também foi apresentado uma transparência, cujo conteúdo segue abaixo:

Algumas crises: indícios vivíveis e seu relacionamento com a rede

3   Processos Exponenciais

Falta uma definição de Processos Exponenciais.

Características dos Processos Exponenciais referentes à computação:

Exemplos de Processos Exponenciais:


4   Recomendações de Leitura


Estas notas forma preparadas por Paulo Augusto Rosa par@bol.com.br e Michel Vale Ferreira michelf@linux.ime.usp.br .

Envie sugestões críticas para para par@bol.com.br.


Last modified: Mon Oct 29 10:00:00 EST 2001