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Re: paradigma2





 Ola Pedro,
 discordo em grande parte dos seus argumentos e motivacoes para um ensino
 baseado `a distancia ou via internet(como queira).
 O processo de aprendizado envolve muito mais do que acesso a informacao.
 Sem duvida alguma, concordo que a grande "Rede" seja, hoje, uma versatil
 forma de divulgacao de informacoes, ideia, tecnica, etc...
 Mas, o problema da eficiencia do ensino e sua acessibilidade nao tem como
 causa o esquema vigente... Isso tem uma raiz cultural.
 Veja. Um aluno precisa, e muito, do contato com os professores ate mesmo
 como fonte inspiradora. Quem nunca se pegou pensando o quanto esse ou
 aquele professor conhece de algum assunto e como seria bom um dia saber
 tanto quanto ele...

 Pesquisar e aprender exige maturidade do individuo e esse processo eh
 totalmente pessoal e instransferivel :-)
 
 Quando disse que a origem da ineficiencia do ensino superior no pais
 tem origem cultural eh com base nas inumeras opnioes coletivas do
 brasileiro. Pra exemplificar uma delas, no Brasil, uma pessoa que gosta
 de estudar e passa uma sabado a noite estudando porque esta interessado
 em determinado assunto eh considerado idiota...  
 
 O ensino via internet e via qualquer outra coisa nao vai resolver o
 problema cultural do brasileiro e de qualquer outro povo que nao sabe
 qual o verdadeiro valor da educacao.

 Acredito na Internet como grande e definitivo meio de difusao cultural
 e de tecnicas. Mas, nao como paradigma de educacao.

 abraco,

 Jorge
 
On Wed, 20 Sep 2000, Pedro wrote:

> Acredito que tenhamos no momento a capacidade de criarmos um ensino superior bem diferente do atual. Ele seria baseado na internet, e as aulas estariam escritas de forma detalhada e separadas por períodos de tempo "ideais" para se aprender. Teríamos links para os pré-requisitos básicos e contaríamos com listas de discussões para resolver dúvidas (que com o tempo melhorariam a qualidade dos sites). As provas continuariam a existir assim como trabalhos fundamentais. Elas seriam feitas de tempos em tempos (e poderiam ser corrigidos pelos alunos com notas mais altas, algumas dessas correções seriam sorteadas para se verificar a integridade dos corretores...) . Não teríamos um prazo de término de curso e nem precisaríamos de provas seletivas para entrar nas faculdades e portanto qualquer pessoa, mesmo as que trabalham, conseguiriam se formar algum dia. Para manter o contato entre os estudantes devemos estimulá-los a fazer aulas esportivas e/ou culturais em algum período do dia em lugares construídos especificamente para isso, mas seria uma escolha do aluno fazer essas aulas ou não. Dessa forma acredito que esses cursos ficariam muito mais baratos e acessíveis. Quanto aos professores do ensino superior, acredito que diminuirão em número e se dedicarão mais às pesquisas e à manuntenção desses sites. Com a criação dos centros de integração dos alunos teríamos um grande crescimento do esporte e da cultura. 
> Perguntas:
> Algum país já fez algo parecido?
> Existe algum projeto?
> Teria esse projeto uma chance real de acontecer? Seria bom? Tomará o lugar do atual sistema de ensino superior?
> 
> 
> É isso,
> Pedro Assunção de Vasconcellos
>