MAC 333 A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento

Tema 1 - Dicionário Básico desta Disciplina (versão 0.5)


Prof. Imre Simon - sala 291 A
http://www.ime.usp.br/~is

Horário das aulas: Terças (10:00h às 11:40h) e Sextas (8:00h às 9:40h)
Local: Sala 144-B (1°andar)


Esta será uma disciplina oferecida experimentalmente, pela primeira vez, bastante diferente de outras disciplinas do MAC, e será construída conjuntamente (professor e alunos).

Alguns objetivos estão bem claros e definidos, mas outros ainda estão em aberto, o que permite plena interação dos alunos.


Idéia Básica:

Fixar-se na Revolução Digital ou Revolução da Informação. Essa Revolução nasce do crescimento extraordinário da Rede Internet o que está tendo efeitos sociais cada vez mais visíveis, nos levando a Sociedade da Informação/Conhecimento.

Objetivo da disciplina: Entender a interface entre a Tecnologia (Rede Internet, incluindo o software aplicativo usado) e os efeitos do seu amplo uso na Sociedade.

Nós no MAC não temos experiência na Área Sociológica mas chegou a hora de tentarmos entender essa influência na Sociedade, para isso precisaremos fazer estudos fortemente interdisciplinares sobre essa interface.

Assim, é preciso entender os aspectos sociológicos que serão estudados por metodologias diferentes das nossas.

Em princípio, estudos interdisciplinares podem ser de duas formas:

 Intersecção das duas ==> envolve um espaço muito pequeno.
 União das duas ==> envolve um espaço muito amplo, no nosso caso cada vez mais aspectos do nosso dia a dia estão envolvidos, e isto nos leva a uma amplitude disciplinar muito grande.

Esse estudo não é uma Ciência Exata, está entre a Ciência Exata e a Ciência Humana e consiste de muita leitura. Por isso teremos que fazer leitura toda semana (leitura indicada ou leitura espontânea que pode ser comentada e analisada na Comunidade Virtual (ver adiante)).

Nós teremos que passar por uma outra realidade que é um ciclo de LEITURA e REFLEXÃO, e que por sua vez deve nos levar a um espaço de dúvidas muito amplo que esperamos gere as DISCUSSÕES, cujas conclusões e dúvidas terão que ser escritas. Entre outras vantagens, o fato de ESCREVER nos obriga a organizar os pensamentos.


Parte Teórica: Parte Prática:
LEITURA (existem quase 700 livros editados de 96 a 98)
DISCUSSÃO
ESCRITA
É uma metodologia diferente que precisa da participação dos alunos através de:
Dúvidas Construtivas, Sugestões, Debates
Ênfase em Interatividade (Comunicação) e Cooperação.
Compreenderá trabalhos em grupo, visando a Construção Cooperativa de Software ou de Conhecimento:
Parte Computacional - mais programação (Software)
Parte Sociológica - mais discussão e redação


A Interatividade

Cooperação e a Construção Cooperativa são duas atitudes que precisamos praticar. O apoio tecnológico que teremos para essas atividades compreende a montagem de uma Comunidade Virtual (ou C.V.) para a nossa disciplina, com a finalidade de trocarmos idéias, fora da sala de aula, sobre os temas discutidos em aula ou na C.V. O objetivo básico desta C.V. é é tentar ser um mecanismo de comunicação fora do horário de aula.
A C.V. (Hypernews) é uma nova ferramenta que nos permite aprender, discutir e conviver e devemos descobrir uma maneira inteligente de utilizá-la, pois nos possibilita a comunicação entre o professor e os alunos e os alunos entre si. Temos o acesso a tecnologia mas estamos em uma fase de aprendizagem de uso deste mecanismo. Experiências anteriores alertam para o fato de que nós temos dificulade no Brasil de se utilizar dessa ferramenta, as listas de discussão dificilmente "decolam", e quando "decolam às vezes " desvirtuam. Por isso temos que ter cuidado para não utilizá-la para pixações (flaming), que são ofensas que não contribuem em nada e quase sempre são improdutivas.
Um exemplo disso ocorreu quando essa ferramenta foi utilizada um ano atrás pelos alunos do IME e da Poli, e a lista de discussão desvirtuou-se com críticas contra o professor, tentativas para mudança do critério de avaliação, etc...

Nossa dificuldade vem também devido a falta de uso e costume; Precisamos usá-la mais e termos em mente a cooperação desinteressada. Se várias pessoas conseguem dar cada uma sua contribuição dentro de suas possibilidades o resultado será um trabalho maior do que esteja ao alcance de qualquer um individualmente. Um primeiro objetivo básico é de tentarmos vencer essas dificuldades.



Dicionário Principal da Disciplina: é constituida dos termos Revolução, Digital, Sociedade, Informação e Cooperação.

Revolução:
 Envolve uma mudança de algum paradigma importante e abrangente.
Tem que ser vitoriosa e acabar numa mudança de paradigma.

Digital:
 confrontar com Analógico
Bit, DNA, Tecnologia
Tudo está tendendo a informatização digital.
bit: representação da informação digital
DNA: Uma das maiores descobertas do século: o segredo da preservação da vida envolve uma codificação de natureza digital.
Tecnologia: possibilita o armazenamento, transformação, busca e localização e comunicação da informação representada por bits.

Sociedade:

Cooperação:

Informação:

Exemplos:
O paradigma da universidade. Tradicionalmente, há mil anos basicamente, os alunos aprendem o que é ensinado pelo professor.
Há um potencial bastante grande para que este paradigma venha a mudar no futuro. A tendência para a mudança desse paradigma é que os alunos aprendam basicamente através de cooperação mútua, sob a supervisão de um professor. Com a construção cooperativa os alunos podem analisar uma aula do professor, dando em seguida um enfoque diferente, assim criando uma "nova" aula, que poderá ser anexada à aula original. Se a experiência for bem recebida, ela será eventualmente incorporada na aula original. Este processo, iterado várias vezes e envolvendo uma comunidade numerosa pode levar a aulas extremamente robustas, informativas e efetivas. O ciclo descrito caracteriza um processo de evolução da informação. Note que desenvolvendo esta miragem, em última análise estarão envolvidos os cinco termos básicos do nosso dicionário! Quem sabe, deveremos voltar a este tema oportunamente.

Um outro exemplo é na área da aprendizagem de uma profissão. Antigamente o indivíduo aprendia uma profissão entre os 18 e 22 anos, e terminando essa fase de aprendizagem ele trabalhava e acabava se aposentando sem ter a preocupação ou necessidade de um retreinamento. Com a chegada da informática esse paradigma mudou: um número impressionante de trabalhadores tiveram que passar por retreinamentos, para incorporação da informática ou da automação às suas atividades. Prevê-se que no futuro estaremos sujeitos a uma educação continuada, durante todo o período de atividade profissional de um indivíduo, sob pena de uma desatualização muito acentuada que poderá mesmo levar ao desemprego.


Para próxima aula: Completar o dicionário básico das 5 palavras, tentando descobrir os diversos significados das palavras e a que elas estão associadas (maior dificuldade deverá ser a palavra "informação")


Gostariamos de nós organizar para deixar um registro das notas de aulas e fazermos um processo de melhora constante dessas notas de aula.
Vamos tentar sair do paradigma costumeiro " professor ensina e aluno aprende".


Estas notas foram preparadas por Regina Calvitti Navarro e Rafael Valvassoura.


MAC 333 A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento


e-mail: Imre Simon <is@ime.usp.br>
Last modified: Tue Mar 2 17:58:22 EST 1999