Prof. Imre Simon - sala 291 A
http://www.ime.usp.br/~is
Horário das aulas: Terças (10:00h às 11:40h) e Sextas
(8:00h às 9:40h)
Local: Sala 144-B (1°andar)
Esta será uma disciplina oferecida experimentalmente, pela primeira vez,
bastante diferente de outras disciplinas do MAC,
e será construída conjuntamente (professor e alunos).
Alguns objetivos estão bem claros e definidos, mas outros ainda estão em aberto,
o que permite plena interação dos alunos.
Idéia Básica:
Fixar-se na Revolução Digital ou Revolução da Informação. Essa Revolução
nasce do crescimento extraordinário da Rede Internet
o que está tendo efeitos sociais cada vez mais visíveis, nos levando
a Sociedade da Informação/Conhecimento.
Objetivo da disciplina: Entender a interface entre a Tecnologia (Rede Internet, incluindo o software aplicativo usado) e os efeitos do seu amplo uso na Sociedade.
Em princípio, estudos interdisciplinares podem ser de duas formas:
Intersecção das duas ==> envolve um espaço muito pequeno.
União das duas ==> envolve um espaço muito amplo, no nosso caso
cada vez mais aspectos do nosso dia a dia estão envolvidos, e isto nos leva a
uma amplitude disciplinar muito grande.
Esse estudo não é uma Ciência Exata, está entre a Ciência Exata e a Ciência
Humana e consiste de muita leitura. Por isso teremos que fazer leitura toda
semana (leitura indicada ou leitura espontânea que pode ser comentada e
analisada na Comunidade Virtual (ver adiante)).
Nós teremos que passar por uma outra realidade que é um ciclo de LEITURA e REFLEXÃO, e
que por sua vez deve nos levar
a um espaço de dúvidas muito amplo que esperamos gere as DISCUSSÕES, cujas conclusões
e dúvidas terão que ser escritas. Entre outras vantagens, o fato de ESCREVER nos obriga a organizar
os pensamentos.
Parte Teórica: | Parte Prática: |
LEITURA
(existem quase 700 livros editados de 96 a 98)
DISCUSSÃO ESCRITA É uma metodologia diferente que precisa da participação dos alunos através de: Dúvidas Construtivas, Sugestões, Debates |
Ênfase em Interatividade (Comunicação) e Cooperação.
Compreenderá trabalhos em grupo, visando a Construção Cooperativa de Software ou de Conhecimento: Parte Computacional - mais programação (Software) Parte Sociológica - mais discussão e redação |
A Interatividade
Cooperação e a Construção Cooperativa são duas atitudes
que precisamos praticar. O apoio tecnológico que teremos para essas
atividades compreende a montagem de uma Comunidade Virtual (ou C.V.) para a nossa disciplina, com
a finalidade de trocarmos idéias, fora da sala de aula, sobre os temas
discutidos em aula ou na C.V. O objetivo básico
desta C.V. é é tentar ser um mecanismo de comunicação fora do horário
de aula.
A C.V. (Hypernews) é uma nova ferramenta
que nos permite aprender, discutir e conviver e devemos descobrir uma maneira
inteligente de utilizá-la, pois nos possibilita a comunicação entre o professor
e os alunos e os alunos entre si. Temos o acesso a tecnologia mas estamos
em uma fase de aprendizagem de uso deste mecanismo.
Experiências anteriores alertam para o fato de que nós temos dificulade no Brasil de se utilizar dessa
ferramenta, as listas de discussão dificilmente "decolam", e quando
"decolam às vezes " desvirtuam. Por isso temos que ter cuidado para não utilizá-la
para pixações (flaming), que são ofensas que não contribuem em nada e
quase sempre são improdutivas.
Um exemplo disso ocorreu quando essa ferramenta foi utilizada um ano atrás
pelos alunos do IME e da Poli, e a lista de discussão desvirtuou-se com críticas
contra o professor, tentativas para mudança do critério de avaliação, etc...
Nossa dificuldade vem também devido a falta de uso e costume; Precisamos usá-la
mais e termos em mente a cooperação desinteressada. Se várias pessoas conseguem
dar cada uma sua contribuição dentro de suas possibilidades o resultado será
um trabalho maior do que esteja ao alcance de qualquer um
individualmente. Um primeiro objetivo básico é de tentarmos vencer essas dificuldades.
Dicionário Principal da Disciplina: é constituida dos termos
Revolução, Digital, Sociedade, Informação e Cooperação.
Revolução:
Envolve uma mudança de algum paradigma importante e abrangente.
Tem que ser vitoriosa e acabar numa mudança de paradigma.
Digital:
confrontar com Analógico
Bit, DNA, Tecnologia
Tudo está tendendo a informatização digital.
bit: representação da informação digital
DNA: Uma das maiores descobertas do século: o segredo da preservação da
vida envolve uma codificação de natureza digital.
Tecnologia: possibilita o armazenamento, transformação, busca e
localização e comunicação da informação representada por bits.
Sociedade:
Cooperação:
Informação:
Exemplos:
O paradigma da universidade. Tradicionalmente, há mil anos basicamente, os alunos aprendem
o que é ensinado pelo professor.
Há um potencial bastante grande para que este paradigma venha a mudar no
futuro. A tendência para a mudança desse paradigma é que os alunos
aprendam basicamente através de cooperação mútua, sob a supervisão de um
professor. Com a construção cooperativa os alunos podem analisar
uma aula do professor, dando em seguida um enfoque diferente, assim criando
uma "nova" aula, que poderá ser anexada à aula original. Se a experiência
for bem recebida, ela será eventualmente incorporada na aula
original. Este processo, iterado várias vezes e envolvendo uma comunidade
numerosa pode levar a aulas extremamente robustas, informativas e
efetivas. O ciclo descrito caracteriza um processo de evolução da
informação.
Note que desenvolvendo esta miragem, em última análise estarão envolvidos
os cinco termos básicos do nosso dicionário! Quem sabe, deveremos voltar a
este tema oportunamente.
Um outro exemplo é na área da aprendizagem de uma profissão. Antigamente o
indivíduo aprendia uma profissão entre os 18 e 22 anos, e terminando essa
fase de aprendizagem ele trabalhava e acabava se aposentando sem ter a preocupação
ou necessidade de um retreinamento. Com a chegada da informática esse paradigma
mudou: um número impressionante de trabalhadores tiveram que passar por
retreinamentos, para incorporação da informática ou da automação às suas
atividades.
Prevê-se que no futuro estaremos sujeitos a uma educação continuada,
durante todo o período de atividade profissional de um indivíduo, sob pena
de uma desatualização muito acentuada que poderá mesmo levar ao desemprego.
Para próxima aula: Completar o dicionário básico das 5 palavras, tentando
descobrir os diversos significados das palavras e a que elas estão associadas (maior
dificuldade deverá ser a palavra "informação")
Gostariamos de nós organizar para deixar um registro das notas de aulas e
fazermos um processo de melhora constante
dessas notas de aula.
Vamos tentar sair do paradigma costumeiro " professor ensina e aluno aprende".
Estas notas foram preparadas por Regina Calvitti Navarro e Rafael Valvassoura.
MAC 333 A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento
e-mail:
Imre Simon <is@ime.usp.br>