Como se cria riqueza cooperativamente pela Internet?

Palestra apresentada no Seminário Mineiro de Inclusão Digital, realizado em Montes Claros, MG, 14 a 17 de março de 2006.

Estão disponíveis:

Seguem os dados da palestra e o seu resumo:

Resumo

A palestra apresenta e analisa as características de uma das maiores inovações trazidas pela Internet, o advento de processos cooperativos de criação de bens de informação. Dois exemplos marcantes são o software livre <http://www.softwarelivre.gov.br/SwLivre> e a Wikipédia <http://pt.wikipedia.org>. Outros dois exemplos brasileiros e em que o autor está envolvido são a Incubadora de Conteúdos Digitais do programa TIDIA da FAPESP <http://incubadora.fapesp.br> e a RedeLivre <http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/RedeLivre>, uma ONG em formação e que pretende criar um corpo de técnicos certificados, constituídos de jovens secundaristas, para ajudar a população na instalação e no uso de Software Livre. A palestra vai navegar um pouco pelos exemplos e tentar realçar o que todos eles tem em comum. Atenção particular será dada ao papel essencial da Internet neste novo processo cooperativo de criação de riqueza.

Observação

A palavra riqueza no título da palestra não se refere a uma riqueza econômica, do tipo monetária, embora tal tipo de riqueza possa muito bem ser associada aos processos produtivos abordados na palestra. De qualquer forma, estamos nos referindo a uma riqueza cultural, a uma riqueza infromacional, a uma riqueza de conhecimento no título da palestra.

Última atualização: 27mar06, 13:35