Palestras Confirmadas (via Google Meet)

Profª. Drª Aline (IME-USP)
Breve abertura do evento + discussão aberta ao público sobre os desafios da vida acadêmica em tempos de pandemia (informal)

data e horário:16/11 (terça-feira) das 18 às 18h30

link para palestra ao vivo no Youtube: Aqui!

Resumo: uma breve abertura do evento.

Prof. Dr. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez – IPUSP/ESM (USP)
Título: Suicídio: entre a liberdade e a esperança

data e horário:16/11 (terça-feira) das 18h30 às 19h30

link para palestra ao vivo no Youtube: Aqui!

Resumo: O Suicídio é um fenômeno antigo e atual, no qual o gesto pessoal e o social são indissociáveis. Não basta dizer que se trata de um sintoma de um problema maior e mais amplo e que não se trata de uma ação radical e individual. As ideias suicidas e as ações suicidas refletem o mundo pessoal e social indissociáveis, no suicídio o que está em jogo é a possibilidade de vir a ser, em liberdade e comunidade de destino ameaçadas, mas nele sempre palpita a esperança de transformação.

Me. Magno Tairone de Freitas Severino (IME-USP)
Minicurso: Manipulação de dados em R com dplyr

data e horário:17/11 (quarta-feira) das 18 às 20h

link para palestra ao vivo no Youtube: Aqui!

Resumo: Neste minicurso você vai aprender a utilizar o pacote dplyr para manipular dados com facilidade no R. Além disso, vai compreender a funcionalidade dos cinco verbos fundamentais do dplyr que permitem selecionar, filtrar, organizar, alterar e sumarizar os dados. Tudo isso será apresentado de forma prática, considerando dados reais.

Pesquisador Dr. Paulo Tadeu Meira e Silva de Oliveira (USP)
Título: Análise exploratória de dados, aspectos econômicos, raça, deficiência e condições de moradia no impacto da pandemia da COVID-19

data e horário:18/11 (quinta-feira) das 18 às 19h

link para palestra ao vivo no Youtube: Aqui!

Resumo: Pessoas com deficiências constituem um grupo de excluídos que sempre despertou os mais variados sentimentos. Deficiência significa uma deficiência física, intelectual ou sensorial, de natureza permanente ou temporária, o que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades. Situações como estas proporcionam a pessoa com deficiência pior poder aquisitivo, menor participação social acarretando maior exclusão e desvantagens ao compará-la a pessoa sem deficiência. Nos séculos XIX e XX, a cultura brasileira tem promovido uma integração e miscigenação racial. No entanto, as relações raciais no Brasil não têm sido harmônicas, especialmente em relação ao papel de desvantagem dos negros brasileiros e indígenas que tendem a ocupar posições menos prestigiadas. Renda é a remuneração que inclui salários e ordenados, juros, aluguéis, lucros mais as transferências que uma pessoa recebe. Para especialistas as habilidades econômicas das pessoas dependem fortemente do seu nível de instrução e contribui para a formação de capital humano, sendo determinante no bem-estar e riqueza pessoal. Por fim, completando este cenário a COVID-19 com alta taxa de contágio, internação em hospitais de alta complexidade e altos índices de mortalidade. A COVID 19 alterou condições de vida, bem como as rotinas de todas as pessoas, sejam elas infectadas ou não modificando suas condições de trabalho, moradia, sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam na saúde e seus fatores de risco na população. Neste trabalho consideramos dados dos respondentes do questionário completo do Censo Demográfico de 2010 com o objetivo de avaliar variáveis como renda, raça, sexo, condições de moradia, deficiência, nível de instrução, condições de trabalho, número de filhos e de situações decorrentes com o surgimento da pandemia da COVID-19 utilizando análises: exploratória de dados, correspondência simples e múltipla que ilustram impactos significativos na sua evolução nas variáveis moradores por dormitório e renda.

Me. Diego Ramos Canterle (IME-USP)
Título: Estimação no modelo de regressão normal com parametrização geral baseada em uma medida de entropia generalizada

data e horário:18/11 (quinta-feira) das 19 às 20h

link para palestra ao vivo no Youtube: Aqui!

Resumo: O presente trabalho considera estimação no modelo de regressão normal com parametrização geral baseada em entropia não extensiva. A utilização da entropia não extensiva tem gerado diversos avanços em várias áreas do conhecimento, nesse contexto também foi considerada em inferência estatística. Serão abordados alguns aspectos inferências da estimação baseada em entropia não extensiva e uma breve apresentação do modelo de regressão normal com parametrização. E então será apresentada a estimação no modelo de regressão normal com parametrização geral baseada em entropia não extensiva. Será apresentado um estudo de simulação a fim de avaliar a performance dos estimadores em amostras de tamanho finito. E por fim, uma aplicação a dados reais será apresentada e discutida com o intuito de demonstrar a aplicabilidade prática da proposta.

Me. José Augusto Sartori Junior (IME-USP)
Minicurso: Uma introdução ao Rcpp

data e horário:19/11 (sexta-feira) das 18 às 20h

link para palestra ao vivo no Youtube: Aqui!

Resumo: A linguagem R, aliada a seu enorme ecossistema de pacotes, é perfeita para tratar, visualizar e analisar dados. Porém, não é novidade que seu desempenho computacional deixa a desejar. Essa característica dificulta a implementação de novas metodologias que tendem a exigir cada vez mais poder de processamento. Neste minicurso, aprenderemos como estender a linguagem R utilizando C++ através do pacote Rcpp. Surpreendentemente, conhecimento de C++ não é pré-requisito. Estudando alguns exemplos, veremos que alguém que implementa novos métodos em R pode, sem grandes esforços, obter ganhos consideráveis de velocidade de execução.

Slides do Minicurso.