16 de agosto - 6ª feira

Local: Auditório Prédio CCSL (Bloco C)

  • 13:00 - 12:00 :: Coffee Break

  • 13:00 - 18:00 :: Workshop Google (batalha virtual)

    Natan Lima e Brian Zaki

    Uma Batalha Virtual de Espaçonaves Interestelares!

    O que começou como um "projeto 20%" pelos engenheiros da Google Waterloo se tornou uma popular competição de coding entre pessoas da Google, assim como "não-Googlers".

    Os participantes criam uma espaçonave virtual (em uma linguagem a ser anunciada), escrevendo codigo em uma janela do navegador. Eles terão 2 horas para codar e testar suas naves. Essas naves irão então batalhar frente a frente em um universo virtual, jogando contra outros participantes e marcando pontos em um torneio no estilo todos-contra-todos. Os vencedores serão aqueles com o maior total de pontos. Google irá prover lanches, brindes e um "treinamento" dos engenheiros da Google Belo Horizonte.

    Até essa data, estudante e membros da comunidade técnica participaram em 8 batalhas nos escritórios da Google da América do Norte. No total, aproximadamente 1500 pessoas jogaram o jogo. Pela primeira vez, Google irá lançar esse evento na America Latina - na USP!

    English version

    Virtual Battle of Interstellar Spacecrafts! What started as a "20% project" by Google Waterloo Engineers has become a popular coding competition amongst Googlers and non-Googlers alike. Participants create virtual spaceships (in a to-be-announced language), writing code in a browser window. They will have 2 hours to code and test their ships. These ships will then battle head-to-head in a virtual universe, playing against other participants and scoring points in a round-robin tournament. The winners are those with the highest point totals. Google will provide snacks, giveaways, and "coaching" from Google Belo Horizonte engineers. To date, students and members of the technical community have participated in 8 battles at North American Google offices. In total, over 1500 people have played the game. For the first time ever, Google will be launching the event in Latin America - at USP!

18 de agosto - Domingo

Não haverá atividades do evento neste dia.

19 de agosto - 2ª feira

Local: Auditório Jacy Monteiro (bloco B)

  • 14:00 - 16:10 :: Dojo de Love2D

    Equipe USPGameDev

    Sobre os ministrantes do dojo:

    O USPGameDev é um grupo de pesquisa e desenvolvimento de jogos da USP. Ele tem como meta criar um ambiente no qual membros da comunidade USP interessados na criação de jogos eletrônicos possam por em prática o que aprenderam em seus cursos e desenvolver suas próprias ideias. Além disso, o grupo visa aprender sobre práticas de gerenciamento de equipes e projetos, sobre processos de elaboração criativa de jogos e, também, adquirir familiaridade com as atuais ferramentas de desenvolvimento utilizadas na área.
    Fonte: http://www.uspgamedev.org/sobre/

    Sobre a Love2D:

    A Love2D é um arcabouço que você pode usar para fazer jogos 2D em Lua. É um software livre que roda em Windows, Mac OS X e Linux. Ela está sob a licença zlib/libpng, o que significa que você pode usá-la livremente para qualquer propósito - inclusive comerciais. (traduzido de: love2d.org/)

  • 16:10 - 16:30 :: Coffee Break

  • 16:30 - 17:30 :: Google, a infra estrutura por trás da velocidade

    Natan Lima

    Quando se fala em uma empresa grande de computação, precisamos sempre ter em mente escala. Nesta palestra será apresentada o que tem por baixo dos panos, ou seja, iremos discutir um pouco a infraestrutura usada pelo Google para este poder sempre atender os usuários o mais rápido possível.

    Sobre o palestrante:

    Engenheiro de software no Google que começou no IME no curso de licenciatura em matemática em 2005 e transferiu para o BCC em 2008. Em 2007 começou a treinar para maratona de programação e em 2010 foi um dos integrantes do time do IME-USP a ir para as finais mundiais.

20 de agosto - 3ª feira

Local: Auditório Jacy Monteiro (bloco B)

  • 14:00 - 15:10 :: Internacionalização da USP

    Cláudio Possani

    Na palestra vamos apresentar o cenário da internacionalização da USP, com ênfase para as oportunidades existentes para os alunos (bolsas, vagas, redes de cooperação etc) . Abordaremos a questão da importância de uma experiência internacional para os jovens profissionais dos dias atuais.

    Sobre o palestrante:

    Cláudio Possani possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor assistente MS-3 da Universidade de São Paulo. Trabalhou por muitos anos com Educação de crianças e adolescentes nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. Suas áreas de interesse são: Geometria e Topologia,Sistemas Dinâmicos e Aplicações e História da Matemática. Possui grande experiência na área de Administração Acadêmica, tendo exercido cargos de representação em órgãos colegiados, Presidência da Comissão de Graduação do Instituto de Matemática da USP e foi assessor na Pró-Reitoria de Graduação da USP entre os anos de 1998 e 2002. É empresário da área de Educação com experiência em Adminstração Escolar. Atualmente é Assessor de Relações Internacionais na USP e Diretor do Centro Interunidade de História da Ciência da USP.

  • 15:10 - 16:10 :: Iniciação científica: o que é, quando e como começar?

    Samuel Plaça de Paula e Suzana de Siqueira Santos

    A iniciação científica (IC) é um programa que permite que o aluno de graduação tenha contato com grupos de pesquisa de sua universidade. Ela faz parte de um dos grandes dilemas do estudante universitário (fazer iniciação científica ou estágio?) e está em diversas perguntas que um aluno pode fazer: afinal, o que é IC? Como e quando começar? Como procurar/escolher um orientador e uma área de pesquisa? Fazer IC com ou sem bolsa? Quais são as oportunidades de bolsa? Quais são as maiores vantagens e desvantagens de se fazer IC?

    Nesta palestra/conversa buscaremos esclarecer as principais dúvidas sobre iniciação científica a partir de nossa experiência como ex-alunos de IC do BCC no IME-USP.

    Sobre os palestrantes:

    Samuel Plaça de Paula e Suzana de Siqueira Santos são ex-alunos do Bacharelado em Ciência da Computação do IME-USP e atualmente são alunos de mestrado no mesmo instituto.

  • 16:10 - 16:30 :: Coffee Break

  • 16:30 - 17:30 :: Desenvolvendo Software no Mundo Real

    Mauricio Aniche e Luiz Corte Real

    Boa parte do curso de computação, no IME e em outras faculdades, tem um grande viés teórico com cursos desde álgebra booleana até análise de algoritmos passando por grafos e sistemas operacionais. Nesses cursos aprendemos a fundação para a maioria das linguagens de programação e bibliotecas que usamos. Entendemos como e porquê decidir entre determinada estrutura de dados ou algoritmo de busca ou ordenação.

    No entanto, assim que saímos da academia, as coisas mudam. A indústria de desenvolvimento de software dificilmente vai pedir que você faça uma análise da complexidade do software que você escreveu. Ela também não quer que você escreva seu próprio algoritmo de ordenação ou sua própria estrutura de dados. Existem bibliotecas para todas as linguagens com todos os algoritmos que vemos na faculdade e muitos outros.

    Essa palestra apresenta um pouco quais são os desafios que a indústria vai apresentar e como os conhecimentos da faculdade vão ajudá-los (ou atrapalhá-los) na vida profissional. Falaremos ainda de conhecimentos que a faculdade raramente oferece mas que são essenciais para crescer e ter sucesso no seu trabalho fora da academia.

    Sobre os palestrantes:

    Mauricio é instrutor e desenvolvedor da Caelum, possui mais de 10 anos de experiência de desenvolvimento de softwares, tendo participado de projetos para grandes empresas nacionais e internacionais. Mauricio é também mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), onde pesquisa sobre TDD e sua influência no design de sistemas orientados a objetos. Atualmente é aluno de doutorado pelo mesmo instituto. Palestrante em eventos nacionais e internacionais, com destaque para sua apresentação no 1o Workshop Internacional sobre Test-Driven Development, localizado em Paris, no ano de 2010.

    Luiz é bacharel e mestre em Ciência da Computação pelo IME-USP, é programador Java certificado pela Sun. É entusiasta de software livre, participando de alguns projetos como VRaptor (e plugins), Archimedes, MedSquare, Tubaina e Selenium DSL. Trabalha principalmente com sistemas web, tanto na parte do servidor, com Java e Ruby, como na parte do navegador, com HTML, CSS e JavaScript. Atualmente é desenvolvedor e instrutor pela Caelum.

21 de agosto - 4ª feira

Local: Auditório Jacy Monteiro (bloco B)

  • 14:00 - 15:10 :: A Matemática na Computação Natural: Exemplos e Aplicações

    Leandro de Castro

    A Computação Natural é uma área em grande expansão dentro da Ciência e Engenharia da Computação, caracterizada por aproximar computação e natureza em um sentido amplo: a computação pode ser usada como ferramenta para um melhor entendimento da natureza; a natureza pode inspirar o desenvolvimento de algoritmos computacionais de solução de problemas; e novas matérias primas naturais podem ser usadas para computar. Essa palestra fará uma breve introdução à área, ilustrando como a matemática surge em algumas das ferramentas mais conhecidas e consolidadas da área e apresentando exemplos práticos de aplicação.

    Sobre o palestrante:

    Leandro de Castro é, dentre outras coisas, autor do best-seller da CRC Fundamentals of Natural Computing: Basic Concepts, Algorithms, and Applications (CRC Press, 2006), autor do livro Computação Natural: Uma Jornada Ilustrada (Livraria da Física, 2010) e e organizador do livro Nature-Inspired Computing Design, Development, and Application (IGI-Global, 2012).

  • 15:10 - 16:10 :: Grafos no estudo de patologias humanas: modelagem, comparação e extração de informação

    André Fujita

    O entendimento dos mecanismos geradores das diversas patologias que acometem a humanidade é um dos grandes objetivos das ciências biológicas. Apesar de todos os esforços, o enorme número de fatores heterogêneos que influenciam na gênese de uma doença torna essa tarefa difícil. Isso se deve principalmente à dificuldade de se integrar e relacionar as componentes biológicas num grafo e posteriormente, extrair informações desse grafo. Por exemplo, as redes de interação entre neurônios são diferentes mesmo entre pessoas saudáveis. Então como identificar diferenças estruturais entre indivíduos saudáveis e doentes?

    Sabe-se que as vias metabólicas estão alteradas no câncer. Como identificar a via alterada se cada tipo de tumor pode ser diferente dos demais? Do ponto de vista matemático, essas perguntas poderiam ser traduzidas em: quais são as arestas que estão alteradas entre duas populações de grafos, levando-se em conta que existe uma flutuação intrínseca. Neste contexto, apresentarei resultados de algumas pesquisas realizadas pelo grupo em termos de desenvolvimento de técnicas que unem ideias estatísticas em grafos para inferência dos fenômenos que emergem das interações entre os diferentes componentes biológicos envolvidos numa patologia.

    Em outras palavras, métodos estatísticos formais para comparação e extração de informação de grafos (teste de hipóteses, seleção de modelos, estimador de parâmetros) a fim de comparar redes neurais obtidas da modelagem de dados de ressonância magnética funcional e estrutural; dados de genômica, transcriptoma e fenótipo em câncer; e identificação de variáveis associadas ao diagnóstico e prognóstico de doenças crônicas (doenças cardiovasculares e diabetes).

    Sobre o palestrante:

    André Fujita é doutor em Bioinformática pela USP e professor do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP. Tem experiência na área de análise de dados de expressão gênica e fMRI, atuando principalmente nos seguintes temas: causalidade de Granger, modelagem de redes regulatórias, aprendizado de máquina e análise multivariada de dados.

  • 16:10 - 16:30 :: Coffee Break

22 de agosto - 5ª feira

Local: Auditório Antonio Gilioli (bloco A)