06 de agosto - 2ª feira

Local: Auditório Jacy Monteiro

  • 14:00 - 15:00 :: Desafios no Mercado Financeiro

    Clécio Lima

    "Com a globalização, as decisões sobre investimentos no mercado financeiro se tornaram cada vez mais complexas. A intuição e o julgamento qualitativo têm sido substituídos por decisões quantitativas, modelagem estatística e recursos de computação bastante avançados. Os Bancos e demais instituições financeiras passaram a contar cada vez mais com profissionais capazes de desenvolver modelos matemáticos complexos e implementar solucões computacionais eficientes. Nesta palestra, vamos falar sobre as oportunidades profissionais no mercado financeiro para aqueles que possuem formação acadêmica em ciência e tecnologia."

  • 15:10 - 16:10 :: Projeto apoio ao BCC

    Giuliano Salcas Olguin

    Apoio do BCC. Apresentação das atividades do Apoio ao BCC - grupo voltado para projetos educacionais ligados a graduação do BCC-IMEUSP. Nessa palestra serão tratados os projetos desenvolvidos, a saber:


    1. Pesquisa com egressos: qual a opinião daqueles que ser formaram no BCC-IMEUSP e que estão hoje no mercado de trabalho? O que pode ser melhorado na graduação? Qual o perfil do egresso? Em que empresas/ projetos eles estão trabalhando?
    2. Videos das disciplinas: como o vídeo pode ajudar na divulgação dos conteúdos e metodologia de ensino das disciplinas lecionadas no BCC-IMEUSP? Quais trocas podem ocorrer através desses vídeos entre estudantes e professores?
    3. Comparação curricular: a grade curricular do BCC-IMEUSP é semelhante a de outras universidades na mundo? Quais as diferenças?
  • 16:20 - 16:50 :: Coffee Break

07 de agosto - 3ª feira

Local: Auditório Jacy Monteiro

  • 14:00 - 15:00 :: Mestrado e Doutorado. O que é?

    Igor dos Santos Montagner

    "Conheça mais sobre o mestrado e doutorado em Ciência da Computação no IME. Saiba quais são as vantagens e desvantagens de fazer pós, como se inscrever, conseguir bolsas e o que exatamente faz um pós-graduando."

  • 15:10 - 16:10 :: Bio-Informática

    Prof. Alan Durham

    Nesta palestra o Prof. Alan Durham faz uma introdução sobre a temática da bioinformática e os conceitos básicos de biologia molecular. Em seguida discorre sobre as características particulares desta pesquisa interdisciplinar e dos temas básicos abordados por ela. A palestra termina com um pequeno resumo dos pesquisadores do IME envolvidos com Bioinformática e com uma pequena apresentação do programa de Bioinformática sediado no IME.

  • 16:20 - 16:50 :: Coffee Break

  • 16:50 - 17:50 :: Software Livre: O momento é de oportunidades

    Nelson lago

    "Nesta palestra, falaremos um pouco sobre o copyright e sua relação com o software livre, sobre como a colaboração possibilitada pelo software livre é uma poderosa aliada no contexto comercial e elencaremos brevemente alguns modelos de negócio com software livre comumente explorados."

08 de agosto - 4ª feira

Local: Auditório Jacy Monteiro

  • 14:00 - 15:00 :: Red Pill or Blue Pill

    Carlos Galdino

    Escolhas que todo desenvolvedor tem que fazer

    A vida de todo estudante começa com escolhas. Qual carreira seguir, quais cursos fazer, onde trabalhar. Mas o que poucos sabem é que algumas escolhas podem ser tomadas antes do que eles imaginam. Nessa palestra irei apresentar algumas dessas escolhas que um estudante pode tomar para facilitar a sua vida acadêmica e enriquecer o seu currículo antes mesmo dele pensar em entrar no mercado de trabalho.

    Carlos Galdino estudou Ciência da Computação na Universidade Federal de Itajubá. Após conhecer Ruby e seu ecossistema, passou a se interessar por metodologias ágeis, TDD e open source. Já contribuiu para projetos open sources como Rubinius, Pygments e Elixir. Desde o início de 2012 trabalha na Plataformatec.

  • 15:10 - 16:10 :: Alan Turing

    Prof. Claudio Leonardo Lucchesi

    As principais contribuições científicas de Alan Turing em Matemática e na Ciência da Computação. A máquina de Turing e computabilidade. Sua liderança em Bletchley Park e sua participação na quebra de ciframento utilizado pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

  • 16:20 - 16:50 :: Coffee Break

  • 16:50 - 17:50 :: USPGameDev: Experiências de Trabalho

    Wilson Kazuo Mizutani

    O objetivo da palestra é compartilhar um pouco das experiências de trabalho que a equipe do USPGameDev acumulou ao longo dos seus quase 3 anos de formação.

    Serão abordados desdes desafios técnicos que o grupo enfrentou - como ferramentas, técnicas e padrões de desenvolvimento e estudo de algoritmos mais complexos - até os problemas de gerenciamento de equipe na organização do trabalho.

09 de agosto - 5ª feira

Local: Auditório Antonio Gillioli

10 de agosto - 6ª feira

Não haverá atividades do evento neste dia.

11 de agosto - Sábado

Local:Sala 6 do CEC

  • 9:00 - 13:30 :: Workshop: "Primeiros passos com Ruby on Rails"

    Guilherme Silveira (Caelum)

    Venha se impressionar com a sua produtividade em apenas 4 horas de workshop, desenvolvendo uma pequena aplicação web.

    Inscrições

    Inscreva-se aqui.

    *Caso você leve sua própria maquina, ela deverá vir com Ruby 1.9 com rubygems e Rails instalados. Essa informação com mais detalhes será passada para os e-mail dos inscritos.

18 de agosto - Sábado

Local: IME