15 de agosto - 2ª feira

Local: Auditório Jacy Monteiro

  • 14:00 - 14:45 :: CCInt

    Prof. Cláudio Possani
    • A internacionalizacao do Ensino Universitario, suas origens e consequencias.
    • O papel do Brasil e da USP no cenario de uma educacao superior globalizada.
    • Oportunidades de Mobilidade e Dupla Diplomacao para alunos brasileiros.
  • 15:00 - 15:45 :: USPGameDev

    Vinícius Kiwi Daros

    O USPGameDev é um grupo formado por alunos da USP que têm o interesse em estudar e desenvolver jogos eletrônicos. A equipe iniciou suas atividades em novembro de 2009 e, desde então, veio trabalhando no sentido de se tornar um grupo oficialmente reconhecido pela universidade.

    A palestra tem como objetivo apresentar o time, mostrar brevemente sua trajetória, as principais dificuldades enfrentadas, o trabalho realizado e ainda os objetivos a serem alcançados.

    Site: http://www.uspgamedev.org

  • 15:45 - 16:15 :: Coffee Break

Local: Sala 6 do CEC

  • 16:15 - 18:00 :: Maya: Workshop sobre desenvolvimento Android

    Assunto:

    A plataforma Android tem sido destaque nas notícias de tecnologia pela sua surpreendente liderança no concorrido mercado de Smartphones. Segundo Gartner a plataforma irá alcançar 50% de market share já em 2012 somando 612 milhões de aparelhos comercializados no mundo.

    No workshop vamos discutir sua história do ponto de vista do desenvolvedor, desde a época pré-Google até os dias atuais, passando por aspectos positivos e negativos. Também aprenderemos a desenvolver um aplicativo do zero, conhecendo detalhes do framework com exercícios práticos.

    No final será realizado um Dojo para colocarmos todo o conhecimento em prática e exibição da tecnologia NFC para dispositivos móveis.

    Sobre o palestrante:

    A Maya foi criada no final de 2007 por um grupo de amigos, surgiu como uma produtora de soluções digitais oferecendo um serviço de qualidade e inovação utilizando tecnologia de ponta.

    Em 19 de outubro de 2008 lançou o aplicativo Citroën Mobile para iPhone, primeiro aplicativo comercial do brasileiro na Apple Store. A empresa também foi responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Bradesco Presença, primeiro aplicativo com realidade aumentada. Hoje soma mais de 60 projetos entre aplicativos e games desenvolvidos para dispositivos móveis. Em 2011 foi adquirida por um grupo de investidores e expandiu suas operações.

    Seu ramo de atuação vai desde produção de campanhas interativas em flash ou HTML 5, sites e hotsite, jogos, aplicativos para dispositivos moveis, gadgets e hardware para computadores.

    Observações importantes

    Para participar do workshop preencha o questionário que pode ser encontrado na seguinte página: Inscrição no Encontro BCC

    .

    No caso de os participantes portarem notebooks é possível realizar as atividades nos próprios computadores, instalando-se os seguintes recursos:

    Aos que fizerem uso dos computadores do local, é preciso ter uma conta no CEC.

    Site: Maya

16 de agosto - 3ª feira

Local: Auditório Jacy Monteiro

  • 14:00 - 14:45 :: Inteligência Artificial

    Prof. Marcelo Finger

    As técnicas de Inteligência Artificial tem encontrado um número explosivo de aplicações computacionais, passando pelo diagnóstico médico, gerenciadores de configuração de hardware e software, monitoramento de paciente, detecção de SPAM, reconhecimento de imagens e cenas, detecção de fraude bancária, aprendizado automático, leitura automática, jogos, e diversas aplicações em ciência, como em biologia, economia, linguística, dentre outras.

    Estes avanços vem ocorrendo devido ao aprofundamento dos fundamentos das diversas áreas de Inteligência Artificial, no enfoque dedutivo, probabilístico, e de tomada de decisão. Principalmente, estamos vendo uma integração deste conhecimento com aquele que advém do domínio das aplicações.

    Nesta palestra, vamos falar um pouco sobre o que já se faz na área e o que está sendo desenvolvido na fronteira do conhecimento.

    Todos são benvindos.

    Página do professor Marcelo Finger

  • 15:00 - 15:45 :: Lições aprendidas por um ex-aluno do IME que abriu seu negócio

    Alexandre Bernardoni, CEO @ Direct Talk

    Em 1996 (quando ainda estudava no IME) comecei a montar uma empresa junto com colegas também do IME. De lá pra cá, foram 15 anos de muita luta e aprendizado.

    Quero compartilhar um pouco disso para, quem sabe, economizar algumas batidas de cabeça de pessoas que querem seguir o mesmo caminho... :-)

    Sites: http://www.directtalk.com.br, LinkedIn

  • 15:45 - 16:15 :: Coffee Break

  • 16:15 - 17:00 :: Mecânica Quântica

    Prof. Marco Dimas Gubitoso (Gubi)

    O que é a Mecânica Quântica e o que ela tem a ver com a Computação?

    Nesta palestra vamos ver uma descrição informal, e até mesmo divertida, da área mais fantástica (em todos os sentidos da palavra) da física que tem se mostrado cada vez mais incrível e real ao longo dos anos.

    Tendo surgido como uma solução desesperada para alguns fenômenos, virando uma polêmica ainda não totalmente resolvida e quebrando barreiras do inimaginável, a Mecânica Quântica tem aplicações surpreendentes no dia a dia e em particular na Ciência da Computação.

    Esta palestra serve de introdução ao tema da palestra seguinte, sobre Computação Quântica.

    Página do professor Marco Dimas Gubitoso

  • 17:15 - 18:00 :: Computação Quântica

    Profª. Cristina Gomes Fernandes (Cris)

    Será feita uma breve introdução a esta área. O modelo de computação por trás de um computador quântico será definido, e relacionado ao modelo de computação tradicional, sob o ponto de vista de teoria de complexidade computacional. Se houver tempo, será apresentado um problema simples para o qual não se conhece uma solução no modelo de computação tradicional e será descrito um algoritmo quântico eficiente para ele.

    Página do professora Cristina Gomes Fernandes

17 de agosto - 4ª feira

Local: Auditório Jacy Monteiro

  • 14:00 - 14:45 :: Kekanto: Como montar uma startup?

    Bruno Yoshimura e Luciano Sugiura

    Palestra com ex-alunos do BCC que montaram a startup Kekanto, um guia local colaborativo de restaurantes, bares, hotéis e serviços locais. Hoje o Kekanto tem aplicativo para iPhone, Android e Blackberry e 6 recebe milhões de visitas mensais.

    Falaremos sobre geolocalização, desenvolvimento de aplicativos móveis, como conseguir investimento para startup (hoje temos investidores), quais custos envolvidos na empresa, quais tecnologias usamos e como usamos o BCC no dia-a-dia da empresa.

    Site: http://kekanto.com

  • 15:00 - 15:45 :: Além do curso de BCC

    João Machini

    O BCC do IME proporciona várias oportunidades que muitos alunos deixam de aproveitar. Nessa conversa/apresentação, vou contar um pouco sobre diversas experiências boas que tive na minha passagem pelo IME e como isso colaborou para a minha entrada como sócio na empresa Tailorbirds.

  • 15:45 - 16:15 :: Coffee Break

  • 16:15 - 17:00 :: O que é o CCSL e como você pode colaborar?

    Nelson Lago

    Há muitos anos o software livre tem papel fundamental dentro do Departamento de Computação do IME, o que culminou recentemente na criação do Centro de Competência em Software Livre do IME/USP.

    O CCSL busca divulgar o software livre em geral bem como dar apoio aos projetos de software livre em andamento no Departamento de Computação em particular, promovendo o empreendedorismo, a transferência de tecnologia para a indústria etc.

    Nesta palestra, apresentaremos uma rápida visão geral sobre o software livre, abordaremos seu histórico no IME, mostraremos alguns dos projetos atuais do CCSL e discutiremos mecanismos de participação dos alunos nesses projetos.

    Site: http://ccsl.ime.usp.br

  • 17:15 - 18:00 :: Plataforma Tecnologia

    Rafael Shoiti Ozaki

    O que significa ser ágil?

    Muito se ouve sobre o uso de metodologias ágeis para o desenvolvimento de software, mas você sabe o que isso significa? Quais os motivos para o fracasso das metodologias tradicionais? Quais os princípios que norteiam o desenvolvimento ágil? Como isso aumenta nossas chances de sucesso no desenvolvimento de software?

    Ao longo da palestra, apresentarei a visão da PlataformaTec em relação a estes pontos e porque apostamos que este tipo de abordagem faz sentido para o desenvolvimento de aplicativos em geral.

    Site: Plataforma Tecnologia

18 de agosto - 5ª feira

Local: Sala B5

19 de agosto - 6ª feira

Não haverá atividades do evento neste dia.

20 de agosto - Sábado

Local: CEPE-USP

  • 14:00 - 18:00 :: 2º Campeonato Mundial de Futebol do BCC

    Prepare a chuteira e a caneleira porque o campeonato mais pegado da história do CEPE voltou!

    Não deixe de mostrar seu futebol arte que anda escondendo e chame todos seus amigos, ex-alunos e professores (vai que funciona, haha)!

    Não deixe de participar!!!

21 de agosto - Domingo

Local: IME