CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Mostra do CAEM 2025

30 e 31 de Outubro

30/10 – 5ª feira 31/10 – 6ª feira
Manhã
8h00 às 9h40 Oficina 1
Explorando Transformações Isométricas com o GeoGebra para construção de Mosaicos
Marcio V. de Almeida (IME-USP)
Local: CEC
Oficina 2
Oficina de Demonstração
Murilo Amorim (MPEM-IME-USP)
Local: Sala B-9
10h00 às 11h40 Palestra 1 (híbrida)Inteligência Artificial Generativa para apoio às práticas pedagógicas inclusivas
Gabriela Alias (IFSP, Campus Jundiaí)
Local: Auditório Jacy Monteiro
Oficina 3Number Talks como uma aproximação para aprender a conduzir discussões
Sabrina Salazar (UFPel)
Local: Sala B-10
Tarde
16h00 às 18h00
Noite
19h20 às 21h00 Palestra 2 (híbrida) Plataformização do ensino e da formação na EB de São Paulo
Leonardo Crochik (IFSP, Campus São Paulo)
Local: Auditório Jacy Monteiro
Mesa-redonda (híbrida) Educação Matemática de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: currículos desinvisibilizadas por meio da formação continuada de professores
Priscilla Santos (CIEJA Perus) e Carla Pompeu (UFPR)
Mediação: Júlio do Valle (CAEM-IME-USP)
Local: Auditório Jacy Monteiro
21h10 às 22h50 Palestra 3 (presencial)Projetos matemáticos em sala de aula
José Luiz Pastore (Colégio Santa Cruz)
Local: Auditório Jacy Monteiro
Oficina 4MATEMAR - Matemática Recreativa na formação de professores
Membros do Grupo de Estudos de Matemática Recreativa (GEMAR), liderado por Rogério Chaparin (CAEM-IME-USP)
Local: Sala B-16

Palestrantes Confirmados

Ministrantes de Oficinas Confirmados

Oficinas

Oficina 1 - Atividade Presencial

Topo

Título: Explorando Transformações Isométricas com o GeoGebra para a construção de mosaicos

Ministrante: Prof. Dr. Marcio Vieira de Almeida (IME-USP)

Resumo: Esta atividade formativa propõe integrar Arte e Matemática, utilizando o GeoGebra para a construção de mosaicos a partir de transformações isométricas (rotações, translações e reflexões). Voltada especialmente para professores e licenciandos em Matemática, a proposta favorece a visualização, o pensamento crítico e a criatividade, ao mesmo tempo em que explora conceitos fundamentais como simetria e pavimentações do plano. O trabalho é desenvolvido em ambiente colaborativo e interativo, com orientações baseadas na Trajetória Hipotética de Aprendizagem e na perspectiva construtivista. A oficina configura-se como uma oportunidade de experimentar o potencial das tecnologias digitais para enriquecer o ensino da Geometria e inspirar práticas inovadoras em sala de aula.

Local: CEC (Centro de Ensino de Computação)

Oficina 2 - Atividade Presencial

Topo

Título: Oficina de Demonstração

Ministrante: Mestrando Murilo Amorim (MPEM-IME-USP)

Resumo: O projeto das Oficinas de Demonstração tem como objetivo explicitar, junto aos/às participantes, obstáculos e conhecimentos importantes para o processo de produção de provas matemáticas, por meio da prática individual e da discussão coletiva. Dessa vez, nossa pauta é a frase “exemplo não prova”. Você já ouviu isso? Nesta oficina, vamos problematizar e contrapor algumas concepções que essa máxima carrega, e também refletir sobre suas implicações para o contexto da Educação Básica.

Local: Sala B-9 (IME-USP)

Oficina 3 - Atividade Presencial

Topo

Título: Number Talks como uma aproximação para aprender a conduzir discussões

Ministrante: Sabrina Salazar (UFPel)

Resumo: Esta oficina almeja engajar participantes em práticas docentes de condução de discussões a partir de uma condução de um Number Talk. Podem participar da oficina professores e futuros professores que ensinam Matemática de todos os níveis da escola básica. Serão apresentados princípios norteadores do ensino exploratório, da discussão no ensino exploratório e de práticas docentes para a condução de discussão. Os participantes irão vivenciar/experienciar um Number Talk na condição de estudante, que envolve a resolução de um cálculo mental, o compartilhamento da resposta e de estratégias de resolução. Em seguida, participarão de um ensaio guiado, na qual irão planejar um Number Talk e praticar a condução do compartilhamento das respostas e estratégias de resolução. É esperado que participantes possam transferir aprendizados desse tipo de discussão para discussões de tarefas mais complexas.

Local: B-10

Oficina 4 - Atividade Presencial

Topo

Título: MATEMAR - Matemática Recreativa na formação de professores

Ministrantes: Professores membros do Grupo de Estudos de Matemática Recreativa (GEMAR-CAEM-IME-USP)

Resumo: O objetivo desta oficina é apresentar atividades com foco na Matemática Recreativa, discutindo seu potencial no contexto da Educação Básica. Os(as) participantes, estudantes de licenciatura e professores(as) que ensinam matemática, terão a oportunidade de experimentar propostas coerentes com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A expectativa é que, ao vivenciarem e discutirem essas atividades, eles(as) conheçam a abordagem da Matemática Recreativa e encontrem inspiração para buscar alternativas em sua atuação em sala de aula. Serão exploradas três atividades específicas, as quais possibilitam a abordagem da operação de multiplicação e equações; de operações e cálculo mental; e da visualização de figuras e simetrias, com uma atenção especial à figura do quadrado. Essas atividades visam a atingir todos os perfis de estudantes, tornando a matemática atrativa e participativa para todos(as).

Local: B-16

Palestras

Palestra 1 - Atividade Híbrida

Topo

Título: Inteligência Artificial Generativa para apoio às práticas pedagógicas inclusivas

Ministrante: Profa. Dra. Gabriela Alias (IFSP, Campus Jundiaí)

Resumo:O uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem sido amplamente discutido desde o lançamento do ChatGPT ao público, em novembro de 2022. Embora sejam apontados usos como personalização do ensino, pouco se discute a respeito de como utilizar essas ferramentas para apoiar a prática pedagógica. Considerando a educação inclusiva, na palestra, serão apresentadas possibilidades de uso da IAG para apoiar o planejamento pedagógico, bem como dados decorrentes de pesquisa de pós-doutoramento.

Local: Auditório Jacy Monteiro

Link para a transmissão: Clique aqui

Palestra 2 - Atividade Híbrida

Topo

Título: Plataformização do ensino e da formação na EB de São Paulo

Ministrante: Prof. Leonardo Crochik (IFSP, Campus São Paulo)

Link para a transmissão: Clique aqui

Palestra 3 - Atividade Presencial

Topo

Título: Projetos matemáticos em sala de aula

Palestrante: José Luiz Pastore (Colégio Santa Cruz)

Resumo: Para quê serve a matemática? Para muita coisa como, por exemplo, construir a mais rápida pista de skate, encontrar o melhor local para a construção do centro comercial de uma cidade, planejar um livro com o mínimo desperdício de papel, descobrir quão ruidoso é nosso ambiente de trabalho, planejar sistemas de detecção de erros de digitação ou de preenchimento do formulário de imposto de renda, e muito mais. Nesta palestra serão apresentadas várias aplicações da matemática escolar em contextos reais, bem como a melhor maneira de implementá-las na sala de aula.

Local: Auditório Jacy Monteiro

Mesas-redondas

MESA-REDONDA - Atividade Híbrida

Mediador: Prof. Júlio do Valle (CAEM-IME-USP)

Participantes: Priscilla Santos (CIEJA Perus) e Carla Pompeu (UFPR)

Título: Educação Matemática de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: currículos desinvisibilizadas por meio da formação continuada de professores

Resumo: A apresentação está dividida em três partes: na primeira, abordamos as especificidades da EJA enquanto modalidade própria da Educação Básica; em seguida, tratamos da orientação teórico-metodológica que fundamenta a experiência que temos, desde 2020, com a formação continuada de professores que ensinam matemática na EJA; e, finalmente, compartilhamos alguns resultados em termos de currículos criados de forma apropriadas para atender às questões enunciadas anteriormente.

Link para a transmissão: Clique aqui

Apoio:

Logotipo IME-USP