Título

Processamento de áudio em tempo real em plataformas computacionais de alta disponibilidade e baixo custo.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar a realização de processamento de áudio digital em tempo real utilizando três plataformas com características computacionais fundamentalmente distintas porém bastante acessíveis em termos de custo e disponibilidade de tecnologia: Arduino, GPU e Android. Arduino é um dispositivo com licenças de hardware e software abertas, baseado em um microcontrolador com baixo poder de processamento, muito utilizado como plataforma educativa e artística para computações de controle e interface com outros dispositivos. GPU é uma arquitetura de placas de vídeo com foco no processamento paralelo, que tem motivado o estudo de modelos de programação específicos para sua utilização como dispositivo de processamento de propósito geral. Android é um sistema operacional para dispositivos móveis baseado no kernel do Linux, que permite o desenvolvimento de aplicativos utilizando linguagem de alto nível e possibilita o uso da infraestrutura de sensores, conectividade e mobilidade disponível nos aparelhos. Buscaremos sistematizar as limitações e possibilidades de cada plataforma através da utilização de técnicas de análise encontradas na literatura e da implementação de técnicas de processamento de áudio digital em tempo real em cada ambiente.

Qualificação

Texto final

Artigos