O PRÊMIO ABE

 Introdução

 Criado em 2002, o "Prêmio ABE" homenageia durante cada SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, um(a) renomado(a) estatístico(a) brasileiro(a) que tenha contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Estatística no Brasil. O(A) premiado(a) deve ter se integrado de forma ímpar à formação de capital humano especializado na área, através de orientação de dissertações e trabalhos científicos, ou que tenha sido membro atuante de iniciativas de grande impacto para os estatísticos do País, podendo ter se distinguido também pela presença constante e efetiva durante a existência da Associação Brasileira de Estatística (ABE). O "Prêmio ABE" objetiva estimular as atividades de reflexão e pesquisa em Estatística no Brasil e visa a fazer parte da história da ABE.

Regulamento

 Artigo 1 - A ABE instituiu o "Prêmio ABE" com fins de estimular a pesquisa pura e aplicada na área de Estatística e contribuir para a história da Ciência Estatística no Brasil.

 Parágrafo 1 - O "Prêmio ABE" será concedido a professores, pesquisadores e/ou profissionais vinculados a Instituições Brasileiras, que tenham se integrado de forma ímpar à formação de capital humano especializado na área ou que tenham se distinguido de forma significativa para o desenvolvimento da Estatística no País.

Artigo 2 - A Comissão Julgadora é composta pelos membros da Diretoria da ABE, pelos membros do Conselho Diretor da ABE (não incluindo os suplentes) e  pelo Coordenador do SINAPE.

Parágrafo 1 - Os membros da Comissão Julgadora terão um prazo máximo até 15 de abril do ano de realização do Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística para sugerir nomes que concorram ao prêmio.

Parágrafo 2 - No período de 16 a 30 de abril subseqüente, os membros da Comissão Julgadora escolherão o(a) premiado(a) por votação eletrônica, aberta a todos os membros desta comissão, sendo o Secretário Geral da ABE o responsável pela apuração e divulgação do resultado da premiação.

Parágrafo 3 - Somente uma pessoa será premiada em cada Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.

Parágrafo 4 - No caso de empate entre duas ou mais pessoas, nova eleição será feita e terá como candidatos somente estas pessoas. Se após essa nova eleição o empate persistir, a decisão sobre o(a) premiado(a) será tomada pela Diretoria da ABE.

Artigo 3 -  Nenhum membro da comissão designada no Artigo 2o poderá ser agraciado com o "Prêmio ABE" durante o evento correspondente.

Artigo 4 - O "Prêmio ABE" será outorgado em cada Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, durante sessão especial. O(A) agraciado(a) receberá uma placa comemorativa ao aludido prêmio.

Artigo 5 - A decisão da Comissão Julgadora é definitiva e irrecorrível, sendo tomada por maioria absoluta de votos.

 

 
 

 

Premiações e homenagens promovidas pela Associação Brasileira de Estatística em seus encontros e escolas são listadas a seguir.

 

 
 

Prêmio ABE 2004


A Associação  Brasileira de Estatística (ABE) outorgou o Prêmio ABE 2004 ao Professor Wilton de Oliveira Bussab, Professor Doutor aposentado do IME-USP e atualmente Professor Titular da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

O Professor Bussab teve papel importante no desenvolvimento da pesquisa e ensino da Estatística no Brasil, tendo orientado um grande número de alunos de pós-graduação no IME-USP e FGV-SP, publicado diversos artigos e 6 livros. O interesse em trabalhar com aplicações da Estatística conduziu-o à Universidade de Michigan, onde obteve o Diploma em Survey Sampling, área na qual tem renome internacional. Graduado em Matemática e Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo, obteve seu doutorado em Estatística na London School of Economics and Political Science. Sua contribuição para a formação e consolidação do Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Estatística da USP foi importantíssima.

Entre outras atividades na FGV-SP, foi Vice-Diretor Acadêmico e chefe do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos. A sua contribuição para a formação da ABE foi fundamental, tendo sido Secretário na primeira gestão e o primeiro Presidente eleito da ABE.
 

 
 
 


Prêmio ABE 2002

A Associação  Brasileira de Estatística (ABE) outorgou o Prêmio ABE 2002 ao Professor Clovis de Araújo Peres, Professor Titular aposentado do IME-USP e atualmente Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo.

O Prêmio ABE é concedido a estatístico brasileiro que tenha contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento da Estatística no Brasil. Esta foi a primeira edição do prêmio.

A ABE reconheceu que o Professor Peres foi um dos responsáveis para que o Departamento de Estatística do IME-USP ocupe a posição de destaque que hoje tem,  tendo obtido nota máxima da CAPES nas duas últimas avaliações. De fato, o Professor Peres orientou um contingente expressivo de mestres e doutores que hoje trabalham em diversos setores da sociedade e criou o Setor de Estatística Aplicada (que hoje denomina-se Centro de Estatística Aplicada), que se tornou um centro de referência nacional no que se refere a consultoria oferecida a pesquisadores da USP e de outras instituições, propiciando uma formação prática inestimável aos futuros estatísticos regressastes do nosso bacharelado em Estatística. Sua habilidade e competência em analisar problemas reais tornou-se uma referência para todos aqueles pesquisadores que necessitam analisar seus dados.

Em sua premiação, brincando sobre uma alusão feita a seus cabelos ainda escuros, ele disse que isso se deve ao fato que se mantém jovem porque convive com seus jovens alunos. Seus amigos, colegas, alunos e admiradores acham que é mais do que isso: deve-se a sua humildade, valores humanos e éticos que hoje são raros de se encontrar no meio acadêmico e profissional.

 

 

 
Quem Somos | Fale Conosco | Faça parte da nossa Associação | ABE - Associação Brasileira de Estatística