FV24 – Coisa de passarinho

Tempo de exibição: 10 minutos e 23 segundos

Ano: 2012

Idioma: Português

Tópicos: Probabilidade e Modelos.

Nível de ensino: Fundamental, Médio e Superior.

Resumo:

Neste vídeo, do projeto Matemática Multimídia da Unicamp, um rapaz se acha sem sorte e questiona alguns acontecimentos do seu cotidiano. Por exemplo, por que o passarinho faz suas necessidades bem em cima dele ou por que o seu pão cai no chão com a manteiga para baixo. Por meio de uma conversa com seu pai, o conceito de probabilidade e sua importância são discutidos na previsão de eventos aleatórios.

Sugestão de atividade (50 minutos):

Após assistir o vídeo, divida a classe em grupos e solicite a resposta das questões abaixo. Em seguida, faça uma discussão geral das respostas de cada grupo.

a) Cite três pontos que mais lhe chamaram a atenção no vídeo.

b) Quantos lançamentos seriam necessários para o grupo concluir sobre o equilíbrio ou não da moeda? A conclusão é definitiva? Justifique.

c) Discuta se uma moeda equilibrada pode produzir frequências desequilibradas de caras e coroas? Ou ainda, uma moeda desequilibrada produzir frequências equilibradas?