FV16 – Cara ou coroa

Tempo de exibição: 10 minutos e 50 segundos.

Ano: 2012

Idioma: Português.

Tópicos: Probabilidade e modelos.

Nível de ensino: Fundamental, Médio, Superior.

Resumo:

Neste vídeo, do projeto Matemática Multimídia da Unicamp, em uma situação fictícia, Fermat e Pascal estão jogando cara ou coroa, mas como Fermat estava com muito sono, tiveram que interromper o jogo. Como eles tinham apostado que quem fizesse 10 pontos levaria o prêmio (100 moedas de ouro), quanto que cada um deve ganhar do prêmio, se o jogo foi interrompido com o placar de 8 a 7 para Fermat? Eles utilizam análise combinatória e probabilidade para decidir como será distribuído o prêmio. Em termos históricos, o problema descrito ficou conhecido como o Problema dos Pontos e é considerado o início da Teoria das Probabilidades pelas discussões ocorridas entre Fermat e Pascal a respeito da sua solução.

Sugestão de atividade (50 minutos):

Após assistir o vídeo, com a classe dividida em grupos, solicite a resposta das questões abaixo. Em seguida, reúna a classe e discuta as respostas de cada grupo.

a) Cite três pontos que mais lhe chamaram a atenção no vídeo.

b) Jogue cara ou coroa com um colega do mesmo modo que Fermat e Pascal estavam jogando, ou seja, estabeleça quantos pontos tem que fazer para ganhar e Interrompa o jogo a qualquer momento. Quanto cada um irá receber de prêmio?