Tempo de exibição: 10 minutos e 42 segundos.
Ano: 2012
Idioma: Português.
Tópicos: Gráficos e Tabelas, Medidas resumo, Probabilidade e Modelos.
Nível de ensino: Fundamental, Médio, Superior.
Resumo:
Neste vídeo, do projeto Matemática Multimídia da Unicamp, dois amigos estão discutindo para saber qual deles torce para o melhor time. Para auxiliar, um ex-jogador aparece e apresenta ferramentas estatísticas que ajudam na discussão, em especial usando média e desvio padrão. Vemos também que, dependendo das medidas utilizadas, o melhor time muda.
Sugestão de atividade (50 minutos):
Após assistir o vídeo, com a classe dividida em grupos, solicite a resposta das questões abaixo. Em seguida, reúna a classe e discuta as respostas de cada grupo.
a) Cite três pontos que mais lhe chamaram a atenção no vídeo.
b) Quando analisada a média escolar dos dois torcedores, qual foi o problema de utilizar somente a média aritmética?
c) Podemos concluir qual é o melhor time? Por quê?
d) Obtenha um exemplo em que, com os mesmos dados, pode-se chegar a conclusões diferentes dependendo da medida utilizada.