Tempo de exibição: 8 minutos e 58 segundos (palestra).
Ano: 2010
Idioma: inglês.
Obs.: para legendas em Português, inicie o vídeo e pause para escolher a legenda; na barra inferior clique em subtitles e procure Portuguese ou Portuguese-Brazilian.
Tópicos: Gráficos e Tabelas, Medidas resumo.
Nível de ensino: Fundamental, Médio, Superior.
Resumo:
Nesta palestra, Hans Rosling mostra como as máquinas de lavar estão associadas com a economia mundial, o desenvolvimento sustentável e a política.
Sugestão de atividade (50 minutos):
Após assistir o vídeo, com a classe dividida em grupos, solicite a resposta das questões abaixo. Em seguida, reúna a classe e discuta as respostas de cada grupo.
a) Cite três pontos que mais lhe chamaram a atenção no vídeo.
b) Quais variáveis, segundo o vídeo, estão relacionadas ao uso da máquina de lavar?
c) De que forma o uso de energia tende a se comportar?
d) Quais mudanças, além de lavar roupas, a máquina de lavar nos trouxe?