SA19: Tamanho de calçados

Tópicos: Tabelas e Gráficos, Inferência Estatística.

Recursos: folhas de papel A2 ou A3, etiquetas adesivas circulares, marcador, fita crepe, duas caixas ou sacolas.

Nível de ensino: Fundamental e Médio.

Duração: 2 horas-aula.

Resumo:

Nesta atividade será feita uma experiência de inferência estatística informal usando gráficos de pontos. A população de interesse é o tamanho de calçado dos estudantes da classe. Faz-se um sorteio de uma amostra aleatória simples com reposição de 10 indivíduos de cada gênero. Com os valores sorteados constroem-se gráficos de pontos em cartolinas. O professor incentiva os estudantes a fazerem comparações entre os gêneros, referente ao tamanho de calçado, a partir dos gráficos obtidos. Também, solicita conclusões sobre a população de moças e rapazes da sala, com base nas duas amostras coletadas (inferência informal). Em seguida, são feitos os gráficos populacionais para se avaliar a qualidade das conclusões feitas pelos estudantes.

 

 

Mais detalhes