SA17: Jogo da Mini Trilha

Tópicos: Gráficos e Tabelas, Probabilidade e Modelos.

Recursos: moeda, desenho da trilha.

Nível de Ensino: Médio.

Duração: 2 horas-aula.

Resumo:

Esta atividade reforça conceitos de probabilidade e de inferência informal em um jogo de trilha com uma moeda (que é suposta equilibrada). Com a classe dividida em duplas, um estudante fica com cara e o outro com coroa e isto será usado para indicar o vencedor. Em cada rodada, o resultado da moeda lançada corresponde aos avanços sucessivos de um peão na trilha. Se resultar em cara, o peão anda 1 casa; se coroa, anda 2 casas. A rodada termina quando o peão chegar ou ultrapassar o final da trilha, que tem 4 casas. A face que resultou no fim da rodada é considerada a face vencedora e o respectivo estudante vencedor. São feitas 10 rodadas e, ao final calcula-se a frequência relativa de vitórias de cada um dos membros da dupla. Em seguida, os estudantes calculam a probabilidade de ganhar o jogo com cara ou com coroa. O professor reúne a classe e faz uma discussão sobre os resultados. Esta atividade foi inspirada no Jogo da Trilha do portal M3 da Unicamp.

 

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