SA07: Quantos peixes têm no lago?

Tópicos: Gráficos e Tabelas, Probabilidade e Modelos, Inferência Estatística.

Recursos: sacola ou caixa de sapato com fichas (bolinhas ou cartões).

Nível de ensino: Fundamental, Médio.

Duração: 3 horas-aula.

Resumo:

Nesta atividade, os estudantes simulam um procedimento para avaliar o número de peixes em um lago. Uma sacola simboliza o lago e as fichas os peixes. O número de fichas deve ser significantemente maior que o número de estudantes na sala. Discussões devem ser feitas sobre possíveis maneiras de estimar o número total de peixes. Uma delas será aplicada na atividade e é conhecida como o processo de “Captura e Recaptura”, que será descrito a seguir. Um determinado número de peixes (fichas) é capturado, marcado e devolvido ao lago (sacola). Após os peixes (fichas) se misturarem bem, uma recaptura é feita. Assim, é possível obter uma estimativa para o número de peixes no lago comparando duas proporções: a de peixes marcados em relação à população e a de peixes marcados escolhidos na recaptura. Após a estimação feita, os estudantes poderão, de fato, contar o número de fichas na sacola (peixes no lago). Atividade da oficina “Estatística para todos” desenvolvida pela professora Lisbeth K. Cordani.

 

Mais detalhes (pág. 15 a 22).