Tópicos: Gráficos e Tabelas, Probabilidade e Modelos.
Recursos: moedas e impressos de apoio para preencher tabelas e construir gráficos.
Nível de ensino: Fundamental, Médio.
Duração: 2 horas-aula.
Resumo:
Nesta atividade é discutido o comportamento de moedas em termos dos resultados de cara e coroa. A moeda é equilibrada, ou “honesta”, se em um lançamento aleatório as faces têm a mesma probabilidade de ocorrer. Os estudantes, em duplas, fazem lançamentos sucessivos com uma moeda e anotam os resultados de Caras em tabelas. Para perceber a tendência das ocorrências é feito um gráfico da frequência relativa acumulada de Caras (no eixo y) pelo número de lançamentos (no eixo x). A atividade é concluída com uma discussão em classe sobre os resultados, perguntando a cada dupla sobre a “honestidade” da moeda que foi lançada. Atividade da oficina “Estatística para todos” desenvolvida pela professora Lisbeth K. Cordani.
Mais detalhes (pág. 8 a 15)