CORPO, ALMA E ESPÍRITO: COMO COMPREENDER
ESSA TRIMEMBRAÇÃO DO SER HUMANO

AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTES

Valdemar W. Setzer
Departamento de Ciência da Computação, IME-USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer – 3/6/22

Nesta página encontram-se todas transcrições de avaliações de participantes desta palestra, conforme escreveram no One-minute paper: [1] Coisa mais importante aprendida; [2] Maior dúvida que ficou; [3] Comentários. Os originais estão à disposição para exame. Note-se que nem todos os participantes entregam/preenchem as avaliações. Meus comentários estão precedidos por RESP. Ver resumo, artigo em 3 partes, apresentação.

2. 27/5/22, palestra remota nos Seminários de Estudos em Epistemologia e Didática (SEED)/Seminários de Ensino de Matemática (SEMA) da Faculdade de Educação da USP (FEUSP), dirigidos pelo prof. Nilson J. Machado. Item 4: Grau de satisfação com a palestra (muito insatisfeita/o: 1; muito satisfeita/o: 5); 100% 5. Item 5: Aprendeu coisas novas? 100% Sim.

  1. Creio que entendi um pouco mais o que seja Antroposofia. 2. Por me considerar católica, tenho dificuldades em entender/aceitar alguns das ideias compartilhadas. Ainda estou no assunto "livre arbítrio" e fico pensando no que disse em uma das suas primeiras palestras. 3. Valeu o texto que li e a palestra e confirmo que conheço muito pouco, pouco mesmo, da maioria dos assuntos discutidos. Vergonha de ser tão "superficial" no conhecimento que, como católica, deveria saber. Terei que ler/estudar, mas fiquei tão desorganizada depois do AVC que tudo fica atrapalhado. Obrigada caro Professor, que honra conhecê-lo!!!! 4. 5; 5. Sim. RESP.: Cuidado, eu não mencionei a antroposofia durante a palestra. Foi o Nilson que a mencionou depois. Não a mencionei e nem seu autor, Rudolf Steiner, por não querer dar a impressão de que estava fazendo proselitismo. A antroposofia é uma concepção de mundo de uma imensidão enorme; minha palestra foi inspirada nela, mas o que toquei dela foi quase nada. Se tiver curiosidade, estude-a. Sim, quem se identifica com quase qualquer religião tem muita dificuldade de aceitar ideias diferentes sobre a parte espiritual, pois as religiões são em geral dogmáticas. Mas o mais importante é que, como mostrei, o espiritual no ser humano pode ser compreendido, o que não é abordado nas religiões em geral, pois dirigem-se aos sentimentos -- e perderam a concepção do que é espiritual no ser humano e no universo. Porém, o ser humano moderno deveria ansiar por compreender, e não aceitar cegamente, pois isso fere sua liberdade. Conheço duas religiões que não são assim; eu não pertenço a nenhuma, tenho religiosidade e não religião. Sim, é importante conhecer todas as religiões. Só se pode ser realmente tolerante com as religiões se elas são conhecidas e compreendidas. O Nilson mencionou a "trimembração do organismo social" de R. Steiner, e disse que o que eu apresentei foi "uma oitava abaixo". Ele acertou em cheio. O que há entre as duas trimembrações não é uma coincidência: a trimembração da entidade humana é a base para a trimembração social. No seu livro básico sobre trimembração social (Os pontos centrais do organismo social), Steiner menciona que se a sociedade for organizada baseando-se na constituição humana, ela será estável e saudável como o organismo humano -- afinal, com tantos vírus e bactérias em todo lugar e más influências psicológicas, teoricamente não deveríamos sair do hospital e da unidade de psiquiatria, não é verdade? Mais uma coisinha: o Nilson disse que o Steiner tinha partido do lema da Revolução Francesa "Liberdade, igualdade e fraternidade". O que o Steiner fez foi reconhecer que as partes desse lema deviam ser aplicados a membros distintos da sociedade, cada um com sua característica principal, assim como no ser humano membros, tronco e cabeça, são distintos, com atividades principais próprias, mas interagem entre si e sua integração forma a unidade do organismo. Sinto pelo seu AVC, mas pelo visto você se recuperou muito bem, parabéns!

1. 28/2/17, palestra presencial na Lapinha, Lapa, PR.

  1. [1] Tudo. Oração da serenidade. [2] Como me exercitar para ser melhor. [3] Absolutamente sensacional, irei para casa com muito mais vontade de ser, pensar, querer e sentir de forma mais equilibrada possível. RESP.: Para ser melhor, é importante ter uma noção profunda do que é o ser humano e sua missão. O ser humano tem duas missões importantes: a primeira é desenvolver a liberdade exterior e a interior (livre arbítrio) - não tive tempo de falar sobre eles. A segunda é devolver, a partir da liberdade, o amor altruísta. Note como o contrário, o egoísmo e a ambição. estão destruindo a natureza e a humanidade. Portanto, você pode se exercitar em dar liberdade aos outros, e praticar você mesma/o o amor altruísta - fazer o bem sem absolutamente nenhum interesse pessoal. Por exemplo, minha palestra foi uma doação nesse sentido. Você também fará um aperfeiçoamento pessoal se começar a reconhecer que há algo de não físico por detrás de todas as coisas, especialmente os seres vivos. Atenção, os animais têm uma parte de nossa alma, pois tênsações e sentimentos. Mas não têm sentimentos elevados, como a compaixão (qualquer manifestação dela neles é instintiva), não pensam. Nâo têm um querer elevado como o nosso, por exemplo nos ideais.
  2. [1] A serenidade, não deixar a vontade ser superior. [2] Espiritualidade x religiosidade. [3] Temos que ter continuação. RESP.: Espiritualidade e religiosidade deveriam ser a mesma coisa; no entanto, as duas palavras estão sendo aplicadas de maneiras diferentes, por exemplo associando-se a segunda a alguma religião instituída.
  3. [1] Que a alma é individual e o espírito é um conceito universal. [2] O querer é sem consciência??? Por que então é individual? [3] Uma pena ter que responder tudo rápido. Preciso digerir e pensar sobre tudo o que aprendi. Simplesmente eu adorei!! RESP.: Oespírito é capaz de captar conceitos universais; tanto ele como a alma podem ser conceituados de maneira universal, como tentei fazer. A origem do querer é profundamente inconsciente. Mas uma vez se manifestando, podemos nos conscientizar dele. Por exemplo, no exercício de levantar um braço, você tomou uma decisão. Como essa decisão foi tomada? Depois de tomada essa decisão, você se conscientizou dela. O querer se manifesta numa ação (pode ser mental, de se concentrar o pensamento). Por causa disso, você levantou o braço. Mas essa ação foi totalmente inconsciente - você não sabe como o braço se levantou. O querer é individual pois você é que tomou a decisão de levantar o braço. Você não pode forçar outra pessoa a querer levantar o seu braço ou o dela; no último caso, a não ser por condicionamento, como faz a propaganda. Ou lavagem cerebral.
  4. [1] Alma e espírito não são físicos. Sensações com alma. Corpo percepção. O conceito é universal e espiritual. A alma é individual. [3] Muito profundo.
  5. [1] Que somos corpo, alma e espírito. Pensar, querer e sentir. [2] Muitas. [3] Fantástica a aula. Me dá vontade de continuar nossos estudos.
  6. [1] Nunca tinha pensado no conceito. [3] Amei, difícil responder em pouco tempo. Muito bom.
  7. [1] Diferenças entre alma e espírito. [2] Diferença entre alma e psiquê. [3] A alma é imoral? Nilton Bonner (autor). RESP.: Pelo que conheço da psique na psicologia, acho que ela pode ser considerada como sendo a alma como eu expus, desde que não se considere que a psique é física, por exemplo gravada no cérebro. Mas acho que as caracterizações que transmiti são mais claras do que o que eu já li sobre a psique. Note que para completar uma visão sobre o ser humano eu deveria mostrar de onde vem a vida (processos vitais) e a memória. Mas isso exigiria outra palestra. A moral vem do espírito, e não da alma. A alma pode ser imoral, mas em geral ela não é totalmente imoral. Uma ação é imoral se vai contra o que é verdadeiro no mundo espiritual. Por exemplo, é verdadeiro no mundo espiritual que devemos desenvolver a liberdade; portanto, cercear a liberdade de uma pessoa sadia é imoral (portanto, a propaganda é algo imoral; não confundir com a divulgação honesta de um produto, que chamo de promoção). É necessário um aperfeiçoamento anímico para se sublimar a imoralidade. Sobre esse aperfeiçoamento, veja meu artigo
    www.ime.usp.br/~vwsetzer/antrop/artigo-disposicoes-animicas.htm
    Li o livro do Bonner e assisti a peça. A impressão que tive é que ele não tem uma conceituação clara do espírito.