CORPO, ALMA E ESPÍRITO: COMO COMPREENDER
ESSA TRIMEMBRAÇÃO DO SER HUMANO
AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTES
Valdemar W. Setzer
Departamento de Ciência da Computação, IME-USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer
– 3/6/22
Nesta página encontram-se todas transcrições de avaliações de participantes
desta palestra, conforme escreveram no One-minute paper: [1] Coisa
mais importante aprendida; [2] Maior dúvida que ficou; [3] Comentários.
Os originais estão à disposição para exame. Note-se que nem todos os participantes
entregam/preenchem as avaliações. Meus comentários
estão precedidos por RESP. Ver resumo,
artigo em
3 partes, apresentação.
2. 27/5/22, palestra remota nos Seminários de Estudos em Epistemologia
e Didática (SEED)/Seminários de Ensino de Matemática
(SEMA) da Faculdade de Educação da USP (FEUSP), dirigidos
pelo prof. Nilson J. Machado. Item 4: Grau de satisfação
com a palestra (muito insatisfeita/o: 1; muito satisfeita/o: 5); 100%
5. Item 5: Aprendeu coisas novas? 100% Sim.
- Creio que entendi um pouco mais o que seja Antroposofia. 2. Por me
considerar católica, tenho dificuldades em entender/aceitar alguns
das ideias compartilhadas. Ainda estou no assunto "livre arbítrio"
e fico pensando no que disse em uma das suas primeiras palestras. 3.
Valeu o texto que li e a palestra e confirmo que conheço muito
pouco, pouco mesmo, da maioria dos assuntos discutidos. Vergonha de
ser tão "superficial" no conhecimento que, como católica,
deveria saber. Terei que ler/estudar, mas fiquei tão desorganizada
depois do AVC que tudo fica atrapalhado. Obrigada caro Professor, que
honra conhecê-lo!!!! 4. 5; 5. Sim. RESP.: Cuidado, eu não
mencionei a antroposofia durante a palestra. Foi o Nilson que a mencionou
depois. Não a mencionei e nem seu autor, Rudolf Steiner, por
não querer dar a impressão de que estava fazendo proselitismo.
A antroposofia é uma concepção de mundo de uma
imensidão enorme; minha palestra foi inspirada nela, mas o que
toquei dela foi quase nada. Se tiver curiosidade, estude-a. Sim, quem
se identifica com quase qualquer religião tem muita dificuldade
de aceitar ideias diferentes sobre a parte espiritual, pois as religiões
são em geral dogmáticas. Mas o mais importante é
que, como mostrei, o espiritual no ser humano pode ser compreendido,
o que não é abordado nas religiões em geral, pois
dirigem-se aos sentimentos -- e perderam a concepção do
que é espiritual no ser humano e no universo. Porém, o
ser humano moderno deveria ansiar por compreender, e não aceitar
cegamente, pois isso fere sua liberdade. Conheço duas religiões
que não são assim; eu não pertenço a nenhuma,
tenho religiosidade e não religião. Sim, é importante
conhecer todas as religiões. Só se pode ser realmente
tolerante com as religiões se elas são conhecidas e compreendidas.
O Nilson mencionou a "trimembração do organismo social"
de R. Steiner, e disse que o que eu apresentei foi "uma oitava
abaixo". Ele acertou em cheio. O que há entre as duas trimembrações
não é uma coincidência: a trimembração
da entidade humana é a base para a trimembração
social. No seu livro básico sobre trimembração
social (Os pontos centrais do organismo social), Steiner menciona
que se a sociedade for organizada baseando-se na constituição
humana, ela será estável e saudável como o organismo
humano -- afinal, com tantos vírus e bactérias em todo
lugar e más influências psicológicas, teoricamente
não deveríamos sair do hospital e da unidade de psiquiatria,
não é verdade? Mais uma coisinha: o Nilson disse que o
Steiner tinha partido do lema da Revolução Francesa "Liberdade,
igualdade e fraternidade". O que o Steiner fez foi reconhecer que
as partes desse lema deviam ser aplicados a membros distintos da sociedade,
cada um com sua característica principal, assim como no ser humano
membros, tronco e cabeça, são distintos, com atividades
principais próprias, mas interagem entre si e sua integração
forma a unidade do organismo. Sinto pelo seu AVC, mas pelo visto você
se recuperou muito bem, parabéns!
1. 28/2/17, palestra presencial na Lapinha, Lapa, PR.
- [1] Tudo. Oração da serenidade. [2] Como me exercitar
para ser melhor. [3] Absolutamente sensacional, irei para casa com muito
mais vontade de ser, pensar, querer e sentir de forma mais equilibrada
possível. RESP.: Para ser melhor, é importante
ter uma noção profunda do que é o ser humano e
sua missão. O ser humano tem duas missões importantes:
a primeira é desenvolver a liberdade exterior e a interior (livre
arbítrio) - não tive tempo de falar sobre eles. A segunda
é devolver, a partir da liberdade, o amor altruísta. Note
como o contrário, o egoísmo e a ambição.
estão destruindo a natureza e a humanidade. Portanto, você
pode se exercitar em dar liberdade aos outros, e praticar você
mesma/o o amor altruísta - fazer o bem sem absolutamente nenhum
interesse pessoal. Por exemplo, minha palestra foi uma doação
nesse sentido. Você também fará um aperfeiçoamento
pessoal se começar a reconhecer que há algo de não
físico por detrás de todas as coisas, especialmente os
seres vivos. Atenção, os animais têm uma parte de
nossa alma, pois tênsações e sentimentos. Mas não
têm sentimentos elevados, como a compaixão (qualquer manifestação
dela neles é instintiva), não pensam. Nâo têm
um querer elevado como o nosso, por exemplo nos ideais.
- [1] A serenidade, não deixar a vontade ser superior. [2] Espiritualidade
x religiosidade. [3] Temos que ter continuação. RESP.:
Espiritualidade e religiosidade deveriam ser a mesma coisa; no entanto,
as duas palavras estão sendo aplicadas de maneiras diferentes,
por exemplo associando-se a segunda a alguma religião instituída.
- [1] Que a alma é individual e o espírito é um
conceito universal. [2] O querer é sem consciência??? Por
que então é individual? [3] Uma pena ter que responder
tudo rápido. Preciso digerir e pensar sobre tudo o que aprendi.
Simplesmente eu adorei!! RESP.: Oespírito é capaz
de captar conceitos universais; tanto ele como a alma podem ser conceituados
de maneira universal, como tentei fazer. A origem do querer é
profundamente inconsciente. Mas uma vez se manifestando, podemos nos
conscientizar dele. Por exemplo, no exercício de levantar um
braço, você tomou uma decisão. Como essa decisão
foi tomada? Depois de tomada essa decisão, você se conscientizou
dela. O querer se manifesta numa ação (pode ser mental,
de se concentrar o pensamento). Por causa disso, você levantou
o braço. Mas essa ação foi totalmente inconsciente
- você não sabe como o braço se levantou. O querer
é individual pois você é que tomou a decisão
de levantar o braço. Você não pode forçar
outra pessoa a querer levantar o seu braço ou o dela; no último
caso, a não ser por condicionamento, como faz a propaganda. Ou
lavagem cerebral.
- [1] Alma e espírito não são físicos. Sensações
com alma. Corpo percepção. O conceito é universal
e espiritual. A alma é individual. [3] Muito profundo.
- [1] Que somos corpo, alma e espírito. Pensar, querer e sentir.
[2] Muitas. [3] Fantástica a aula. Me dá vontade de continuar
nossos estudos.
- [1] Nunca tinha pensado no conceito. [3] Amei, difícil responder
em pouco tempo. Muito bom.
- [1] Diferenças entre alma e espírito. [2] Diferença
entre alma e psiquê. [3] A alma é imoral? Nilton Bonner
(autor). RESP.: Pelo que conheço da psique na psicologia,
acho que ela pode ser considerada como sendo a alma como eu expus, desde
que não se considere que a psique é física, por
exemplo gravada no cérebro. Mas acho que as caracterizações
que transmiti são mais claras do que o que eu já li sobre
a psique. Note que para completar uma visão sobre o ser humano
eu deveria mostrar de onde vem a vida (processos vitais) e a memória.
Mas isso exigiria outra palestra. A moral vem do espírito, e
não da alma. A alma pode ser imoral, mas em geral ela não
é totalmente imoral. Uma ação é imoral se
vai contra o que é verdadeiro no mundo espiritual. Por exemplo,
é verdadeiro no mundo espiritual que devemos desenvolver a liberdade;
portanto, cercear a liberdade de uma pessoa sadia é imoral (portanto,
a propaganda é algo imoral; não confundir com a divulgação
honesta de um produto, que chamo de promoção). É
necessário um aperfeiçoamento anímico para se sublimar
a imoralidade. Sobre esse aperfeiçoamento, veja meu artigo
www.ime.usp.br/~vwsetzer/antrop/artigo-disposicoes-animicas.htm
Li o livro do Bonner e assisti a peça. A impressão que
tive é que ele não tem uma conceituação
clara do espírito.
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