Programa Opcional

Não estou endendendo o objetivo do programa opcional, pois, da forma como está resolvido o exemplo, eu acho que não há mais nada a se fazer. É apenas para lermos os dados num arquivo qualquer e reescrever esses dados em outro arquivo, de forma diferente? Ou é para imprimirmos as distâncias, alturas e coordenadas do receptor calculadas no ep2, além dos dados de entrada?

Se os dados já estavam num arquivo chamado entrada.txt, por que reescrevê-los no arquivo saida.txt? Isso tem alguma aplicação prática? Não ocuparia mais espaço no disco?
Ricardo Benedito.