Na Figura mostramos o ``data path'' (parte da CPU contendo a ALU e suas entradas e saídas) de uma microarquitetura.
A microarquitetura contém 16 registradores, denominados PC, AC, SP,
etc., conforme mostra na figura. Esses registradores formam a chamada
``memória rascunho'', somente acessível no nível de
microprogramação. Os registradores denominados 0, +1 e -1 são
usados para conter as constantes indicadas. A saída de cada
registrador pode ir a um ou ambos os barramentos e . Cada
registrador da memória rascunho pode ser carregado através do
barramento .
Os barramentos e alimentam uma ALU de 16 bits que pode realizar 4 funções:
A função da ALU a ser realizada é especificada por 2 sinais
de controle e . A ALU gera 2 sinais de controle de saída:
(indicando se a saída da ALU é negativa) e (indicando se a
saída da ALU é zero).
A ALU entra num ``shifter'', capaz de deslocar a entrada de 0 ou 1
bit para esquerda ou direita, conforme os sinais de controle e .
É possível realizar, por exemplo, um deslocamento para esquerda
de 2 bits de um registrador R da memória rascunho, computando R+R
na ALU (equivale a deslocar de 1 bit para esquerda) e depois deslocar
mais 1 bit no shifter.
Os barramentos e alimentam a ALU através de dois registradores
de entrada, denominados `` latch'' e `` latch''. A carga desses
dois registradores é controlada pelos sinais de controle e .
Para comunicação com a memória, temos os registradores e . O pode carregado do latch, em parelelo com uma operação da ALU. O sinal controla a carga do . A saída do shifter pode entrar na memória rascunho, ou entrar no , ou ambos. A carga de um valor do shifter para é controlada por . Os sinais e indicam leitura e gravação da memória (também usaremos os nomes e , respectivamente). No caso de leitura, o valor, lido para , também pode ir ao lado esquerdo da ALU através do multiplexador AMUX. O sinal Ao controla se a entrada esquerda da ALU vem do latch ou do . A microarquitetura apresentada é análoga a de várias pastilhas ``bit-slice'' do mercado.