next up previous
Next: Estados Up: Lógica Sequencial Previous: Registradores e contadores

Síntese de um circuito sequencial por PLA

Vejamos um exemplo em que um circuito que controla o funcionamento de um semáforo num cruzamento. Conforme a Figura 2.5, uma rodovia expressa é intersectada por uma estradinha pouco movimentada. Um semáforo SemRod controla a rodovia e um semáforo SemEst controla a estradinha.

\begin{figure}
\begin{verbatim}\vert \vert \vert Estradinha
\vert \vert \ver...
...vert
\vert \vert \vert
\vert \vert \vert
Figura 2.5\end{verbatim}\end{figure}



Sensores C são colocados na estradinha, em posições indicadas na figura, para detectar a presença de carros. Na ausência de carros detectados por C, o semáforo SemRod deve permanecer verde. Quando o sensor C for igual a 1 (indicando a presença de carros na estradinha), SemRod vai passar par amarelo, permanece amarelo por um tempo de duração Tcurto, e então passa para vermelho. É claro que nesse instante SemEst deve mudar para verde, abrindo o sinal para os carros da estradinha. SemEst deve permanecer verde apenas se C continua detectando passagem de carros na estradinha, mas nunca por um tempo superior a Tlongo. Passado este período Tlongo, ou C não detecta mais carros, SemEst deve mudar para amarelo (por uma duração Tcurto), depois para vermelho, quando então SemRod passa novamente para verde. SemRod não deve ser interrompido pelo tráfego na estradinha antes de ter decorrido um período de tempo igual a Tlongo.

No diagrama da Figura 2.6 temos 4 estados.

\begin{figure}
\begin{verbatim}RodVerdeRodAm. EstAm.EstVerdeFigura 2.6\end{verbatim}\end{figure}



O sinal TL = 1 após a passagem de um tempo Tlongo; o sinal TC = 1 após a passagem de um tempo Tcurto. Um temporizador ou ``timer'' é usado para cronometrar o tempo decorrido. O ``timer'' é disparado pelo sinal DISPARA, començando a contar o tempo a partir de zero. O circuito a ser projetado tem as entradas C, TL e TC, e produz as saídas DISPARA, SemRod e SemEst. Naturalmente, o estado presente e o estado próximo também participam no circuito.

A Figura 2.7 mostra a tabela de transição.

\begin{figure}
\begin{verbatim}-----------------------------------------------...
...------------------------------------------
Figura 2.7\end{verbatim}\end{figure}



A Figura 2.8 mostra a mesma coisa, porém com os estados, entradas e saídas devidamente codificadas. As codificações usadas são:



Subsections
next up previous
Next: Estados Up: Lógica Sequencial Previous: Registradores e contadores
Siang Wun Song
2001-09-19