http://www.ime.usp.br/~song/diretor/mestprof.html

Mestrados Profissionalizantes

Um breve histórico

A implantação do Mestrado Profissionalizante foi determinada pelo Conselho Superior da CAPES, através da Portaria No. 47, de 17 de outubro de 1995, com base num documento intitulado "Mestrado no Brasil - A Situação e uma Nova Perspectiva".

Em 9 de setembro de 1998, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação encaminhou às Unidades solicitação para que sejam promovidas discussões do assunto no âmbito da Unidade. Acompanha a solicitação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação um documento da CAPES sobre o Mestrado Profissional assinado pelo Prof. Abílio Baeta Neves, Presidente da CAPES.

Reprodução do preâmbulo do documento acima referido:

" Há algum tempo vinha sendo discutida no âmbito da CAPES a necessidade de acolher em sua sistemática de avaliação propostas de cursos de pós-graduação voltadas mais diretamente às necessidades do mercado de trabalho. No corrente ano, foi designada pelo Sr. Presidente da CAPES uma comissão constituída pelos Professores: Silvino Joaquim Lopes Neto (Direito - UFRGS); Luiz Bevilacqua (Engenharia Mecânica - UFRJ); Tânia Fischer (Administração - UFBA); Jacques Marcovitch (Administração - USP); Virgílio Augusto F. Almeida (Computação - UFMG); Edson de Oliveira Nunes (Direito - Cândido Mendes), e presidida pelo Professor Darcy Dillenburg, Diretor de Avaliação. Essa comissão elaborou documento intitulado "Mestrado no Brasil - A Situação e uma Nova Perspectiva" que deu origem a uma proposta da Diretoria ao Conselho Superior da CAPES, intitulada "Programa de Flexibilização do Modelo de Pós-Graduação Senso Estrito em Nível de Mestrado". A proposta teve aprovação no Conselho, e resultou na Resolução no. 01/95, publicada pela portaria no. 47, de 17/10/1995. "

No IME, alguns docentes do MAC vêm participando, desde 1998, de um programa de mestrado profissionalizante na área de Engenharia de Software do IPT, através de um convênio entre IPT e USP.

Uma proposta mais recente é o mestrado profissionalizante em Modelagem Matemática e Finanças, um programa conjunto entre IME e FEA. Mais detalhes podem ser obtidos na página:

Modelagem Matemática e Finanças (da homepage do Prof. Henrique Dreifus).

Portaria CAPES de 16/12/1998

A portaria no. 080, de 16 de dezembro de 1998 (clicar aqui) dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências, revogando-se a portaria no. 47 de 17 de outubro de 1995.

Outras informações:

Debate sobre mestrado profissionalizante divide cientistas (Fonte: Jornal da Ciência - SBPC)

Siang W. Song
2 de junho de 1999


Retorne à homepage da diretoria do IME/USP

Last modified: Wed Jan 17 08:22:48 BRDT 2001