Dificuldade com Java

Olá Pessoal,

Este é meu primeiro programa em JAVA e também meu
primeiro programa em uma linguagem orientada a objetos
e estou meio perdida, precisando de ajuda !

Vou dar um overview do que estou pensando para ver se
vocês conseguem me ajudar a encaixar as peças soltas!

Inicialmente estou pensando em criar uma classe
Barbearia que implementaria o monitor (ou seja,
metodos cortaCabelo, proximoCliente, corteTerminado, e
tudo que for necessário para que eles funcionem como
um monitor com n condicoes), além disso essa mesma
classe teria um método main() que iniciaria a execucão
do programa e iniciaria  N Threads de Barbeiros e K
Threads de Clientes.

A classe Barbeiro e a Classe Cliente seriam
simplesmente uma subclasse de Thread cujo método run()
seria redefinido para chamar os metodos do monitor
Barbearia.

Parece tudo muito bonitinho mas eu não sei como fazer
para "chamar" ou "invocar" os métodos da classe
Barbearia! Para mim precisaria ter uma única instância
da classe Barbearia acessivel pelos objetos clientes e
barbeiros para poder invocar os métodos e não sei como
fazer isso?

Por favor, me ajudem !

Obrigadão,
Raissa