Re: não executou só com o nome do executalvel

Alexandre Pitta Guedes writes:
> Realmente eu n?o entendi muito bem o que
> voc? disse, provavelmente porque eu n?o
> uso mesmo o KDE. Estou usando o Gnome.
> Ai v?o as informa??es que n?o sei se s?o uteis ou n?o:
>
> Uso Red Hat 8. GNOME 2.0.
> Estava tentando compilar de um terminal aqui "gnome-terminal 2.0.1".

Hmmm... sinceramente eu nunca usei o gnome-terminal. Mas com certeza é
problema do PATH. Tente digitar:
[foo]$ echo $PATH
e veja se tem algo assim:
/usr/bin:/bin:/usr/sbin:BLABLABLA:./:BLABLA
                                  ^^
Se a saída desse comando não tiver o "./" como acima, o seu Linux não
verificará no diretório atual por programas que vc chamar. Esse é,
inclusive, o comportamento padrão do Linux.
Verifique o seu .bashrc (ou .profile, ou .bash_profile, dependendo do seu
Linux). Se ele tiver uma linha parecida com:
export PATH=BLABLABLA:./:BLABLABLA
então é problema de configuração dp gnome-terminal, mesmo.
Se não tiver a tal linha, então coloque uma assim:
export PATH=$PATH:./
Ok?

> Com isso ai d? para descobrir a solu??o?
>
> valeu pela ajuda, arthur. Manow, num sabia que sue nome era arthur... hehehe

Hehe, quase ninguém sabe. ;-P

> Outra duvida, agora bem sobre a materia:
>
> tem um arquivo na pagina do prof que l? da entrada padr?o e manda para
> saida padr?o.
>
> as primeiras linhas desse codigo ?:
>
> section         .bss
> buf             resb    4096
> buflen          equ     $-buf
>
> Queria saber se alguem pode me explicar o que ? esse .bss (conhecia .data e
> .text)

BSS significa Block Starting Symbol, e é aí que você "aloca" blocos de
memória e define símbolos para eles (no caso, você alocou 4096 bytes e
deu o "símbolo" de buf para o começo desse bloco).
É no .bss que você define partes não inicializadas da memória.

No .data você define as partes inicializadas, como:
section .data
   msg db "Hello world!", 0xA

Entendeu? :-)

> e o que ? esse $-buf

O "$" aponta para a posição da memória seguinte à última que você
alocou. Dessa forma, "$-buf" significa algo como "posição do final de
buf menos posição do início de buf", ou seja, o comprimento de buf.

Esquematizando:

            buf                           $
             |                            |
Memória: ----|---------------------------|-------------------
             \___área que vc reservou____/
                 de tamanho ($ - buf)

Hmmm... acho que ficou meio confuso, hehe... será que ajudei?

> Valeu pela ajuda, pessoas humanas!
                            ^^^^^^^
                            Ahn? ;-P

Abraços,
Arthur Biazon Machado   <messias@linux.ime.usp.br>

Computers are like airconditioners:
  They stop working properly if you open windows.