Departamento de Ciência da Computação - IME - USP

MAC2166 Introdução à Computação

Escola Politécnica

Instruções para entrega de EPs escritos em Python

 

  A entrega de cada exercício-programa deve respeitar as seguintes instruções.

  1. (Cabeçalho) O exercício-programa deve ter um cabeçalho com o seguinte formato:
    """
      AO PREENCHER ESSE CABEÇALHO COM O MEU NOME E O MEU NÚMERO USP,
      DECLARO QUE SOU O ÚNICO AUTOR E RESPONSÁVEL POR ESSE PROGRAMA.
      TODAS AS PARTES ORIGINAIS DESSE EXERCÍCIO PROGRAMA (EP) FORAM
      DESENVOLVIDAS E IMPLEMENTADAS POR MIM SEGUINDO AS INSTRUÇÕES
      DESSE EP E QUE PORTANTO NÃO CONSTITUEM DESONESTIDADE ACADÊMICA
      OU PLÁGIO.
      DECLARO TAMBÉM QUE SOU RESPONSÁVEL POR TODAS AS CÓPIAS
      DESSE PROGRAMA E QUE EU NÃO DISTRIBUI OU FACILITEI A
      SUA DISTRIBUIÇÃO. ESTOU CIENTE QUE OS CASOS DE PLÁGIO E
      DESONESTIDADE ACADÊMICA SERÃO TRATADOS SEGUNDO OS CRITÉRIOS
      DIVULGADOS NA PÁGINA DA DISCIPLINA.
      ENTENDO QUE EPS SEM ASSINATURA NÃO SERÃO CORRIGIDOS E,
      AINDA ASSIM, PODERÃO SER PUNIDOS POR DESONESTIDADE ACADÊMICA.
    
      Nome :
      NUSP :
      Turma:
      Prof.:
    
      Referências: Com exceção das rotinas fornecidas no enunciado
      e em sala de aula, caso você tenha utilizado alguma refência,
      liste-as abaixo para que o seu programa não seja considerado
      plágio ou irregular.
    
      Exemplo:
      - O algoritmo Quicksort foi baseado em
      http://wiki.python.org.br/QuickSort
    
      """
    
      [Seu programa]
    
    

     

  2. (Plágio) O exercício-programa é estritamente individual. Exercícios plagiados (copiados, colados), com ou sem eventuais disfarces, receberão nota ZERO, inclusive o original, se é que existe um. Como descrito nas Informações Gerais, cada aluno envolvido terá uma redução de 0,3 no coeficiente α e receberá uma advertência.

      Plágio é um comportamento que contraria as regras de nossa disciplina e o Código de Ética da USP. Destacamos o seguinte artigo:

    Artigo 23 - É vedado aos membros do corpo discente e demais alunos da Universidade:
    [...]
    II. lançar mão de meios e artifícios que possam fraudar a avaliação do desempenho, seu ou de outrem, em atividades acadêmicas, culturais, artísticas, desportivas e sociais, no âmbito da Universidade, e acobertar a eventual utilização desses meios.

     

  3. (Versão do Python) Usaremos para corrigir os programas uma instalação de python conforme descrito na página de MAC2166 no e-Disciplinas. Se você utilizar algum outro interpretador ou ambiente para desenvolver seu programa, antes de entregar verifique se o seu programa tem extensão .py e executa corretamente em uma instalação como a recomendada. Por exemplo, se você usa notebooks do iPython (que trabalha com arquivos de extensão ipynb), exporte o conteúdo do notebook para o um arquivo .py.

     

  4. (Entregas dos EPs) Para a entrega do EP, você precisa estar cadastrado no e-Disciplinas. Após abrir uma sessão (digitando o seu no. USP e senha), escolha opção "Exercício-Programas" e depois clique no EP correspondente.
    Você pode entregar o EP quantas vezes quiser até as 23h59 do último dia do prazo de entrega.
    A última versão entregue é aquela que será corrigida. Encerrado o prazo, não serão mais aceitos EP's.

     

  5. (EP atrasado) Não são aceitos exercícios atrasados. Não deixe para entregar o seu EP na última hora. Para prevenir imprevistos como queda de energia, problemas com o sistema, problemas com a sua conexão com a internet, sugerimos que a entrega dos exercícios sejam feitas pelo menos um dia antes do prazo determinado.

     

  6. (Erros de sintaxe) Exercícios com erros de sintaxe receberão nota ZERO. (Em caso do exercício ser plagiado, como descrito nas Informações Gerais, cada aluno envolvido terá uma redução de 0,3 no coeficiente alfa e receberá uma advertência.) Antes de entregar seu EP, sempre verifique se o código está executando sem erros.

     

  7. (Sistema de entrega) Você deve digitar o seu código diretamente no editor do Laboratório Virtual de Programação (do inglês Virtual Programming Lab - VPL) da atividade correspondente no e-Disciplinas, ou seja, no próprio navegador.

    Ao clicar no VPL da atividade pela primeira vez, caso o arquivo não tenha sido previamente criado pela equipe de professores, deverá ser informado o nome do arquivo do programa fonte, sempre com a extensão .py, como, por exemplo, meuep.py. O arquivo deve ter o nome indicado no enunciado da tarefa.

    O vídeo abaixo apresenta as intruções de envio e de edição no VPL:

     

  8. (Consistência dos dados) O seu programa não precisa fazer consistência dos dados de entrada. Isto significa que se, por exemplo, o seu programa pede um número entre 0 e 5 e o usuário digita um número negativo, uma letra, um cifrão, uma arroba,  . . . , o seu programa pode travar o computador ou gerar um erro em tempo de execução sem ficar envergonhado.

     

  9. (Dúvidas) Você pode tirar dúvidas com os professores e monitores através do fórum de dúvidas no e-Disciplinas ou através dos plantões de dúvidas dos monitores.

    Por razões óbvias para prevenir plágio, não deverão ser postadas no fórum de dúvidas mensagens contendo código de programas dos EPs. Mensagens contendo código de programas dos EPs serão removidas e quem as postou terá uma penalização.

     

  10. (Leiaute e documentação) Programas devem ser entendidos não só por computadores mas também, e principalmente, por seres humanos. Se você está à procura de sugestões sobre como indentar e comentar o seu programa em Python, elas podem ser encontradas nas seções Leiaute do Código e Comentários do Guia de Estilo para Códigos Python da Python Software Foundation.

     

     

     


    Last modified: Wed Feb 28 19:33:37 BRT 2024