Como jogar

1. Rodando o jogo

Para rodar o jogo, execute o script run.sh.
 

2. Definindo o número de jogadores

Após iniciar a rodar o jogo, surge a seguinte tela:

Nesta tela, o número de jogadores a participar do jogo deve ser definido, para isso, digite o número na caixa Número de jogadores e clique no botão Prosseguir.
 

3. Criando o mapa do jogo

Após definir o número de jogadores, surge uma tela como a seguinte:

Nesta tela, deve ser definido o mapa a ser utilizado na partida. 

3.1. Criando um novo mapa

  1. No menu mapa, clique em novo.
  2. Em x, digite a dimensão horizontal do mapa (em setores); em y, digite a dimensão vertical do mapa (em setores) e clique em confirmar para criar o mapa com as dimensões dadas.
  3. Para cada setor do mapa, defina o custo e o fundo desejado e clique no botão confirma. Mais fundos podem ser adicionados acrescentado-se outras imagens no diretório imagens/fundos/.
  4. Após definir o custo e o fundo de todos os setores, clique em Prosseguir.

3.2. Navegando por um mapa

Use os botões com seta para cima, para baixo, para direita ou para esquerda para movimentar a tela em um setor. Use os botões com seta dupla para movimentar uma tela inteira na direção e sentido desejados.

3.3. Definindo as propriedades de um setor do mapa

Para definir o custo e o fundo (terreno) de um setor, clique sobre ele no mapa e digite um valor em custo e selecione um dos fundos existentes na lista fundo. Mais fundos podem ser adicionados acrescentado-se outras imagens no diretório imagens/fundos/.

3.4. Salvando um mapa

Para salvar um mapa, no menu mapa, clique em salvar, defina um nome para o mapa e clique em salvar.

3.5. Carregando um mapa existente

Para carregar um mapa existente, no menu mapa, clique em carregar, selecione o mapa e clique em carregar
 

4. Criando tipos de unidades

Após definir o mapa da partida, surge a seguinte tela:

Nesta tela, devem ser definidas os protótipos de unidades que poderão utilizados pelos jogadores. Pode-se criar um novo protótipo e ainda salvá-lo no disco, ou carregar protótipos do disco e alterá-los para uso nesta partida. Depois de definir os protótipos, clique no botão prosseguir.

4.1. Criando um novo protótipo de unidade

Para criar um novo protótipo de unidade, clique no botão novo e na janela Criar nova Unidade, entre com seguintes informações:
  • Nome: nome da unidade.
  • Pts de vida: pontos de vida da unidade. Uma unidade só pode permanecer no jogo enquanto os seus pontos de vida forem maior que 0.
  • Precisão: precisão que a unidade tem em seus ataques. Quanto maior a precisão, maior será a chance de acertar outras unidades com um ataque.
  • Pts de movimento: pontos de movimento da unidade. Quanto maior esse número, maior a capacidade da unidade de se movimentar pelo mapa.
  • Figura: imagem que representará a unidade na tela do mapa. Mais figuras podem ser acrescentadas à lista adicionando-se novas imagens ao diretório imagens/unidades/.
  • Açoes: as ações que a unidade poderá executar. Para adicionar uma ação, selecione-a na lista da esquerda e clique no botão incluir. Para remover uma ação, seleciona-a na lista da direita e clique no botão excluir.
Após entrar com essas informações, clique no botão confirmar.

4.2. Alterando um protótipo de unidade

Para alterar um protótipo de unidade, selecione-o na lista e clique no botão alterar, surgirá uma janela como a mostrada a seguir:

Faça as alterações que desejar e clique no botão confirmar para efetivá-las.

4.3. Removendo um protótipo de unidade

Para remover um protótipo da lista, selecione-o e clique no botão remover.

4.4. Carregando um protótipo de unidade do disco

Para carregar do disco um protótipo de unidade salvo anteriormente, clique no botão carregar; na janela Carregar, selecione o arquivo que descreve o protótipo e clique no botão Carregar.

4.5. Salvando um protótipo de unidade

Para salvar um protótipo de unidade para um arquivo, permitindo usá-lo depois em outras partidas, selecione-o na lista e clique no botão salvar. Na janela Salvar, forneça um nome de arquivo e clique no botão Salvar.
 

5. Definindo número de unidades para os jogadores

Definidos as unidades que poderão ser usadas na partida, surgirá a tela Número de unidades:

Nesta tela, deverá ser definido o número máximo de unidades que cada jogador pode ter na partida. Esse número pode ser definido de duas formas:

  • Todos os jogadores com mesmo número de unidades: Ative a caixa Mesmo número de unidades para todos, digite o número desejado em Número de unidades e clique no botão OK.
  • Cada jogador com um número próprio de unidades: Desative a caixa Mesmo número de unidades para todos e, para cada jogador, selecione-o na lista, digite o número de unidades do jogador em Número de unidades e clique no botão OK.
Quando terminar de definir o número de unidades dos jogadores, clique no botão Prosseguir.
 

6. Escolhendo as unidades de cada jogadores

Após definir o número de unidades dos jogadores, na tela seguinte deve-se definir quantas unidades de cada tipo os jogadores usarão na partida. Para fazer isso:
  • Para adicionar unidades de um tipo, selecione-o na lista da direita, clique no botão incluir e digite a quantidade a ser adicionada. Somente será possível incluir ao todo, o número máximo de unidades definido para o jogador. O número de unidades que ainda podem ser incluídas aparece na caixa Restantes.
  • Para remover todas as unidades de um tipo, selecione-o na lista da esquerda e clique no botão excluir.
  • Quando terminar, clique no botão prosseguir para ir para o próximo jogador ou para a próxima tela.

7. Posicionando as unidades

Escolhidas as unidades de cada jogador, agora elas devem ser posicionadas no mapa, numa tela como a mostrada a seguir:

Uma unidade do jogador é sempre posicionada no mapa automaticamente, de forma aleatória. Cabe ao jogador posicionar as demais unidades. Porém, as unidades devem ficar a uma distância próxima. Essa distância é evidenciada no mapa pelos setores que aparecem em tons mais claros.
Para posicionar uma unidade, selecione-a na lista e clique no botão Incluir. Em seguida, clique na posição do mapa (dentro do limite permitido) na qual deseja colocar a unidade. Se desejar reposicionar uma unidade, desde que não seja a unidade posicionada automaticamente, selecione-a na lista e clique em Remover para retirá-la do mapa e posicione-a novamente na localização desejada.
Quando terminar de posicionar as unidades, clique no botão Prosseguir para passar a vez para o próximo jogador.
 

8. Iniciando o jogo

Posicionadas as unidades, o jogo pode ter início. A ordem dos jogadores é sorteada e em cada turno, os jogadores poderão mover suas unidades uma única vez e executar uma única ação por unidade. Após mover e executar ações com as unidades, clique no botão Terminar turno para passar a vez para o próximo jogador.

8.1. Movimentando uma unidade

Para movimentar uma unidade, selecione-a na lista e clique no botão Mover. A área mais clara representam os setores para os quais a unidade pode mover, de acordo com seus pontos de movimento e o custo de cada setor. Clique na posição para a qual a unidade deve se mover.

8.2. Executando uma ação de uma unidade

Para que uma unidade execute uma ação, selecione-a na lista de unidades e clique no botão Agir. Em seguida, selecione uma das ações que a unidade pode executar e clique no botão OK. Será exibida no mapa uma área em tom mais claro representando os setores nos quais se pode colocar o foco da ação. Ao colocar o foco da ação numa dass posições permitidas, uma área formada por setores com contorno vermelho pode surgir, indicando os setores que serão atingidos pela ação. Clique no setor que será o foco da ação para executar a ação. Os resultados da ação sobre as unidades nos setores atingidos podem ser vistos no terminal (esta é uma das coisas que poderiam ser mudadas futuramente :-) ) .

 

9. Fim do jogo

O jogador que tiver todas as suas unidades elemindas estará fora do jogo. O jogo termina quando só restar um único jogador e este será o vencedor.