[Prévia cron] [Próxima Cron] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto] [Índice de autor]

Re: Programando para XWINDOWs

> Olah pessoal,
>
> Eu gostaria de saber, onde eu consigo documentacao sobre como programar em
> modo grafico no Linux, usando a interface X (o gerenciador que estou
> usando eh o FVWM).

Olá Demerson.
A Programação para o X é levemente complicada, mas nada muito
impossível. Também sou iniciante nisso, e aqui vou passar algumas coisas
básicas, vou inclusive passá-las para a lista, pois acho que são noções
interessantes para quem quer se aprofundar no assunto (Já que foram
escritas por um também leigo).
Existem duas maneiras de se programar para X, a mais complicada é usando
a Xlib diretamente (biblioteca de desenvolvimento do X), para isso
recomendo algum livro de consulta (Um dos que mais gostei e utilizo
frequentemente é o Xlib Programming Manual, de Adrian Nye, Ed. O'Reilly
& Associates).
Uma maneira mais fácil para se aprender é utilizar uma Toolkit. Você já
deve ter visto programas que precisam de GTK, Motif, QT, etc... Pois
então todas essas são bibliotecas prontas que tornam a programação mais
fácil. Por exemplo, ao invés de utilizar várias linhas de código para
criar uma janela e definir todos seus atributos, vc utilizaria apenas
uma funcão de um toolkit.
A Xlib provê funcões de nível bem baixo para se criar programas, e
apesar de eles (dependendo da estrutura do programa) geralmente criarem
aplicativos muito mais rápidos, não é uma opção que eu aconselharia para
algo não muito complexo (Tela para entrada de dados, etc).
Eu e mais umas pessoas estamos atualmente trabalhando num window manager
que utilizará XLib para as funções de nível baixo (capturar eventos do
mouse, criar janelas para os programas, etc) e a Toolkit XStep para as
telas de aviso, configuração, etc.
Este toolkit foi desenvolvido por um amigo meu de curitiba, que também
participa do projeto. Ele escreveu um texto interessante que me ajudou
bastante para começar a entender a estrutura do X-Server e um básico de
programação, desde como funciona a Xlib, até como utilizar o XStep.
Este texto pode ser encontrado em http://xstep.dhs.org/programacao-x/
(Está em português, para facilitar a vida de muitos).
E a página principal dele é http://xstep.dhs.org

Espero que tenha ajudado.
Guilherme Barile