[Prévia cron rev] [Próxima Cron rev] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico reverso] [Índice de assunto] [Índice de autor]

Re: Dúvidas de Lógica

Oi Pessoal,
   Feliz ano-novo.
   Surgiram mais dúvidas da primeira lista, que respondo abaixo. Sugiro
mandar sempre as perguntas para a lista de discussão, embora eu sempre
responda para a lista.
   Abraços,
 Vinicius  <vclopes@linux.ime.usp.br>

On Mon, 30 Dec 2002, Anderson Ickowzcy wrote:

> Vinicius,
>
> Sou aluno do curso de Lógica da POLI, e tenho algumas dúvidas.
> No exercício 12, eu posso utilizar propriedades de potência, como
> 2^(n+p)=(2^n).(2^p) e que 2 elevado a um inteiro é um inteiro?

Sim, pode. Na verdade, é o único jeito de fazer. Aproveitando a pergunta,
notem que a função está bém definida, ou seja, 2 elevado a um inteiro _ é_
um racional _não-nulo_. (2 elevado a -1 não é inteiro !!!)

> No exercício 16, eu devo mostrar uma bijeção de forma explicita (f(x)=...),
> ou é suficiente mostrar que existe uma bijeção?

Sim, deve-se mostrar uma bijeção explicitamente. Esse é o sentido de
"Construa". No caso, é bem mais fácil que por meios indiretos...

> Também gostaria de saber se existe alguma "dica" para resolver os exercícios
> 14 e 15

No exercício 14, considere expansões decimais (é um truque com as casas
decimais) e use o Ex. 13. Idem no 15: use casas decimais e xerete o Ex. 9.

> e se, na definição de seqüência do exercício 17, eu devo considerar
> seqüências infinitas e a seqüência nula.

Seqüências finitas, incluindo aquela nula ou vazia que indiquei na lousa
como \lambda. Esse é um exercício, na verdade, de Computação, e não há
computador que opere com palavras infinitas (ainda).