next up previous
Next: Especificações da implementação do Up: MAC 2301 Laboratório de Previous: Sistemas de multiprogramação

Descrição do modelo simplificado a ser simulado

Este exercício-programa trata de uma aplicação de filas na simulação de um timesharing computer system. O modelo a ser simulado é esquematizado pela Figura 1.

Figura: Ilustração do sistema timesharing que será simulado.
\begin{figure}\begin{center}
\epsfbox{ep2fig1.ps}\end{center}\end{figure}

Um fato importante a ser notado através da figura é que vários usuários e seus processos estão compartilhando os recursos do computador simultaneamente. Como temos apenas uma CPU e cinco impressoras esses recursos devem ser compartilhados entre os usuários.

Cada processo executado no computador pertence a uma das classes: Classe 1 ou Classe 2.

Quando um processo é ativado, ele é colocado na fila de sua classe, onde fica esperando até poder entrar na fila da CPU.

As regras para um processo entrar na fila da CPU são as seguintes2:

a)
Um processo de Classe 1 sempre tem prioridade.

a)
Um processo de Classe 2 só entra na fila da CPU se a fila da Classe 1 estiver vazia ou os últimos quatro processos que entraram na fila da CPU eram de Classe 1.
A utilização da CPU é dividida em intervalos de tempo (o chamado ciclo de intervenção do sistema timesharing que é igual a um QUANTA) com duração máxima fixada. No início de cada ciclo, a CPU passa a executar o processo que está no início de sua fila. Se, ao término do atual ciclo, a execução desse processo não for completada, ele retorna para o fim da fila da CPU. Se a execução de um processo terminar durante um ciclo, ele vai para a fila das impressoras, o ciclo termina e a CPU passa a executar o processo que está no início de sua fila.

Existe uma única fila para as cinco impressoras. Quando alguma impressora fica disponível, o primeiro processo dessa fila irá utilizar esta impressora, a menos que exista algum processo que já esteja no sistema há mais do que dez minutos.


next up previous
Next: Especificações da implementação do Up: MAC 2301 Laboratório de Previous: Sistemas de multiprogramação
Alfredo Goldman 2002-04-11