Heurísticas??? (EP3)

Estou fazendo o EP3 de ProgLin mas não sei como desenvolver uma heurística para problemas gerais de programação inteira. Na aula do Carlinhos aprendemos algumas heurísticas simples para o problema de 1 mochila. O que fazer quando o problema é geral, envolve várias restrições, etc? Existe alguma heurística que utilize o próprio pacote que nós escolhemos ou teremos que desenvolver uma rotina totalmente à parte para isso? Alguém poderia dar uma luz nesse sentido?

Cabral.