Instituto de Matemática e
Estatística
Mestrado Profissional em Ensino de Matemática
(45135)
MPM5606 - Tópicos de História da
Matemática
Prof. Antonio Carlos Brolezzi http://www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137–A Tel
3091 6267
Objetivos
Apresentar uma visão panorâmica do desenvolvimento da
Matemática e permitir uma reflexão sobre as
relações entre a evolução dos conceitos da
Matemática elementar e a história da cultura, da ciência e
da humanidade como um todo.
Justificativas
O uso da história merece destaque como elemento pedagógico
importante no estudo de Matemática elementar. Isso justifica a oferta de
uma disciplina específica sobre o tema, especialmente voltada a garantir
a discussão e a propiciar a ampliação de conhecimentos
sobre a evolução, no tempo histórico, de conhecimentos
matemáticos importantes e situar o potencial didático desses
conhecimentos em sala de aula.
Mês |
Terça 08h00 |
Assunto |
Referências |
Alunos leitores |
AGO |
11 |
Apresentação do curso |
|
|
|
18 |
História da matemática
e atividades de investigação |
|
|
|
25 |
História da matemática e
educação matemática |
BROLEZZI, Antonio Carlos. A arte de contar:
uma introdução ao estudo do valor didático da
história da matemática. 1991. Dissertação
(Mestrado em Didática) - Faculdade de Educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. Disponível
em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-11122013-094441 |
Rodrigo |
SET |
01 |
História
da Matemática: espelho |
MOTTA, C. D. V.
B. História da Matemática na Educação
Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar, 2006. |
Daniel Izabela |
|
08 |
|
|
|
|
15 |
História da Matemática:
pintura |
|
Ana |
22 |
Relações entre
história e educação matemática |
MIGUEL, Antonio. História,
filosofia e sociologia da educação matemática na
formação do professor: um programa de pesquisa. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 31, n.
1, p. 137-152, mar. 2005 . Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000100010&lng=pt&nrm=iso>.
acessos em 09 ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000100010. Texto
sobre a Base Curricular Comum: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio |
Diogo Idailson |
|
29 |
Relações entre
história e educação matemática |
|
Pedro Diego |
|
OUT |
06 |
Palestra |
Usando História no ensino da matemática Profa.
Circe Mary Silva da Silva Dynnikov |
|
|
13 |
|
MOSTRA DO CAEM |
|
|
20 |
História das
funções |
SOUZA V. R. Funções no
Ensino Médio: História e Modelagem. São Paulo, SP:
PUCSP, 2011. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de
Pós Graduação em Educação Matemática
da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13836 |
Suemilton Wilian Rodrigo R. |
27 |
História da
educação matemática no Brasil: os engenheiros militares |
RIBEIRO, Dulcyene Maria. A
formação dos engenheiros militares:
Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no
século XVIII em Portugal e no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Educação)
- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo,
São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638 |
Wilton |
|
NOV |
03 |
Catenária na história do cálculo |
TALAVERA, Leda Maria Bastoni. Parábola e
catenária:
história e aplicações. 2008. Dissertação
(Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível
em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17062008-135338 |
Ricardo Ramon |
|
10 |
O conceito de
douta ignorância – diálogo entre Nicolau de Cusa e
Bachelard |
GUENDELMAN, Constanza Kaliks. O conceito de
douta ignorância de Nicolau de Cusa em uma perspectiva pedagógica.
2009. Dissertação (Mestrado em Educação) -
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo,
São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-142805 |
José Luis Ronaldo |
|
17 |
Ciência e religião |
BORGES, Marcos Francisco. Ciência e
religião:
reflexões sobre os livros de história da matemática e a
formação do professor. 2010. Tese (Doutorado em
Educação) - Faculdade de Educação, Universidade
de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042010-143528 |
Andréa |
24 |
|
Avaliação do curso |
|