https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/images/Logo_usp2.gif

 

Universidade de São Paulo

Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (45135)

MPM5606 - Tópicos de História da Matemática

Prof. Antonio Carlos Brolezzi http://www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137–A Tel 3091 6267

 

Objetivos
Apresentar uma visão panorâmica do desenvolvimento da Matemática e permitir uma reflexão sobre as relações entre a evolução dos conceitos da Matemática elementar e a história da cultura, da ciência e da humanidade como um todo.

Justificativas
O uso da história merece destaque como elemento pedagógico importante no estudo de Matemática elementar. Isso justifica a oferta de uma disciplina específica sobre o tema, especialmente voltada a garantir a discussão e a propiciar a ampliação de conhecimentos sobre a evolução, no tempo histórico, de conhecimentos matemáticos importantes e situar o potencial didático desses conhecimentos em sala de aula.

 

Mês

Terça

08h00

Assunto

Referências

Alunos leitores

AGO

11

Apresentação do curso

 

 

 

18

História da matemática e atividades de investigação

 

 

 

25

História da matemática e educação matemática

BROLEZZI, Antonio Carlos. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da história da matemática. 1991. Dissertação (Mestrado em Didática) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-11122013-094441

 

Rodrigo

SET

01

História da Matemática: espelho

MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar, 2006.

 

Dissertação

Daniel

Izabela

 

08

 

 

 

 

15

História da Matemática: pintura

 

Ana

22

Relações entre história e educação matemática

 

MIGUEL, Antonio. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. Educ. Pesqui.,  São Paulo ,  v. 31, n. 1, p. 137-152, mar.  2005 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000100010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  09  ago.  2015.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000100010.

 

Texto sobre a Base Curricular Comum:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio

 

 

Diogo

Idailson

 

29

Relações entre história e educação matemática

 

 

Pedro

Diego

OUT

06

Palestra

Usando História no ensino da matemática

 Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

 

 

13

 

MOSTRA DO CAEM

 

 

20

História das funções

SOUZA V. R. Funções no Ensino Médio: História e Modelagem. São Paulo, SP: PUCSP, 2011. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13836

 

Suemilton

Wilian

Rodrigo R.

27

História da educação matemática no Brasil: os engenheiros militares

RIBEIRO, Dulcyene Maria. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638

Wilton

NOV

03

Catenária na história do cálculo

TALAVERA, Leda Maria Bastoni. Parábola e catenária: história e aplicações. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17062008-135338

Ricardo

Ramon

 

10

O conceito de douta ignorância – diálogo entre Nicolau de Cusa e Bachelard

GUENDELMAN, Constanza Kaliks. O conceito de douta ignorância de Nicolau de Cusa em uma perspectiva pedagógica. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-142805

 

José Luis Ronaldo

 

17

Ciência e religião

BORGES, Marcos Francisco. Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042010-143528

Andréa

 

24

 

Avaliação do curso