Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: http://sistemas1.usp.br:8080/jupiterweb/images/Logo_usp2.gif Instituto de Matemática e Estatística

MAT412 - Análise de Textos Didáticos

2º Semestre de 2015 – Curso de Licenciatura em Matemática - Diurno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi

www.ime.usp.br/~brolezzi      brolezzi@ime.usp.br  Sala 137-A, 3091-6267

Turma:          2015242 Período:         03/08/2015 - 08/12/2015 Horário: ter  08h00  09h40  sex       10h00  11h40

Monitora: Amanda Oliveira Calazans amanda.calazans@usp.br Horário da monitoria: terça-feira, 13h30-14h30

 

 

Objetivos

Discutir o papel e o valor de um texto didático de Matemática no processo escolar de ensino/aprendizagem da disciplina. Estabelecer parâmetros para a avaliação de um texto didático. Fazer a análise crítica de literatura didática de nível básico, com primazia para textos nacionais, podendo incluir textos paradidáticos. Comparar livros didáticos de matemática elementar de diferentes épocas

 

Programa

Histórico dos currículos de Matemática para a Educação Básica no Brasil: concepções subjacentes e seus reflexos nos livros didáticos. As avaliações institucionais do livro didático no Brasil. Critérios de análise de textos didáticos para o ensino básico. Análise crítica de textos didáticos. O papel da mediação do professor na relação livro-aluno-conteúdo-aprendizagem. Enriquecimentos possíveis: palestras de especialistas ou autores de textos didáticos convidados; análise de textos paradidáticos; o uso da internet e de hipertextos no apoio à sala de aula

 

Organização das atividades avaliativas

 

Notas

 

Cronograma

 

Mês

Terça

08h00

Assunto

Sexta

10h00

Assunto

AGO

03

Apresentação do curso

Organização dos grupos e trabalhos

07

Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas. Daniel Romao da Silva

 

História do livro didático de matemática no Brasil- Páginas 38 a 48

 

11

Análise de livros antigos do ginásio e colégio de Cecil Thiré, Euclides Roxo e Mello e Souza

14

Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas. Daniel Romao da Silva

 

Página 96 a 112

 

Análise dos livros do Movimento da Matemática Moderna

 

18

Análise de livros do ensino médio

http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015

21

 

Conversa com o editor

Igor Marinho Guimarães da Nóbrega

Edição de livros didáticos: um “compartilhar” da matemática

 

25

Análise de livros do ensino médio

28

Conversa com autor Luiz Márcio P. Imenes

SET

01

Análise de livros do ensino médio

04

Análise de livros do ensino Guia do livro didático 2014 – PNLD – Ensino Fundamental – Anos Finais

http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/4661-guia-pnld-2014

 

08

Não há aula

11

Não há aula

 

15

Sobre livros didáticos: 4 pontos. Nilson José Machado.

 

18

Análise de livros do Ensino Fundamental – Anos Finais

Reportagem para discussão:

Diretor de escola de SC descarta 3 mil livros novos e 'doa' para catador

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/08/diretor-de-escola-de-sc-doa-3-mil-livros-novos-para-catador-de-lixo.html

22

Análise de livros do Ensino Fundamental – Anos Finais

25

Conversa com editor Roberto Henrique Lopes da Silva

Produção de conteúdos digitais

29

Análise de livros Ensino Fundamental – Anos iniciais

http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/3773-guia-pnld-2013-%E2%80%93-ensino-fundamental

02

Análise de livros Ensino Fundamental – Anos iniciais

OUT

06

Livro didático de matematica: concepção, seleção e possibilidades frente a descritores de analise e tendências em educação matemática. Jairo De Araujo Lopes

Páginas 61-69, 77-111

09

Análise de livros Ensino Fundamental – Anos iniciais

 

13

Mostra do CAEM

16

Mostra do CAEM

 

20

Conversa com autor Nílson José Machado

Nove quilos de reflexões sobre o livro didático

23

Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: Em foco o Programa Nacional do Livro Didático.

27

Análise de livros do EJA

http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5346-guia-pnld-eja-2014

 

30

Não há aula

NOV

03

Legibilidade visual e projeto gráfico na Análise de textos didáticos pelo PNLD. BOCCHINI, Maria Otilia (ECA-USP) Abrale

06

Análise de livros paradidáticos

 

10

O Livro Didático, o Mercado Editorial e os Sistemas de Ensino Apostilados. Tatiana Feitosa de Britto

A questão das apostilas em escolas públicas:

CQC - Proteste Já - Apostilas Erradas - 30/08/2010 parte 1

CQC - Proteste Já - Apostilas Erradas - 30/08/2010 parte 2

13

Conversa com a avaliadora Iole de Freitas Druck

 

17

Análise de sites didáticos

20

Não há aula

24

Palestra: A abordagem de equações nos primeiros anos do ensino fundamental em livros didáticos russos

Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

27

Apresentação dos textos didáticos

Grupo 1

Grupo 2

Grupo3

DEZ

01

Apresentação dos textos didáticos

Grupo 4

Grupo 5

Grupo 6

04

 

08

 

 

 

 

 

Atividades avaliativas: N1=Participação nas leituras e filmes, N2=Atividades de avaliação de livros, N3=Produção de texto didático. M=( N1+ N2+ N3)/3