Instituto de Matemática e Estatística
MAT412 - Análise de Textos
Didáticos
2º Semestre de 2015 – Curso de Licenciatura em
Matemática - Diurno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi
www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137-A, 3091-6267
Turma: 2015242
Período: 03/08/2015
- 08/12/2015 Horário:
ter 08h00 09h40 sex 10h00 11h40
Monitora: Amanda Oliveira Calazans amanda.calazans@usp.br Horário
da monitoria: terça-feira, 13h30-14h30
Objetivos
Discutir o papel e o valor de
um texto didático de Matemática no processo escolar de
ensino/aprendizagem da disciplina. Estabelecer parâmetros para a
avaliação de um texto didático. Fazer a análise
crítica de literatura didática de nível básico, com
primazia para textos nacionais, podendo incluir textos paradidáticos.
Comparar livros didáticos de matemática elementar de diferentes
épocas
Programa
Histórico dos
currículos de Matemática para a Educação
Básica no Brasil: concepções subjacentes e seus reflexos
nos livros didáticos. As avaliações institucionais do
livro didático no Brasil. Critérios de análise de textos
didáticos para o ensino básico. Análise crítica de
textos didáticos. O papel da mediação do professor na
relação livro-aluno-conteúdo-aprendizagem. Enriquecimentos
possíveis: palestras de especialistas ou autores de textos
didáticos convidados; análise de textos paradidáticos; o
uso da internet e de hipertextos no apoio à sala de aula
Organização das atividades avaliativas
Cronograma
Mês |
Terça 08h00 |
Assunto |
Sexta 10h00 |
Assunto |
AGO |
03 |
Apresentação
do curso Organização
dos grupos e trabalhos |
07 |
Livro
didático de matemática: lugar histórico e perspectivas.
Daniel Romao da Silva História
do livro didático de matemática no Brasil- Páginas 38 a
48 |
|
11 |
Análise
de livros antigos do ginásio e colégio de Cecil Thiré,
Euclides Roxo e Mello e Souza |
14 |
Livro
didático de matemática: lugar histórico e perspectivas.
Daniel Romao da Silva Página
96 a 112 Análise
dos livros do Movimento da Matemática Moderna |
|
18 |
Análise
de livros do ensino médio http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015 |
21 |
Conversa
com o editor Igor Marinho
Guimarães da Nóbrega |
|
25 |
Análise
de livros do ensino médio |
28 |
Conversa
com autor Luiz
Márcio P. Imenes |
SET |
01 |
Análise
de livros do ensino médio |
04 |
Análise
de livros do ensino Guia do livro didático 2014 – PNLD – Ensino
Fundamental – Anos Finais http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/4661-guia-pnld-2014 |
|
08 |
Não
há aula |
11 |
Não
há aula |
|
15 |
Sobre
livros didáticos: 4 pontos. Nilson José Machado. |
18 |
Análise
de livros do Ensino Fundamental – Anos Finais Reportagem
para discussão: Diretor de escola de SC descarta 3
mil livros novos e 'doa' para catador |
22 |
Análise
de livros do Ensino Fundamental – Anos Finais |
25 |
Conversa com editor Roberto Henrique
Lopes da Silva Produção
de conteúdos digitais |
|
29 |
Análise
de livros Ensino Fundamental – Anos iniciais |
02 |
Análise
de livros Ensino Fundamental – Anos iniciais |
|
OUT |
06 |
Páginas
61-69, 77-111 |
09 |
Análise
de livros Ensino Fundamental – Anos iniciais |
|
13 |
Mostra
do CAEM |
16 |
Mostra
do CAEM |
|
20 |
Conversa com autor Nílson
José Machado Nove quilos de reflexões sobre
o livro didático |
23 |
Notas
para discussão quanto à implementação de
programas de governo: Em foco o Programa Nacional do Livro Didático. |
27 |
Análise
de livros do EJA http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5346-guia-pnld-eja-2014 |
30 |
Não
há aula |
|
NOV |
03 |
Legibilidade
visual e projeto gráfico na Análise de textos didáticos
pelo PNLD. BOCCHINI,
Maria Otilia (ECA-USP) Abrale |
06 |
Análise
de livros paradidáticos |
|
10 |
O
Livro Didático, o Mercado Editorial e os Sistemas de Ensino
Apostilados. Tatiana Feitosa de Britto A questão das apostilas em escolas
públicas: CQC - Proteste Já -
Apostilas Erradas - 30/08/2010 parte 1
|
13 |
Conversa com a avaliadora Iole de Freitas Druck |
|
17 |
Análise
de sites didáticos |
20 |
Não
há aula |
24 |
Palestra: A abordagem de
equações nos primeiros anos do ensino fundamental em livros
didáticos russos Circe Mary Silva da Silva
Dynnikov |
27 |
Apresentação dos textos
didáticos Grupo 1 Grupo 2 Grupo3 |
|
DEZ |
01 |
Apresentação dos textos
didáticos Grupo 4 Grupo 5 Grupo 6 |
04 |
|
|
08 |
|
|
Atividades avaliativas: N1=Participação
nas leituras e filmes, N2=Atividades
de avaliação de livros, N3=Produção
de texto didático. M=( N1+ N2+ N3)/3