Texto disponibilizado para palestra de terça-feira:

Algumas razões pelas quais adotamos a História Oral como metodologia de pesquisa em Educação Matemática - Cristina Dalva Van Berghem Motta

 

Orientações concluídas

 

Dissertação de mestrado

 

1.    Sonia Maria Pereira Vidigal. Formação da Personalidade Ética: as contribuições de Kohlberg e van Hiele. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2.    Luiz Gonçalves Filho. Modelagem matemática e ensino de funções do 1º Grau. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

3.    Marcelo Balduino Silva. Secções cônicas: atividades com geometria dinâmica com base no currículo do Estado de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

4.    Valdirene Rosa. Funções no ensino médio: história e modelagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

5.    Wadames Procópio. O currículo de matemática do Estado de São Paulo: sugestões de atividades com o uso do Geogebra. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

6.    Marcelo Boaventura. Diálogos e possibilidades entre o Movimento Bauhaus, a Etnomatemática e a Educação Matemática Realística. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

7.    WAGNER PULIDO RODRIGUES. Uma Abordagem Conceitual de Volumes No Ensino Médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

8.    João Fabio Porto. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

9.    Marcos José Traldi. Modelagem Matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

10. Leda Maria Bastoni Talavera. A parábola e a catenária: história e aplicações. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

11. Susane Fernandes de Abreu Teixeira. Uma reflexão sobre a ambiguidade dos jogos na educação matemática. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

12. Constanza Kaliks Guendelman. Nicolas de Cusa e a Educação. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

13. Ernani Nagy de Moraes. O professor de matemática e o constante formar-se: refletindo sobre atividades dentro e fora da escola. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

14. Cristina Dalva Van Berghem Motta. História da matemática na educação matemática: espelho ou pintura?. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

15. Walter Spinelli. Aprendizagem matemática em contextos significativos: objetos virtuais e percursos temáticos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

16. Maria Aparecida de Aquino. A Geometria Descritiva da UFOP: uma proposta para o aperfeiçoamento da metodologia. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Pedagogia Profissional) - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

17. Gilvânia Cristina Alves Vianello. Estratégia Metodológica, fundamentada na Pedagogia de Projetos para a disciplina Desenho e Projeto Arquitetônico do Curso de Edificações. 2002. Dissertação - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

18. Maria da Glória Santos Laia. Estratégia Metodológicaa para o Ensino de Desenho Técnico : Aprendizaagem Acelerativa no Desenvolvimento da Visão Espacial. 2002. Dissertação - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Professional, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

 

Tese de doutorado

 

1.    Irene Coelho de Araujo. Joaquim Gomes de Souza (1829-1864): a construção de uma imagem de Souzinha. 2012. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Apoio Estado do Mato Grosso do Sul. Co-Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2.    Cristina Dalva Van Berghem Motta. Um retrato de aprendizagem em educação matemática: professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de inovação curricular. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

3.    Marcos Francisco Borges. Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor. 2010. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

4.    Dulcyene Maria Ribeiro. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino na Engenharia Militar no século XVIII em Portugal e no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.