Instituto de Matemática e Estatística
2012 – Prof. Antonio Carlos Brolezzi
www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137-A, 3091-6267
Código
da Turma: |
2012142 (Disciplina Anual) |
Início: |
27/02/2012 |
Fim: |
08/12/2012 |
Horário |
|
|
sex |
13:20 |
15:00 |
EMENTA GRUPOS NOTAS PROGRAMAÇÃO ARQUIVOS
Objetivos
Promover a elaboragco de projetos ou sequjncias didaticas para serem aplicadas em salas de aula do Ensino Basico, juntamente com os professores regentes das classes envolvidas nos estagios. Realizar, com base nos projetos elaborados, a supervisco de 100 horas de estagio para cada aluno, envolvendo os professores responsaveis pelas classes de EB na avaliagco e discussco dos estagios.
Programa
A idiia do projeto e a sala de aula como espago de investigagco; o uso de projetos no ensino de Matematica. Teorias de conhecimento. Questues da didatica da matematica: transposigco didatica; contrato didatico; obstaculos epistemolsgicos; discussco de erros; aprendizagem significativa. Elaboragco de projetos ou sequjncia didatica sobre temas de Matematica do Ensino Basico. Aplicagco supervisionada dos mesmos em classes de professores participantes do programa de estagios do CAEM. Discussco e avaliagco coletiva dos resultados.
Bibliografia
Machado, N.J. "Educagco: Projetos e Valoes", colegco Ensaios Trnasversais, Ed. Escrituras, SP, 2004. Perrenoud, P. "Construir as Competjncias desde a Escola", Artmed Editora, 1999. Abrantes, P. "Matematica, realidade e trabalho de projeto na escola secundaria", in Educagco e Matematica, APM, Lisboa, 1989. D'Amore, B. "Epistemologia e didatica de matematica, colegco ensaios transversais, Ed. Culturas, SP, 2005. Brosseau, G. "Los diferentes roles del maestro", in Parra, C. e Saiz I. (org) Didatica de Matematica: Aportes y reflexiomas, Paides, 1994. Zabala A. (org) "Como trabalhar os contezdos procedimentais em aula", Artmed, Porto ALegre, 1999. Bicudo, M.A.V. (org) "Pesquisa em educagco matematica: concepgues & perspectivas, Ed. UNESP, SP, 1999. Abrantes, et alli (org) "Investigagues matematicas na aula e no currmculo", APM, Lisboa, 1999.