Instituto
de Matemática e Estatística
MAT0412 - Análise de Textos
Didáticos
2º Semestre de
2011 – Diurno – Prof. Antonio
Carlos Brolezzi
www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala
137-A, 3091-6267
Turma: 2011242 Período: 01/08/2011 - 07/12/2011 Horário: seg 08:00-09:40 sex 10:00-11:40
Página da disciplina
Programação
Trabalhos
Notas
Objetivos
Discutir o papel e o valor de um texto didático de Matemática no processo escolar de ensino/aprendizagem da disciplina. Estabelecer parâmetros para a avaliação de um texto didático. Fazer a análise crítica de literatura didática de nível básico, com primazia para textos nacionais, podendo incluir textos para-didáticos. Comparar livros didáticos de matemática elementar de diferentes épocas
Programa
Histórico dos
currículos de Matemática para a Educação
Básica no Brasil: concepções subjacentes e seus reflexos
nos livros didáticos. As avaliações institucionais do
livro didático no Brasil. Critérios de análise de textos
didáticos para o ensino básico. Análise crítica de
textos didáticos. O papel da mediação do professor na
relação livro-aluno-conteúdo-aprendizagem.
Enriquecimentos possíveis: palestras de
especialistas ou autores de textos didáticos convidados; análise
de textos para-didáticos; o uso da internet e de hiper-textos
no apoio à sala de aula
Avaliação
M=(NP+NS+NT)/3
M=Média
NP=Nota de
participação
NS=Nota de seminário
NT=Nota de trabalho
Bibliografia
CENP, São Paulo:
Proposta curricular para o 1o grau, 1992, Experiências
Matemáticas, 1996, Proposta curricular para o 2o grau, 1992;
Freitas, B., et al. O livro
didático em questão, 3a ed., S. Paulo, Ed. Cortez, 1997;
Kline, M., O fracasso da
Matemática Moderna, Ed. Ibrasa 1976;
Lima, E.L., Exame de Textos,
Rio de Janeiro, SBM-VITAE, IMPA, 2002;
MEC, Brasília: Guias
do PNLD, 1999, 2002, 2005, 2008, Catálogo do PNLEM, 2006, PCN de 5a a 8a
do Ensino Fundamental, 1997, PCN+, 2002 e PCN do ensino médio, 1999;
Miorin, M.A., Introdução à História da
Educação
Matemática, 1998;
Abrantes, P. (org.), A
Matemática na Educação Básica em Portugal. 1999;
Valente, W.R. (org.), A Matemática do Ginásio: Livros didáticos e as Reformas Campos e Capanema, CD-ROM, FAPESP, 2005.