CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Calendário de Oficinas, Palestras e Minicursos

Nesta página você encontrará a agenda de oficinas, palestras e minicursos programada para o 1º semestre de 2024.

Algumas atividades serão realizadas de forma virtual.

1º semestre de 2024

Oficina 1 - Atividade presencial

Como avaliar argumentações matemáticas apresentadas por alunos do Ensino Médio.

Data: 20 de abril

Horário: das 09h às 12h

Investimento: atividade gratuita

Local: IME-USP - sala 165B

Inscrições: Formulário de inscrição

Barbara Amaral (MPEM-IME-USP)


Resumo: pretendemos discutir maneiras mais coerentes de corrigir e avaliar resoluções matemáticas apresentadas por alunos do Ensino Médio, de acordo com o nível de argumentação adequado ao contexto escolar, explorando materiais produzido pelos próprios alunos.

Duração: 03 horas

Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Médio.

Oficina 2 - Atividade presencial

A quadratura da parábola

Datas: dois sábados ainda a definir

Horário: das 09h às 12h

Investimento: R$50; R$25 para professores da rede pública

Local: IME-USP - sala 165B

Inscrições: Formulário de inscrição

Resumo: Os matemáticos gregos foram fundamentais para o desenvolvimento da Geometria. Uma importante obra da época foi o Elementos de Euclides, que reúne quase todo o conhecimento matemático daquele tempo, com o objetivo de apresentá-los de forma rigorosamente fundamentada.

Havia a preocupação com cálculos de áreas de figuras geométricas básicas, principalmente as cônicas, devido a suas propriedades. Na época, encontrar o valor de áreas era conhecido como o método de “quadratura”, que consistia em construir com régua não graduada e um compasso um quadrado com a mesma área da região estudada.

Um método para a quadratura da parábola foi proposto por Arquimedes de Siracusa (287-212 a.C.). Nesta oficina vamos apresentar uma forma de cálculo da área de um “segmento parabólico”, isto é, a área da região delimitada pelo arco de uma parábola e o segmento que une as extremidades do arco, baseado na proposta de Arquimedes. A ideia é utilizar conceitos básicos de geometria analítica, o que permite apresentar esse método para que alunos que possuam tais pré-requisitos.

Duração: 06 horas.

Público-alvo: Professores que lecionam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.

Oficina 3 - Atividade presencial

Estatística e o uso de dados sociais em sala de aula

Data: 27 de abril (sábado)

Horário: das 08h30 às 12h30

Investimento: atividade gratuita

Local: IME USP - sala 165B

Inscrições: Formulário de inscrição

Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME-USP)

Amanda de Souza Santos (aluna do IME-USP)

Bruno Kleine Mollica (aluno do IME-USP)


Resumo:A oficina objetiva auxiliar os professores de matemática do Ensino Médio nas aulas sobre tópicos de estatística. Após uma breve revisão dos conceitos básicos, os participantes vão desenvolver atividades práticas de estatística usando algumas bases de dados sociais. Faremos, também, a apresentação do portal AtivEstat – Atividades de Estatística (www.ime.usp.br/ativestat), que contém inúmeras atividades que ilustram conceitos estatísticos.

Duração: 04 horas

Público-alvo: Professores de Matemática no Ensino Médio.

Palestra e bate-papo - Atividade remota

Atividades de prevenção às drogas nas aulas de Matemática

Data: 12 de abril (sexta-feira)

Horário: das 16h30 às 18h

Investimento: atividade gratuita

Local: canal do CAEM no Youtube

Inscrições: evento aberto

Obs.: Será disponibilizado certificado de participação

Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação da FEUSP)


Resumo: A Escola de Aplicação da FEUSP tem um programa de prevenção às drogas. Formado por professores(as) de diversas disciplinas, o EAPREVE promove atividades, disciplinares ou não, nas quais alunos e alunas têm a oportunidade de refletir sobre diversas questões referentes ao uso de drogas. Neste encontro serão apresentados conceitos referentes às drogas e ao trabalho de prevenção. E, também, conversaremos sobre possíveis atividades a serem desenvolvidas no 2º ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, principalmente relacionadas à Matemática.

Duração: 01h30

Público-alvo: professores do 2º ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, bem como coordenadores pedagógicos, diretores de unidades, dentre outros.

Oficina 4 - Atividade remota

Octostudio: programação de computadores para o Ensino Fundamental

Datas: 23 e 30 de abril e 07 de maio (terças-feiras)

Horário: das 18h20 às 20h

Investimento: R$50; R$25 para professores da rede pública.

Local: sala no Google Meet

Inscrições: Formulário de inscrição

Prof. Leonardo Barichello (Escola de Aplicação da FEUSP)


Resumo: O objetivo desta oficina é apresentar as características gerais do aplicativo Octostudio, que foi criado para introduzir programação de computadores em dispositivos mobile para estudantes de todas as idades. Além de conhecerem e desenvolverem um projeto simples no aplicativo, os participantes conhecerão o relato de uma experiência com esse aplicativo realizada na Escola de Aplicação da FEUSP pelo ministrante da oficina com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Duração: 05 horas

Público-alvo: Professores de toda a Educação Básica.

Oficina 5 - Atividade híbrida

Operações com números racionais escritos na forma de fração por meio de aplicativos.

Obs: você poderá participar presencial ou remotamente. Indique no momento da inscrição.

Data: 22 de março (sexta-feira)

Horário: das 14h às 17h

Investimento: R$50; R$25 para professores da rede pública.

Local: IME-USP - sala 165B, para público presencial; ou sala no Google Meet, para público remoto.

Inscrições: Formulário de inscrição

Resumo: Apresentar os números racionais escritos na forma de fração a partir dos invariantes apontados por Vergnaud: ordem e equivalência. Fazer operações com as frações por meio de aplicativos: do portal da OBMEP, Mathigon e Geogebra. Utilizar estas ideias em situações problemas de investigação.

Duração: 03 horas

Público-alvo: Professores dos anos finais do Ensino Fundamental.

Minicurso 1 - Atividade híbrida

Mapeando o Censo IBGE: uma Jornada pelos Números do Brasil

Obs: alguns encontros serão presenciais e outros serão remotos.

Cronograma

Encontros presenciais: 15 e 22 de maio, 05 e 19 de junho

Encontros remotos: 29/05 e 12/06

Horário: das 19h às 21h

Local: IME-USP - sala 11 - CEC, para público presencial; ou sala no Google Meet, para público remoto.

Inscrições: Formulário de inscrição

Resumo: A partir da visualização de dados georreferenciados, os estudantes serão desafiados a analisar um conjunto de variáveis escolhidas (de acordo com seu interesse) do Censo 2022 (ou 2010), de uma cidade específica. A intenção é suscitar o debate entre os estudantes acerca da situação socioeconômica local.

Duração: 12 horas

Público-alvo: Professores atuantes na Educação Básica; estudantes de ciências humanas da USP (ou de outras instituições) que tiveram “noções de estatística” ou disciplina introdutória similar; demais interessados.

Oficina 6 - Atividade híbrida

Geometria no logo, logotipo e logomarca.

Obs: você poderá participar presencial ou remotamente. Indique no momento da inscrição.

Data: 25 de maio (sábado)

Horário: das 09h às 12h

Investimento: R$50; R$25 para professores da rede pública.

Local: IME-USP - sala 165B, para público presencial; ou sala no Google Meet, para público remoto.

Inscrições: Formulário de inscrição

Resumo: Discutir o significado de logo, logotipo e logomarca. Apresentar logos comuns encontrados na mídia. Investigar a geometria presente nestes logos. Utilizar régua e compasso para traçar logos simples existentes na mídia. Propor a criação de logo utilizando as ideias da Geometria.

Duração: 03 horas

Público-alvo: Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Não deixe de acompanhar!