Lista de trabalhos a serem entregues
Nesta página estarão listados os trabalhos a serem entregues, com respectivas
datas, por turmas.
Tarefa |
Comentários |
Semana 1:
Relatório do grupo que realizou a atividade de
"ordenação"
Entregar: listagem impressa + folha da atividade em sala
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Clique aqui para dicas sobre formato do relatório
Turma 42 |
Turma 47 |
Turma 48 |
22/03 |
22/03 |
22/03 |
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Semana 3:
Relatório de sala de aula da atividade como construir a figura?
Entregar: folha da atividade em sala
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Semana 4:
Artigo sobre atividade em sala: como construir a parábola, elipse e hipérbole?
Entregar: folha da atividade em sala + texto digitado explicando as construções
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Data de entrega: 05/04 em sala de aula
Escrever na forma de uma artigo, com Resumo, Introdução e uma seção para
cada cônica.
As seções das cônicas devem conter: descrição da construção com auxílio de
figura; justificativa de validade da construção (prova de que são de fato parábola, elipse e
hipérbole).
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Semana 7:
Relatório/artigo sobre atividade em sala: como multiplicar 2
segmentos, duas retas, três reta...?
Entregar: folha da atividade em sala + texto digitado explicando as construções
(como construir e porque a construção é válida)
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Data de entrega: 19/04 em sala de aula
Escrever na forma de uma artigo, com Resumo, Introdução e uma seção para
cada multiplicação (3).
As seções das cônicas devem conter: descrição da construção com auxílio de
figura; justificativa de validade da construção (prova de que a
construção é correta).
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Semana 11:
Artigo sobre mosaicos: mosaicos uniformes e semi-regulares
Entregar: texto digitado e arquivos com mosaicos semi-regulares conseguidos
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Data de entrega: 17/05 em sala de aula
Escrever na forma de uma artigo, com
- Resumo: resumir o trabalho (deve ser claro e conciso)
- Introdução: explicar o que é mosaico, usos históricos etc... (citar referências)
- Mosaicos uniformes: o que é, quais são (e porque só alguns polígonos ladrilham - prova)
- Mosaicos semi-regulares: o que é, exemplos de alguns e alguns que não são, encontrar ao menos
três tipos diferentes de mosaicos semi-regulares
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Semana 12:
Apostila sobre isometrias: rotação, translação e reflexão no Scilab
Entregar: texto digitado e arquivos com os exemplos das 3 isometrias usados na apostila
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Data de entrega: 21/06 em sala de aula
Escrever na forma de uma apostila dirigida aos professores do ensino médio, com
- Resumo: resumir o trabalho (deve ser claro e conciso)
- Introdução: explicar o que são "rotação", "translação" e "reflexão" e mostrar que
são isometrias (preservam distância)
- Translação: o que é; quais são suas propriedades; como é na prática,
exemplos no Scilab.
- Rotação: o que é; quais são suas propriedades; no plano, qual a matriz de rotação (e porque);
rotação centrada na origem; rotação centrada em qualquer ponto
(é uma composta de translação, rotação no zero e translaçào)
exemplos no Scilab.
- Reflexão: o que é; quais são suas propriedades; no plano, qual a forma matemática e sua
implementação no Scilab; exemplos no Scilab.
- Bibliografia: (não é necessário consulta de textos para desenvolver este trabalho, mas
se usar algum é OBRIGATÓRIO citá-lo)
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Semana 15:
Apostila sobre fractais: uso de algoritmos geométricos para construir fractais
Entregar: texto digitado e arquivos com os exemplos de fractais e sequências/séries usados na apostila
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Data de entrega: 28/06 em sala de aula
Escrever na forma de uma apostila dirigida aos professores do ensino médio, com
- Resumo: resumir o trabalho (deve ser claro e conciso)
- Introdução: explicar resumidamente o que é Geometria Dinâmica, como é possível fazer uma
macro/script, mostrar as formas de fractais e como podem ser obtidos por recorrência;
falar dos usos didáticos, em particular, da possibilidade de explorar sequências
e séries; comentar que vai usar os programas GSP (ou iGeom) e Scilab, mas que suporá
que o prof. já os tenha introduzido.
- (Outras possíveis seções)
O restante do texto pode ser quebrado em seções de acordo com a estrutura que desejam adotar.
Algumas possibilidades seriam: O que é fractal, Como é um algoritmo geométrico,
O que é sequência/série, Atividade 1,..., Atividade k,
O fractal Sierpinski,
O fractal Curva de Kock, ... Conclusões, Bibliografia,
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