Aulas |
Tópicos/comentários |
|
|
|
SEMANA 1 27/02-01/03 |
- Apresentação da Disciplina
- Como ensinar Matemática: tradicional x "aluno descobrindo"
- Como o Computador pode ajudar
- Ver, ouvir e fazer
- Estrutura da Matemática
- Linguagem Matemática: qualquer a em A, então a em B
- Postulados ou axiomas; Conjecturas; Contra-exemplos; Provas; Teoremas
- Papel do Algoritmo na Matemática
- O que é algoritmo: exemplo da soma, multiplicação...
- Construções Geométricas como Algoritmos
- Atividade da Ordenação
|
|
|
SEMANA 2 06/03-08/03 |
- Introdução ao microcomputador, conceito de estrutura de arquivos...
- Introdução à Geometria Dinâmica (GD), com GSP
- Desafios iniciais de GD
|
|
|
SEMANA 3 13/03-15/03 |
- Atividade de construção geométrica como construir a figura?
- Outras construções usando GD
|
|
|
SEMANA 4 20/03-22/03 |
- Atividade de construção de cônicas: será cobrado um artigo
- Parábola, elipse e hipérbole
- Data de entrega: 05/04 em sala de aula
- Formato:
- títulos de seções: fonte tamanho 14
- parágrafos do texto:
fonte tamanho 12, margens de 1,5 cm, espaçamento simples e parágrafos justificados
|
|
|
SEMANA 5 03/04-05/04 |
- Observações sobre circunferências e triângulos retângulos
- Entrega do relatório sobre cônicas (em 05/04)
- Como obter uma representação geométrica para os gráficos
- (x,seno(x)) ?
- (x,cosseno(x)) ?
- (x,tangente(x)) ?
|
|
|
SEMANA 6 10/04-12/04 |
- Cônicas construidas "geometricamente":
- 1. parábola
- 2. elipse
- 3. hipérbole
- "Multiplicação geométrica": entregar
relatório da atividade
(semana seguinte)
- 1. "segmento x segmento"
- 2. "reta x reta"
- 3. "reta x reta x reta"
|
|
|
SEMANA 7 17/04-19/04 |
- Problemas de distâncias mínimas
- 1. A e B num semi-espaço definido por reta r:
min { d(A,C)+d(C,B): C em r}
2. A e B semi-espaços diferentes def. por retas r e s //s:
min { d(A,C1)+d(r,s)+d(C2,B): C1 em r, C2 em s,
C1C2 perp. r e s}
3. A, B e C:
min { d(A,P)+d(B,P)+d(C,P): P no triâng. ABC}
|
|
|
SEMANA 8 24/04-26/04 |
- Relação áurea: como obter geométricamente; pentágono
- Mosaicos
- uniformes (com polígonos regulares)
- lado-a-lado
- semi-regulares (com 1 ou mais polígono regular; lado-a-lado; mesma sequência de vizinhos
- Trabalho: mosaicos uniformes e semi-regulares
- Data: 10/05
- Entregar: versão impressa e arquivo com mosaicos semi-regulares construidos
- Mais detalhes de como escrever, veja
aqui
|
|
|
SEMANA 9 x-03/05 |
- Mosaicos: construindo mosaicos via translações, reflexões e rotações
|
|
|
SEMANA 10 08/05-10/05 |
- Avaliação "on-line": saber
- criar diretório; gravar arquivo em diretórios e disquetes; mover etc
- GSP: gravar construções em diretórios específicos e disquetes; idem para scripts
(atenção para como mudar de diretório na tela do GSP para gravar!!)
|
|
|
SEMANA 11 15/05-17/05 |
- Scilab
- como usar o programa, consultando o "help",...
- como usar o "plot2d", desenhando polígonos
- exemplos em graficos2.sce
e graficos4.sce
- Entrega artigo sobre mosaicos: veja em
tarefas
|
|
|
SEMANA 12 22/05-24/05 |
- Scilab
- trabalho com matrizes
- rotacionar
um polígono centrado na origem
- exemplo da rotação
completo, com comentários
- Apostila para entregar: em 21/06
isometrias
|
|
|
SEMANA 13 29/05- |
- Scilab
- translações e rotações fora da origem (no Scilab)
- exemplos
|
|
|
SEMANA 14 05/06-07/06 |
- Scilab
- ainda rotações e translações
- exemplos de sequências e séries (comando sum no Scilab)
|
|
|
SEMANA 15 12/06-14/06 |
- GSP (iGeom) e Scilab
- macros/scripts recorrêntes
- como construir no GSP (ou iGeom)
- uso didático: sequências e séries
- Fractais geométricos
- exemplo "Quadri-círculo", Sierpinski, Kock,
- somas e sequências associadas (p.g.s) no Scilab
- Apostila para entregar: em 28/06
Fractais
|