[Prévia cron] [Próxima Cron] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto] [Índice de autor]

Re: Resumo da palestra do Lessig feita em[ISO-8859-1] So Paulo,em 07nov00

 Ola novamente,

 bom, com base nos exemplos que voce citou

> Por exemplo: uma empresa cria um processador de textos que se torna um
> padro muito utilizado no mundo todo. Essa empresa quer o direito de
> exclusividade em relao  comercializao de softwares que suportem o
> formato de arquivo por ela criado, e tentar obt-lo atravs de uma lei
> que proba o desenvolvimento de softwares alternativos que suportem
> aquele formato.
> A regulamentao oposta a essa, que garantiria a qualquer um o direito de
> clonar aquelas ferramentas, e que teria o efeito prtico de tornar aquele
> [...]

 Eh justamente esse o ponto. A regulamentacao nao vai incentivar o
 desenvolvimento. Vai apenas garantir a propriedade publica.
 Bem de perto, notamos a diferenca.

 Com relacao ao segundo exemplo que diz da falta de padronizacao de
 recursos como a Web tenho a dizer que padroes proprietarios foram durante
 as duas ultimas decadas uma estrategia comercial dos produtores de
 tecnologia.
 Concordo plenamente com o ponto levantado e que diz que o direito a
 inovacao tem contrapartida na inclusao dos demais a essa inovacao.

 Mas, segue um pequeno comentario, nao discordando dessa ideia, mas sim,
 apontando um novo angulo de visao.

 "Vamos supor que uma empresa se proponha a construir uma nova rede mundial
 de computadores diferente da atual Internet. Um novo padrao de computacao
 eh proposto por essa empresa em contrapartida `a computacao de pacotes,
 etc. Tal empresa anuncia que a transmissao de dados de sua nova rede sera
 via Satelite e que isso garantira maior confiabilidade e desempenho na
 transmissao de dados. Ainda, tal rede, atendera', nos planos da empresa,
 todas as residencias do planeta. E que o dono dessa empresa so vai se
 sentir satisfeito quando existir um computador conectado a essa rede em
 cada residencia desse planeta."

 Voce diria que essa inovacao seria adotada pelos usuario da Internet???
 Ou seja, sera que essa rede se transformaria em algo basico e
 nao-criativo para as pessoas?

 A resposta eh nao, uma vez que tal proposta ja foi feita pela Microsoft
 quando da primeira vez anunciaram a MSNet que hoje nao passa de um
 portal.

 Onde fica o limite entre a inovacao e o compromisso com o regulamentado?
 Se existe uma regra pra dizer como deve ser feito, entao, o que surgiu
 debaixo disso nao eh inovacao uma vez que ja foi condicionado pela regra.
 Com regras tudo se torna deterministico, ou seja, sabemos onde vai
 parar.

 Entao, com relacao a regulamentacao, estou mais inclinado a acreditar
 que a causalidade entre regras e desenvolvimento + propriedade publica
 nao eh explicita o suficiente e pode conduzir a repressao.

 abraco,

 Jorge