UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
UMA CRÍTICA AOS FUNDAMENTOS DO ENSINO 
AUTORITÁRIO E REPRODUTIVO DA MATEMÁTICA
Autor: ANDRÉ LUÍS MATTEDI DIAS
Dissertação apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação à Universidade Federal da Bahia, sob orientação do professor Luís Felippe Perret Serpa 
Salvador - Bahia  - Fevereiro - 1994 
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RESUMO: O ensino da matemática não contribui para que o educando questione as relações sociais e a estrutura de significados historicamente existentes, quando polariza na reprodução da atividade matemática tecnicista, através de um processo autoritário que deforma a práxis pedagógica marginalizando professor e aluno. Nesse processo, as possibilidades de atividade crítica ficam limitadas pelas abordagens internalistas - ou externalistas - dominantes, que são insuficientes para definir significados históricos-sociais para os desenvolvimentos autônomos da matemática.
Fundamentados numa proposta histórica-epistemológica alternativa, discutimos o processo histórico de gênese e de desenvolvimento da matemática moderna na sua relação com o modo de produção de conhecimento instituído na Modernidade. Enfocamos o processo de cruzamento da matemática grega com as matemáticas orientais, que produziu um fazer matemático rico na apresentação de novos resultados e na reapresentação de outros já conhecidos, resignificados pelos referenciais da civilização moderna.
Discutimos historicamente o ensino da matemática, tomando como referências a especificidade da educação contemporânea e a transição epistemológica pela qual a matemática passou no século XIX, quando o modelo formal, abstrato e algébrico estabeleceu as bases para a produção tecnicista da matemática.
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